Conecte-se conosco

header-top







 

28/05/2026
 

Geral

ABRIGO PARA ATÉ 150: Acolhimento de pessoas em situação de rua inicia neste sábado, 11

Redação

Publicado

em

A rede de acolhimento da Prefeitura de Canoas abrirá neste sábado, 11, o ginásio do Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, Bairro Niterói) a partir das 18h, para receber até 150 pessoas em situação de rua diariamente. Elas poderão usar o local, que servirá como espaço de retaguarda. O município conta ainda com o Albergue Municipal Rotary Club, que atende até 70 pessoas.

Os cidadãos que chegarem no local receberão um kit com sabonete, toalha, shampoo, escova de dentes e pasta dental, além de janta e café da manhã. A comunidade também pode ajudar com doações de roupas de inverno que estejam em bom estado para a população de rua. A arrecadação será feita no próprio colégio. Animais de estimação também poderão ficar longe do frio e da chuva em um espaço pet que foi montado no local. Ao todo, 100 Kg de ração já foram arrecadados. Os animais também receberão assistência veterinária através da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea). As medidas de acolhimento serão mantidas entre as 18h e 7h por tempo indeterminado. Empresários de Canoas ajudaram doando colchões, cobertores

“Com a chegada do frio intenso, é a hora de estender a mão e mostrar que Canoas também é a cidade da solidariedade. Esta grande ação que organizamos para acolher os moradores em situação de rua representa uma efetiva demonstração de um dos principais compromissos do nosso governo: cuidar das pessoas, especialmente as que mais precisam de apoio do poder público”, disse o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.

A Campanha do Agasalho também disponibilizará doações no próprio ginásio para as pessoas que forem procurar atendimento. “Vários órgãos da prefeitura trabalharam para que pudéssemos ter aqui, neste momento, um local para recepcionar essas pessoas. Agradecemos a Fundação La Salle que cedeu o espaço para as pessoas que necessitem de um local para passar a noite”, ressalta o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves.

População pode ajudar

A população pode comunicar a Prefeitura de Canoas sobre os locais onde forem encontradas pessoas em situação de rua para que elas sejam convidadas a se abrigar no ginásio. O contado é através do telefone (51) 98681-1047.

De acordo com o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, haverá uma estrutura de apoio com equipes das secretarias da Saúde, Segurança, Geral do Município, Serviços Urbanos, Guarda Municipal, Mobilização, Cidadania, Subprefeituras além da Fundação La Salle e Movimento Ação de Canoas (MACA).

Os itens para doação

  • Meias para adulto
  • Roupas íntimas para adulto
  • Sabonete
  • Toalha de banho
  • Papel higiênico
  • Cobertor
  • Ração para cachorros

Conheça todos os pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2022:

– Defesa Civil de Canoas (Rua Bandeirantes 450, Nossa Senhora das Graças)
– Prefeitura Municipal De Canoas (Rua Quinze De Janeiro, 11,Centro, Canoas)
– Viezzer (Rua Ramiro Barcelos, 198, São José)
-Viezzer (Rua Monte Castelo, 1149, Nossa Sra. Das Graças)
– Viezzer (Av. Boqueirão, 3167, Guajuviras)
– Viezzer (Rua República, 720, Mato Grande)
– Viezzer (Av. Farroupilha, 6845, Igara)
– Viezzer (Av. Do Nazário, 1783, Olaria)
– Câmara Municipal De Canoas (Rua Ipiranga, 123, Centro, Canoas)
– Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750, Centro, Canoas)
– Subprefeitura Centro Canoas (Rua Euclídes da Cunha, 280)
– Subprefeitura Sudoeste de Canoas (Rua Edgar Fritz Muller, 430)
– Subprefeitura Sudeste (Rua Mal. Rondon, 100)
– Subprefeitura Nordeste (Av. Boqueirão, 3166)
– Subprefeitura Noroeste (R. Candelária, 441)
– Fundação La Salle (Av. Getúlio Vargas, 5558 – Centro, Canoas)
– Hipermercado Zaffari Parkshopping Canoas (Avenida Farroupilha, 4545 SUC 1009 – Mal. Rondon, Canoas
– Centro de Pastoral La Salle (antigo La Salle São Paulo) – (Rua Lajeado, 1300, Niterói)
– Via Porcello – Rua 15 de Janeiro, 226, Centro

Centro Olímpico Municipal (COM)

No ano passado, o Centro Olímpico Municipal (COM) abrigou 3.731 pessoas. Durante o acolhimento, foram arrecadados cobertores, 44.300 peças de roupa, 2 toneladas de alimentos e 600 kg de ração para pets.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Homem é preso em flagrante por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quinta-feira, 28, um homem de 42 anos suspeito de armazenar arquivos de abuso sexual infantojuvenil no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A identidade do investigado não foi divulgada.

A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma investigação sobre crimes ligados à pedofilia. A ação foi coordenada pela Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca).

Segundo o diretor da Deca, delegado André Ciardullo Mocciaro, a operação teve como objetivo reunir provas digitais para fortalecer o inquérito policial.

“Estamos deflagrando a fase material da operação com o objetivo de colher provas contendo esse material digital para subsidiar o indiciamento.” afirmou o delegado.

De acordo com a Polícia Civil, os crimes investigados incluem armazenamento, compartilhamento, venda e produção de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. O material apreendido possibilitou a prisão em flagrante do suspeito.

Após os procedimentos legais e o registro da ocorrência, o homem será encaminhado ao sistema prisional.

As investigações foram conduzidas pelo Núcleo de Operações Cibernéticas da Deca, responsável pela identificação e monitoramento de suspeitos envolvidos nesse tipo de crime.

O delegado Mocciaro destacou a importância das denúncias anônimas feitas pela população para auxiliar nas investigações.

“Partimos de registros de ocorrência e denúncias. É importante que a comunidade, professores e vizinhos denunciem, porque, muitas vezes, os criminosos, infelizmente, estão dentro de casa.” ressaltou.

A ação faz parte das atividades da Polícia Civil gaúcha durante o Maio Laranja, campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Também participaram da operação policiais da 2ª Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA/Deca), coordenada pela delegada Sabrina Dóris Teixeira, além de peritos do Núcleo de Computação e Operações Periciais (Nucope) do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil deflagra Operação Elo Bélico contra rede de tráfico de drogas e armas no Vale do Sinos

Redação

Publicado

em

Foto: DCS/PCRS

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 28, a Operação Elo Bélico, que mira uma organização criminosa especializada na distribuição de drogas e armamentos com atuação no Vale do Sinos. A ação cumpre 29 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Até o momento, 20 pessoas foram presas. As ordens judiciais são executadas em Cachoeirinha, Campo Bom, Capão da Canoa, Charqueadas, Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo, além de municípios dos demais estados envolvidos na investigação.

A operação teve origem em uma ocorrência registrada em janeiro deste ano, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Na ocasião, policiais civis identificaram imóveis utilizados para armazenar drogas e outras mercadorias ilegais. Durante a abordagem a um homem suspeito de transportar entorpecentes, houve troca de tiros. Nenhum agente ficou ferido, mas o suspeito conseguiu fugir, deixando o celular no local.

A partir da análise do aparelho, os investigadores descobriram um esquema interestadual de tráfico de maconha, haxixe e cocaína destinado a cidades do Vale do Sinos. Segundo a Polícia Civil, o homem que atirou contra os agentes atuava como operador logístico da organização e é considerado o principal alvo da operação.

As investigações apontaram que integrantes do grupo mantinham contato com fornecedores e colaboradores no Paraná para organizar o transporte das drogas até o Rio Grande do Sul. As negociações incluíam contratação de caminhões, definição de rotas, pagamento de fretes, escolha de pontos de entrega e monitoramento de barreiras policiais.

De acordo com a delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico, mulheres também eram recrutadas para transportar armas escondidas junto ao corpo.

“Eles faziam o fretamento de caminhões para trazer drogas à Região Metropolitana. Em uma das situações que apuramos, algumas mulheres eram recrutadas para trazer armamentos enrolados no corpo. Eram cerca de 10 armas por viagem”, afirmou a delegada.

Mensagens e imagens obtidas durante a investigação revelam ainda que os criminosos utilizavam métodos sofisticados para ocultar os entorpecentes. Em alguns casos, as drogas eram escondidas dentro de pneus de caminhões.

Em uma troca de mensagens entre integrantes do grupo, os suspeitos discutem o melhor local para retirar os pneus e acessar a carga ilícita.

“Mas é que ali em Estância Velha vai ter que entrar pra dentro da cidade. É melhor na beira da faixa”, diz um dos investigados em áudio obtido pela polícia.

Em outra conversa, um dos envolvidos sugere incendiar os pneus em uma oficina ligada ao esquema para facilitar a retirada da droga.

Além disso, os criminosos produziam vídeos demonstrando formas de esconder os entorpecentes durante o transporte. Em um dos registros, um pacote de drogas aparece escondido dentro de um aparelho de rádio.

A investigação segue em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar o mapeamento da estrutura criminosa.

Continuar a ler

Policial

Avô é preso após ser condenado por abusar da neta e transmitir HIV; saiba mais

Redação

Publicado

em

Redes Sociais: Delegado Maurício Barison

Um homem de 59 anos foi preso na manhã de terça-feira, 26, pelos policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenados pelo delegado Maurício Barison. O indivíduo foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua neta, no bairro Mathias Velho.

A investigação teve inicio em 2018, quando a mãe da vítima registrou ocorrência policial relatando que o investigado, avô da menina, havia praticado reiteradamente abusos sexuais contra a criança ao longo de aproximadamente dois anos, aproveitando-se dos momentos em que ficava sozinho com ela. Em decorrências dos abusos, a vítima foi contaminada com o vírus HIV, doença da qual o investigado era portador. A contaminação por transmissão vertical foi descartada por exames médicos, confirmando a origem dos abusos como única via possível de contágio.

“A prisão deste condenado representa a conclusão de um longo processo investigativo e judicial. Este resultado demostra a eficiência e o comprometimento da Polícia Civil e do Sistema da Justiça na proteção integral de crianças e adolescentes em nossa região”, diz o delegado.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques