Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

16/10/2026
 

Geral

ABRIGO PARA ATÉ 150: Acolhimento de pessoas em situação de rua inicia neste sábado, 11

Redação

Publicado

em

A rede de acolhimento da Prefeitura de Canoas abrirá neste sábado, 11, o ginásio do Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, Bairro Niterói) a partir das 18h, para receber até 150 pessoas em situação de rua diariamente. Elas poderão usar o local, que servirá como espaço de retaguarda. O município conta ainda com o Albergue Municipal Rotary Club, que atende até 70 pessoas.

Os cidadãos que chegarem no local receberão um kit com sabonete, toalha, shampoo, escova de dentes e pasta dental, além de janta e café da manhã. A comunidade também pode ajudar com doações de roupas de inverno que estejam em bom estado para a população de rua. A arrecadação será feita no próprio colégio. Animais de estimação também poderão ficar longe do frio e da chuva em um espaço pet que foi montado no local. Ao todo, 100 Kg de ração já foram arrecadados. Os animais também receberão assistência veterinária através da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea). As medidas de acolhimento serão mantidas entre as 18h e 7h por tempo indeterminado. Empresários de Canoas ajudaram doando colchões, cobertores

“Com a chegada do frio intenso, é a hora de estender a mão e mostrar que Canoas também é a cidade da solidariedade. Esta grande ação que organizamos para acolher os moradores em situação de rua representa uma efetiva demonstração de um dos principais compromissos do nosso governo: cuidar das pessoas, especialmente as que mais precisam de apoio do poder público”, disse o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.

A Campanha do Agasalho também disponibilizará doações no próprio ginásio para as pessoas que forem procurar atendimento. “Vários órgãos da prefeitura trabalharam para que pudéssemos ter aqui, neste momento, um local para recepcionar essas pessoas. Agradecemos a Fundação La Salle que cedeu o espaço para as pessoas que necessitem de um local para passar a noite”, ressalta o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves.

População pode ajudar

A população pode comunicar a Prefeitura de Canoas sobre os locais onde forem encontradas pessoas em situação de rua para que elas sejam convidadas a se abrigar no ginásio. O contado é através do telefone (51) 98681-1047.

De acordo com o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, haverá uma estrutura de apoio com equipes das secretarias da Saúde, Segurança, Geral do Município, Serviços Urbanos, Guarda Municipal, Mobilização, Cidadania, Subprefeituras além da Fundação La Salle e Movimento Ação de Canoas (MACA).

Os itens para doação

  • Meias para adulto
  • Roupas íntimas para adulto
  • Sabonete
  • Toalha de banho
  • Papel higiênico
  • Cobertor
  • Ração para cachorros

Conheça todos os pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2022:

– Defesa Civil de Canoas (Rua Bandeirantes 450, Nossa Senhora das Graças)
– Prefeitura Municipal De Canoas (Rua Quinze De Janeiro, 11,Centro, Canoas)
– Viezzer (Rua Ramiro Barcelos, 198, São José)
-Viezzer (Rua Monte Castelo, 1149, Nossa Sra. Das Graças)
– Viezzer (Av. Boqueirão, 3167, Guajuviras)
– Viezzer (Rua República, 720, Mato Grande)
– Viezzer (Av. Farroupilha, 6845, Igara)
– Viezzer (Av. Do Nazário, 1783, Olaria)
– Câmara Municipal De Canoas (Rua Ipiranga, 123, Centro, Canoas)
– Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750, Centro, Canoas)
– Subprefeitura Centro Canoas (Rua Euclídes da Cunha, 280)
– Subprefeitura Sudoeste de Canoas (Rua Edgar Fritz Muller, 430)
– Subprefeitura Sudeste (Rua Mal. Rondon, 100)
– Subprefeitura Nordeste (Av. Boqueirão, 3166)
– Subprefeitura Noroeste (R. Candelária, 441)
– Fundação La Salle (Av. Getúlio Vargas, 5558 – Centro, Canoas)
– Hipermercado Zaffari Parkshopping Canoas (Avenida Farroupilha, 4545 SUC 1009 – Mal. Rondon, Canoas
– Centro de Pastoral La Salle (antigo La Salle São Paulo) – (Rua Lajeado, 1300, Niterói)
– Via Porcello – Rua 15 de Janeiro, 226, Centro

Centro Olímpico Municipal (COM)

No ano passado, o Centro Olímpico Municipal (COM) abrigou 3.731 pessoas. Durante o acolhimento, foram arrecadados cobertores, 44.300 peças de roupa, 2 toneladas de alimentos e 600 kg de ração para pets.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PM suspeito de matar ex-mulher e os pais dela no RS deverá passar por avaliação psicológica

Avatar

Publicado

em

MPRS denuncia policial militar por homicídio, duplo feminicídio e desaparecimento de família Aguiar

O policial militar Cristiano Domingues Francisco, suspeito de envolvimento nas mortes da ex-mulher, Silvana de Aguiar, e dos pais dela, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deverá passar por uma avaliação psicológica no âmbito de um processo administrativo da Brigada Militar. O procedimento pode influenciar a continuidade do Conselho de Disciplina que pode resultar na exclusão dele da corporação.

A avaliação será realizada pela Junta Policial-Militar de Saúde e deverá analisar as condições psicológicas do policial, incluindo sua capacidade de compreender as infrações administrativas atribuídas a ele e de responder ao procedimento disciplinar.

O exame estava previsto para setembro, mas foi adiado.

Processo pode resultar em expulsão

Cristiano responde a um Conselho de Disciplina instaurado pela Brigada Militar. O procedimento administrativo apura a conduta do policial e poderá resultar na exclusão dele da instituição.

O militar está afastado das funções policiais, mas segue recebendo vencimentos e vantagens, conforme as regras aplicáveis ao caso. A avaliação psicológica integra o andamento do processo administrativo e não representa, por si só, uma conclusão sobre a responsabilidade criminal do investigado.

Família está desaparecida desde janeiro

Silvana de Aguiar, de 48 anos, e os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, desapareceram em Cachoeirinha nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026. Até a publicação da reportagem, os três não haviam sido encontrados.

Cristiano, ex-marido de Silvana, é acusado de envolvimento no caso e responde a processo criminal por crimes que incluem feminicídio, homicídio qualificado, ocultação de cadáveres, fraude processual, associação criminosa e falsidade ideológica, entre outras imputações.

Milena Ruppenthal Domingues, companheira de Cristiano, e Wagner Domingues Francisco, irmão dele, também foram denunciados pelo Ministério Público por suposta participação nos crimes investigados.

As acusações ainda dependem de julgamento, e os investigados têm direito à ampla defesa e ao contraditório.

Defesas contestam acusações

As defesas dos investigados questionam aspectos da investigação e apontam divergências relacionadas às provas, aos depoimentos e à cronologia apresentada pela acusação. Também afirmam aguardar a conclusão de laudos e perícias.

A avaliação psicológica de Cristiano faz parte do procedimento administrativo da Brigada Militar e não substitui o processo criminal, que apura a responsabilidade dos envolvidos no desaparecimento da família Aguiar.

Continuar a ler

Policial

Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Foto: Amepe/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.

Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.

Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.

Investigação policial

A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.

Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.

Juiz estava em Porto Alegre para palestra

Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.

O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.

Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.

Continuar a ler

Policial

Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo/Pessoal

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.

A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.

No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.

Polícia investiga o homicídio

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.

A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.

Velório e sepultamento

O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto