Saúde
Vacina bivalente estará disponível para pessoas de 40 anos ou mais sem comorbidades a partir de quinta-feira

A partir desta quinta-feira, 4, pessoas com 40 ou mais sem comorbidades poderão receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em Canoas. A imunização estará disponível em 11 unidades de saúde e na Central de Vacinas.
O novo público se soma às pessoas com 50 ou mais sem comorbidades, 12 anos ou mais com comorbidades, trabalhadores da saúde, imunossuprimidos a partir dos 12 anos, gestantes e puérperas (45 dias após o nascimento do bebê) e pessoas com deficiência permanente.
Para receber a dose, é necessário que a pessoa tenha recebido no mínimo duas doses de monovalente e espere um intervalo de quatro meses desde a última vacina. O novo imunizante protege as pessoas tanto do vírus primário da Covid quanto suas variantes, como a Ômicron.
Vacinação infantil
A Pfizer Pediátrica, para crianças dos três aos 11 anos, e as doses de Covid Baby (crianças com e sem comorbidades de 6 meses até os 2 anos, 11 meses e 29 dias), serão aplicadas somente na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro.
Já o reforço da vacina é aplicado em crianças dos cinco aos 11 anos. Os imunizantes para o público infantil estão disponíveis das 8h às 17h, com distribuição de fichas até às 16h45. Os pais e responsáveis (maiores de 18 anos) devem apresentar comprovante de residência, CPF e cartão SUS da criança.
Monovalente
Adolescentes e adultos devem se dirigir até a Central de Vacinas e em outras quatro Unidades de Saúde (Concoban, Rio Branco, Praça América e Guajuviras) para receber as doses da vacina. A vacinação acontece das 8h às 17h, com distribuição de fichas até às 16h45.
COVID INFANTIL
Pfizer pediátrica:
D1 5 anos
D2 para quem recebeu D1 até 08/03/2023
Reforço (D3) para crianças de 5 a 11 anos para quem recebeu a D2 até 04/01/2023
Coronavac:
D1 crianças de 3 anos
D1 crianças de 4 anos
D1 crianças de 6 a 11 anos
D2 Coronavac para crianças que receberam a D1 até 05/04/2023.
COVID BABY
COM COMORBIDADES
D1 crianças de 6m aos 2a 11m e 29 dias
D2 para crianças que receberam a D1 até 05/04/2023.
D3 para crianças que receberam a D2 até 08/03/2023.
SEM COMORBIDADES
D1 crianças de 6m aos 11m e 29 dias
D2 para crianças que receberam a D1 até 04/04/2023
D3 para crianças que receberam a D2 até 07/03/2023.
Local: Unidade de Saúde Santa Isabel – Frei Orlando, 141 – Centro
Horário: 8h às 16h (Entrega de fichas até 15h45)
COVID ADOLESCENTE
D2 Pfizer para quem recebeu D1 até 08/03/2022
Reforço 1 para que recebeu D2 até 04/01/2023
COVID ADULTO
Janssen Reforço 2 para quem realizou Reforço 1 até 03/03/2023
Coronavac D2 para quem realizou D1 até 05/04/23
Astrazeneca D2 para quem realizou D1 até 08/03/2022
Pfizer D2 para quem realizou D1 até 08/03/2022
D3 18+ e Profissionais da Saúde com D2 realizada até 04/01/2023
Imunossuprimidos Dose Adicional (DA) com intervalo mínimo de 28 dias da realização da D2 (05/04/23)
Imunossuprimidos DOSE DE REFORÇO (4°dose) para quem fez a Dose Adicional (DA) até 02/01/2023.
GESTANTES e PUÉRPERAS intervalo de 4 meses da D2 para o reforço (03/01/2023)
D4 para pessoas com 18 anos ou mais e Trabalhadores da Saúde, para quem recebeu a D3 até 04/01/2023 (intervalo de 4 meses da D3)
D4 para pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades que receberam D3 até 04/01/2023.
Unidades que aplicam doses da bivalente
Horário: 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45)
CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Fátima – Rua João Nicolau, 218 – Fátima
Estância Velha – Rua São Mateus, s/nº – Estância Velha
União – Rua São Borja, 595 – Mathias Velho
Pedro Luís da Silveira – Rua Barão de Mauá, 1724 – Rio Branco
Unidades que aplicam doses da monovalente
Horário: 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45)
Concoban – Rua Fernando Ferrari, 2674 – Niterói
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83 – Rio Branco
Praça América – Avenida Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho
Guajuviras – Av. Principal, 1991 – Guajuviras
Bivalente e monovalente
Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Saúde
Ato marcará início de 1,6 mil cirurgias do programa Mais Especialistas no HU

A Prefeitura de Canoas, a Associação Saúde em Movimento (ASM) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizam nesta sexta-feira, 6, o ato de início das cirurgias do programa Mais Especialistas no Hospital Universitário.
O programa prevê a realização de mais de 1,6 mil cirurgias em diferentes especialidades, com o objetivo de reduzir as filas de procedimentos no município e no Rio Grande do Sul.
A solenidade está marcada para as 11h, no Hospital Universitário, localizado na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José. Devem participar do evento o prefeito de Canoas, Airton Souza, o CEO da ASM, Cláudio Vitti, e o presidente do GHC, Gilberto Barrichello, além de outras autoridades.
Saúde
Ministério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

O Ministério da Saúde começou a emitir o Cartão Nacional de Saúde, o Cartão SUS, tendo o CPF como identificador único no Sistema Único de Saúde. A mudança passa a valer gradualmente e faz parte do processo de unificação dos cadastros na rede pública.
Segundo o Ministério da Saúde, a alteração tem como objetivo padronizar os registros e concentrar as informações de cada usuário em um único número.
O que muda para o cidadão
O novo Cartão SUS passa a ser emitido com nome e CPF pelo CadSUS Web e está disponível no aplicativo Meu SUS Digital desde outubro de 2025.
Com a adoção do CPF, todos os atendimentos e registros de saúde ficam vinculados a um único identificador, evitando a existência de cadastros duplicados.
Pessoas sem CPF continuam sendo atendidas no SUS. Para populações indígenas, ribeirinhas, nômades, estrangeiros em trânsito e pessoas em situação de rua, será permitido manter cadastros sem CPF, desde que haja justificativa registrada no sistema.
Em casos de emergência, pacientes sem documento também serão atendidos. O registro inicial será feito no CadSUS Web e, se o CPF não for informado posteriormente, o cadastro poderá ser inativado.
O que muda para os profissionais de saúde
A orientação do Ministério da Saúde é que o CPF seja utilizado como número principal de identificação do paciente no SUS.
O antigo número do cartão de saúde passa a ser chamado de Cadastro Nacional de Saúde, o CNS, e continuará existindo como identificador secundário.
Com a unificação, os profissionais terão acesso ao histórico de saúde do paciente em qualquer unidade do país.
Mesmo sem CPF, o atendimento deve ser realizado e registrado no CadSUS Web.
O que muda para os gestores
Desde julho de 2025, o Ministério da Saúde afirma ter inativado 54 milhões de registros considerados inconsistentes ou duplicados. A meta é chegar a 229 milhões de cadastros ativos vinculados ao CPF até abril de 2026, número que corresponde aos CPFs válidos na Receita Federal.
O Ministério da Saúde identificou 41 sistemas nacionais que precisam ser ajustados para adotar o CPF como identificador único. A previsão de conclusão desses ajustes é dezembro de 2026.
Os sistemas geridos por estados e municípios deverão ser adaptados pelos próprios gestores, em articulação com o SUS, o Conass e o Conasems.
A partir de outubro de 2025, o Ministério da Saúde passou a oferecer capacitações técnicas para gestores e profissionais, com workshops, manuais, vídeo-aulas e transmissões online sobre o processo de unificação.
Integração com outras bases
Com o CPF como identificador único, o CadSUS passará a operar de forma integrada com bases do governo federal, como IBGE e CadÚnico, seguindo diretrizes da Estratégia Nacional do Governo Digital.

Religião1 semana atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Educação6 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços1 semana atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Saúde3 dias atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Cultura4 dias atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Meio Ambiente1 semana atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Geral4 dias atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Saúde5 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS






















































