Saúde
Vacina bivalente estará disponível para pessoas de 40 anos ou mais sem comorbidades a partir de quinta-feira

A partir desta quinta-feira, 4, pessoas com 40 ou mais sem comorbidades poderão receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em Canoas. A imunização estará disponível em 11 unidades de saúde e na Central de Vacinas.
O novo público se soma às pessoas com 50 ou mais sem comorbidades, 12 anos ou mais com comorbidades, trabalhadores da saúde, imunossuprimidos a partir dos 12 anos, gestantes e puérperas (45 dias após o nascimento do bebê) e pessoas com deficiência permanente.
Para receber a dose, é necessário que a pessoa tenha recebido no mínimo duas doses de monovalente e espere um intervalo de quatro meses desde a última vacina. O novo imunizante protege as pessoas tanto do vírus primário da Covid quanto suas variantes, como a Ômicron.
Vacinação infantil
A Pfizer Pediátrica, para crianças dos três aos 11 anos, e as doses de Covid Baby (crianças com e sem comorbidades de 6 meses até os 2 anos, 11 meses e 29 dias), serão aplicadas somente na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro.
Já o reforço da vacina é aplicado em crianças dos cinco aos 11 anos. Os imunizantes para o público infantil estão disponíveis das 8h às 17h, com distribuição de fichas até às 16h45. Os pais e responsáveis (maiores de 18 anos) devem apresentar comprovante de residência, CPF e cartão SUS da criança.
Monovalente
Adolescentes e adultos devem se dirigir até a Central de Vacinas e em outras quatro Unidades de Saúde (Concoban, Rio Branco, Praça América e Guajuviras) para receber as doses da vacina. A vacinação acontece das 8h às 17h, com distribuição de fichas até às 16h45.
COVID INFANTIL
Pfizer pediátrica:
D1 5 anos
D2 para quem recebeu D1 até 08/03/2023
Reforço (D3) para crianças de 5 a 11 anos para quem recebeu a D2 até 04/01/2023
Coronavac:
D1 crianças de 3 anos
D1 crianças de 4 anos
D1 crianças de 6 a 11 anos
D2 Coronavac para crianças que receberam a D1 até 05/04/2023.
COVID BABY
COM COMORBIDADES
D1 crianças de 6m aos 2a 11m e 29 dias
D2 para crianças que receberam a D1 até 05/04/2023.
D3 para crianças que receberam a D2 até 08/03/2023.
SEM COMORBIDADES
D1 crianças de 6m aos 11m e 29 dias
D2 para crianças que receberam a D1 até 04/04/2023
D3 para crianças que receberam a D2 até 07/03/2023.
Local: Unidade de Saúde Santa Isabel – Frei Orlando, 141 – Centro
Horário: 8h às 16h (Entrega de fichas até 15h45)
COVID ADOLESCENTE
D2 Pfizer para quem recebeu D1 até 08/03/2022
Reforço 1 para que recebeu D2 até 04/01/2023
COVID ADULTO
Janssen Reforço 2 para quem realizou Reforço 1 até 03/03/2023
Coronavac D2 para quem realizou D1 até 05/04/23
Astrazeneca D2 para quem realizou D1 até 08/03/2022
Pfizer D2 para quem realizou D1 até 08/03/2022
D3 18+ e Profissionais da Saúde com D2 realizada até 04/01/2023
Imunossuprimidos Dose Adicional (DA) com intervalo mínimo de 28 dias da realização da D2 (05/04/23)
Imunossuprimidos DOSE DE REFORÇO (4°dose) para quem fez a Dose Adicional (DA) até 02/01/2023.
GESTANTES e PUÉRPERAS intervalo de 4 meses da D2 para o reforço (03/01/2023)
D4 para pessoas com 18 anos ou mais e Trabalhadores da Saúde, para quem recebeu a D3 até 04/01/2023 (intervalo de 4 meses da D3)
D4 para pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades que receberam D3 até 04/01/2023.
Unidades que aplicam doses da bivalente
Horário: 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45)
CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Fátima – Rua João Nicolau, 218 – Fátima
Estância Velha – Rua São Mateus, s/nº – Estância Velha
União – Rua São Borja, 595 – Mathias Velho
Pedro Luís da Silveira – Rua Barão de Mauá, 1724 – Rio Branco
Unidades que aplicam doses da monovalente
Horário: 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45)
Concoban – Rua Fernando Ferrari, 2674 – Niterói
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83 – Rio Branco
Praça América – Avenida Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho
Guajuviras – Av. Principal, 1991 – Guajuviras
Bivalente e monovalente
Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45
Saúde
Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

O Hospital Universitário de Canoas promove, neste sábado. 21, o primeiro mutirão de atendimentos do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas.
A ação ocorre das 8h às 12h na instituição e deve atender 75 pacientes que aguardam por procedimentos nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia. de acordo com a gestão municipal, os pacientes serão previamente contatados pela equipe do hospital. Durante o mutirão, os usuários já passarão por consulta médica e realizarão os exames pré-operatórios necessários. Na sequência, ao longo da semana, serão chamados para avaliação clínica final e encaminhamento para o agendamento das cirurgias.
A iniciativa tem como objetivo agilizar o fluxo de atendimento e reduzir o tempo de espera na fila por procedimentos cirúrgicos, garantindo mais resolutividade e cuidado aos pacientes.
O prefeito Airton Souza ressalta que a administração municipal vem trabalhando para garantir o bom funcionamento da rede de saúde de Canoas e o atendimento de toda a demanda.
“O mutirão vai atender pacientes que a gente sabe que estão esperando por procedimentos importantes. É uma ação que vai ajudar muito a reduzir as filas de espera em Canoas e reduzir o tempo de espera em várias especialidades.”
Já o CEO da Associação Saúde em Movimento, Claudio Vitt, destaca a importância da iniciativa para a qualificação do atendimento.
“A nossa prioridade é facilitar a vida do paciente e fazer com que eles se sintam acolhidos dentro do HU. Foi tudo organizado para que aconteça de forma simultânea, mas não é só agora. Teremos uma continuidade destes atendimentos e mais mutirões já estão sendo organizados”, afirma.
O Hospital Universitário de Canoas é o primeiro do Rio Grande do Sul a receber e implementar o programa, consolidando-se como referência na ampliação do acesso a serviços especializados e na redução de filas de espera.
Saúde
Anvisa proíbe nesta quinta-feira, 19, lotes de fórmula infantil Aptamil após detecção de toxina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, 19, a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes da fórmula infantil Aptamil Premium 1 (800g), fabricada pela Danone. A medida foi adotada após a própria empresa comunicar o recolhimento voluntário do produto.
De acordo com a Resolução (RE) nº 1.056/2026, publicada no Diário Oficial da União, análises realizadas pelo fabricante identificaram a presença da toxina cereulida em unidades do produto, indicado para recém-nascidos de até seis meses.
Os lotes afetados e que devem ser retirados do mercado são: 2026.09.07 (fabricado em 08/03/2025), 2026.10.03 (fabricado em 03/04/2025) e 2026.09.09 (fabricado em 10/03/2025).
A cereulida é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação.
A Anvisa orienta que consumidores que possuam a fórmula Aptamil Premium 1 (800g) verifiquem o número do lote na embalagem. Caso o produto pertença aos lotes indicados, ele não deve ser consumido. Os demais lotes não foram afetados.
Para informações sobre troca ou devolução, a recomendação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Danone, disponível na embalagem.
Em casos de ingestão do produto e surgimento de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente, informando o alimento consumido e, se possível, apresentando a embalagem do produto.
Saúde
Hospital Moinhos de Vento lança projeto Recomeçar para apoio psicológico a vítimas das enchentes no RS

Quase dois anos após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o Hospital Moinhos de Vento lançou o projeto Recomeçar, iniciativa voltada ao atendimento psicológico de pessoas afetadas pelas tragédias climáticas. A proposta utiliza o protocolo Enfrentando Problemas+, da Organização Pan-Americana da Saúde, com foco na redução de transtornos como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. A previsão é que o programa siga até dezembro de 2026, com meta de triar e avaliar até 10 mil pessoas no Estado.
A iniciativa surge diante dos impactos duradouros causados por desastres naturais. De acordo com o psiquiatra Christian Kieling, do hospital, as populações atingidas apresentam maior risco de desenvolver problemas de saúde mental, especialmente após perdas materiais e deslocamentos forçados.
Além dos transtornos mais conhecidos, o projeto também investiga um fenômeno recente, chamado ansiedade climática.
“Temos um instrumento focado em um conceito novo chamado ansiedade climática. É algo que há poucos anos tem se estudado de maneira mais sistemática. Não é a ansiedade generalizada, que em psiquiatria e psicologia estudamos há mais tempo, mas sim uma ansiedade direcionada a preocupações em relação às mudanças climáticas”, explica Kieling.
Para ampliar o alcance, o Recomeçar foi estruturado em três etapas: pré-triagem, avaliação de sintomas e encaminhamento para suporte psicológico. A fase inicial utiliza questionários padronizados, que podem ser respondidos de forma online, por telefone ou presencialmente, facilitando o acesso de diferentes públicos.
Participantes com maior nível de sofrimento emocional serão convidados para uma intervenção psicológica baseada no protocolo da Organização Mundial da Saúde.
“O protocolo consiste em uma intervenção psicológica de baixa intensidade que oferece ferramentas práticas que empoderam o indivíduo para lidar com o estresse e o sofrimento emocional de maneira mais saudável”, destaca o psiquiatra.
O acompanhamento prevê cinco encontros por teleatendimento, realizados por vídeo e supervisionados por psicólogos. Segundo Kieling, o modelo permite atingir um número maior de pessoas com bons resultados.
“A evidência na literatura mostra que a gente já consegue atender boa parte da população, mesmo com uma intervenção breve, a gente já pode melhorar bastante a qualidade de vida e a saúde mental de muita gente”, afirma.
Casos mais graves ou que demandem acompanhamento contínuo serão encaminhados para atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa é destinado a pessoas a partir dos 16 anos. Kieling explica que a definição segue critérios do protocolo internacional.
“A gente resolveu flexibilizar a partir dos 16, porque a gente entende que dá para um adolescente mais velho fazer parte, mas a própria OMS não validou tão bem ainda os protocolos para crianças”, justifica.
Além do atendimento, o projeto também pretende gerar dados para estudos científicos e contribuir na formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de desastres climáticos no país.
Para participar, os interessados devem preencher um formulário de triagem. Após essa etapa, a equipe do projeto entra em contato para dar continuidade ao atendimento.
Link do Formulário: Clique aqui

Política1 dia atrásCCJ da Câmara aprova projeto de lei que endurece penas para agressores de mulheres

Social1 semana atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Saúde1 semana atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos
Política3 dias atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Geral1 semana atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta

Política1 semana atrásJair Bolsonaro é internado em UTI em Brasília com broncopneumonia bacteriana

Educação1 semana atrásVereadores mirins realizam primeira sessão do ano na Câmara de Canoas na próxima quarta-feira

Geral1 semana atrásIphan aprova registro da pesca com botos no RS e SC como Patrimônio Cultural do Brasil

























































