Conecte-se conosco

header-top






 

18/06/2024
 

Destaques

Voto de Cármen Lúcia forma maioria por inelegibilidade de Bolsonaro no TSE

Redação

Publicado

em

Voto de Cármen Lúcia forma maioria por inelegibilidade de Bolsonaro no TSE

Nesta sexta-feira, 30, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alcançou maioria de votos favoráveis à condenação e subsequente inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ministra Cármen Lúcia proferiu seu voto, adiantando sua posição de condenação, o que resultou em um placar de 4 a 1 contra o ex-presidente.

Tribunal concluiu que ocorreu abuso de poder político durante uma reunião com embaixadores estrangeiros realizada meses antes das eleições. Durante o evento, o ex-presidente proferiu ataques às urnas e propagou informações falsas sobre o processo de votação.

Essa foi a quarta sessão dedicada à análise desse caso específico, aguardando ainda os votos dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes, que preside a Corte.

Bolsonaro está sendo julgado devido a uma reunião que ocorreu no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros, na qual ele difamou o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. O encontro foi transmitido pela TV oficial do governo e ocorreu pouco antes do início do período eleitoral.

Durante o julgamento no TSE, a defesa argumentou que o sistema eletrônico de votação não pode ser considerado um tema tabu em uma democracia, e que a reunião em questão foi um evento diplomático.

Já o vice-presidente da chapa de Bolsonaro, Braga Netto, também enfrenta julgamento, porém recebeu cinco votos favoráveis à sua absolvição, garantindo assim uma maioria a seu favor.

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo, 5, confirmou 66 mortes no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que assolam o Estado desde o último sábado, 27.

Outros seis óbitos já confirmados estão sendo investigados
, para verificar se têm relação com a tragédia; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse em entrevista a uma rádio gaúcha neste manhã que o município registrou duas mortes.

Em breve mais informações.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm