Política
Ex-vice-prefeito de Canoas Jurandir Maciel assume vaga na Câmara após Justiça cassar mandato de Dr. Laércio

A Justiça Eleitoral julgou parcialmente procedente o pedido do Partido Trabalhista Brasileiro de Canoas e decretou a perda do mandato eletivo do vereador Dr. Laércio, que trocou o PTB pelo Podemos. Pela decisão, a vaga passa a ser ocupada pelo primeiro suplente do PTB, Jurandir Maciel.
Votação no TRE
O desembargador eleitoral Luís Alberto D’Azevedo Aurvalle, relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), defendeu a cassação do mandato de Laércio, alegando a falta de justa causa em sua desfiliação.
Durante o processo, a defesa do vereador apresentou uma carta de anuência assinada por Graciela Nienov, ex-presidente do PTB e filha de Roberto Jefferson, afirmando que ela o liberava de seu compromisso de fidelidade.
No entanto, a carta foi considerada inválida, uma vez que o presidente de um partido não possui legitimidade para conceder a liberação de um filiado, sendo essa função exclusiva do diretório do partido. O voto do relator foi acompanhado por seis dos sete desembargadores.
Na sessão de quinta-feira, 29, Jurandir Maciel, prestou o juramento na tribuna.
Jurandir Maciel
Jurandir já exerceu o cargo de vereador, foi vice-prefeito de Canoas durante a gestão de Marcos Ronchetti e deputado estadual. Embora tenha se filiado ao União Brasil durante o racha provocado por Roberto Jefferson com o então vice-governador Ranolfo Vieira Jr., consta que ele retornou ao PTB em março deste ano, o que impede o partido de retirá-lo da posição de suplente.
Dr. Laercio se pronuncia
Na quarta-feira, 28, em uma rede social, Dr. Laercio se manifestou sobre a decisão do TRE contrária ao segmento do seu mandato como vereador de Canoas, por interpretação de infidelidade partidária.
“Temos a convicção de que reverteremos o parecer diante das provas reais constantes no processo. Minha desfiliação ao PTB e o ingresso ao Podemos para disputa a deputado estadual em 2022 foi um movimento legal. Aliás, com a chancela do próprio TER, após o despacho de uma liminar em concordância com a atitude, em plena transparência”, escreveu o político.
Política
Comissão da Assembleia recebe denúncias sobre tarifas e falhas nos serviços da Aegea/Corsan

A Comissão Especial de Fiscalização da Aegea/Corsan, presidida pela deputada estadual Stela Farias, realizou na segunda-feira, 15, uma audiência pública para discutir a prestação dos serviços de abastecimento de água e saneamento em municípios atendidos pela concessionária. Durante o encontro, deputados receberam relatos de usuários, vereadores e lideranças municipais sobre aumentos tarifários, interrupções no abastecimento, questionamentos sobre a qualidade da água e cobranças consideradas indevidas.
A comissão também debateu os investimentos previstos após a privatização da antiga Corsan. Segundo Stela Farias, o colegiado pretende avaliar se os compromissos assumidos pela concessionária estão sendo cumpridos. A Aegea/Corsan deverá ser ouvida pelos parlamentares na próxima semana.
Ao se manifestar durante a audiência, a deputada afirmou que a população tem demonstrado insatisfação com os serviços prestados.
“O que o povo encontra nos últimos dois anos e meio na caixa de correio e na torneira é o contrário da promessa, é um serviço de pior qualidade, é uma conta mais cara, e são investimentos que não chegam onde mais precisam chegar”, declarou.
Stela também citou informações sobre a situação financeira da empresa.
“Ou seja, põe-se em xeque exatamente o argumento que justificou a privatização”, afirmou.
A parlamentar destacou ainda que câmaras municipais de diversas cidades já instalaram comissões para investigar denúncias relacionadas à atuação da concessionária. Ela mencionou medidas adotadas por prefeituras, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública para buscar soluções aos problemas relatados pela população.
Outro tema abordado foi a tarifa social destinada às famílias inscritas no Cadastro Único. Segundo Stela, a comissão buscará esclarecimentos sobre reajustes aplicados às contas dos consumidores.
“É preciso dizer também que, junto da tarifa social, veio um novo aumento. Um aumento de quase 6% na conta de todos os usuários. A empresa pediu à agência reguladora, a Agergs, concedeu”, sustentou.
O engenheiro civil aposentado Luiz Antônio Timm Grassi, ex-funcionário da Corsan, destacou a importância dos investimentos em saneamento básico para a saúde pública.
“Quando se gasta em saneamento se economiza em saúde”, afirmou durante a audiência.
Representantes de municípios também relataram situações enfrentadas em suas cidades. O vereador de Alvorada, Beto Goleiro, afirmou ter recebido denúncias relacionadas à cobrança de taxas de esgoto.
“Hoje lutamos para individualizar a cobrança em Alvorada. Há mais de um ano a Aegea/Corsan não instala rede de esgoto. Então eles não podem mais dar continuidade ao esgoto”, disse.
Segundo o parlamentar, moradores também têm relatado problemas com valores elevados nas faturas.
“Algumas contas chegaram a R$ 11 mil, mas quando se questionou descobriu-se que o valor real seria de R$ 800”, afirmou.
Em Viamão, o vereador Alex Boscaini, relator da CPI da Corsan no município, afirmou que a cidade enfrenta reclamações relacionadas às tarifas cobradas pela concessionária. De acordo com ele, uma ação judicial foi movida para impedir a perfuração de poços sem as licenças necessárias.
“Trancamos através de Ação Civil Pública a Aegea em Viamão que estava escavando poços na área rural sem licenças prévias, sem EIA/Rima e sem nenhuma documentação necessária do ponto de vista da preservação ambiental”, declarou.
Boscaini também cobrou maior fiscalização dos órgãos responsáveis.
“Eles fazem o que querem e por que fazem isso? Onde é que está a Agergs e a Agência de Saneamento, os municípios e prefeitos que deveriam fiscalizar?”, questionou.
A Comissão Especial de Fiscalização informou que continuará acompanhando a atuação da Aegea/Corsan e que a próxima reunião contará com a participação de representantes da concessionária para apresentação de esclarecimentos sobre as demandas levantadas durante a audiência pública.
Política
Câmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto

Os vereadores de Canoas aprovaram, durante a sessão ordinária da última quinta-feira, 11, um projeto de lei que prevê medidas para ampliar a divulgação e facilitar o acesso dos consumidores ao direito de restituição em dobro de valores cobrados indevidamente nas faturas de água e esgoto. A proposta é de autoria do vereador Leandrinho Moreira e segue agora para análise do Poder Executivo.
O texto estabelece que a Corsan/Aegea, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, mantenha canais de atendimento para contestação de cobranças, disponibilize informações sobre o direito à restituição em dobro e ofereça mecanismos para que os consumidores possam acompanhar os pedidos de revisão. A matéria também prevê prazos para análise das solicitações e para a devolução dos valores reconhecidos como indevidos.
De acordo com o autor, “a proposta busca fortalecer a proteção dos consumidores diante de situações como leituras equivocadas de hidrômetros, cobranças por serviços não solicitados, duplicidade de lançamentos e aplicação incorreta de tarifas, entre outras hipóteses”. O vereador destaca ainda que “muitos usuários desconhecem o direito à restituição em dobro previsto na legislação federal ou encontram dificuldades para exercer esse direito junto à concessionária”.
Conforme o projeto aprovado, as faturas deverão apresentar informações sobre o direito à contestação de cobranças e à restituição em dobro de valores pagos indevidamente, além da indicação dos canais disponíveis para solicitação de revisão. O texto também autoriza o Poder Executivo a promover campanhas educativas e ações em parceria com órgãos de defesa do consumidor para orientar a população sobre o tema.
Política
Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade

Concursos1 semana atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Defesa Civil1 dia atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Geral1 semana atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Política1 semana atrásCâmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto
Acidente1 semana atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Clima1 dia atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Cultura1 semana atrásMostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas
























































