Conecte-se conosco

header-top







 

26/01/2026
 

Geral

ABRIGO PARA ATÉ 150: Acolhimento de pessoas em situação de rua inicia neste sábado, 11

Redação

Publicado

em

A rede de acolhimento da Prefeitura de Canoas abrirá neste sábado, 11, o ginásio do Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, Bairro Niterói) a partir das 18h, para receber até 150 pessoas em situação de rua diariamente. Elas poderão usar o local, que servirá como espaço de retaguarda. O município conta ainda com o Albergue Municipal Rotary Club, que atende até 70 pessoas.

Os cidadãos que chegarem no local receberão um kit com sabonete, toalha, shampoo, escova de dentes e pasta dental, além de janta e café da manhã. A comunidade também pode ajudar com doações de roupas de inverno que estejam em bom estado para a população de rua. A arrecadação será feita no próprio colégio. Animais de estimação também poderão ficar longe do frio e da chuva em um espaço pet que foi montado no local. Ao todo, 100 Kg de ração já foram arrecadados. Os animais também receberão assistência veterinária através da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea). As medidas de acolhimento serão mantidas entre as 18h e 7h por tempo indeterminado. Empresários de Canoas ajudaram doando colchões, cobertores

“Com a chegada do frio intenso, é a hora de estender a mão e mostrar que Canoas também é a cidade da solidariedade. Esta grande ação que organizamos para acolher os moradores em situação de rua representa uma efetiva demonstração de um dos principais compromissos do nosso governo: cuidar das pessoas, especialmente as que mais precisam de apoio do poder público”, disse o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.

A Campanha do Agasalho também disponibilizará doações no próprio ginásio para as pessoas que forem procurar atendimento. “Vários órgãos da prefeitura trabalharam para que pudéssemos ter aqui, neste momento, um local para recepcionar essas pessoas. Agradecemos a Fundação La Salle que cedeu o espaço para as pessoas que necessitem de um local para passar a noite”, ressalta o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves.

População pode ajudar

A população pode comunicar a Prefeitura de Canoas sobre os locais onde forem encontradas pessoas em situação de rua para que elas sejam convidadas a se abrigar no ginásio. O contado é através do telefone (51) 98681-1047.

De acordo com o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, haverá uma estrutura de apoio com equipes das secretarias da Saúde, Segurança, Geral do Município, Serviços Urbanos, Guarda Municipal, Mobilização, Cidadania, Subprefeituras além da Fundação La Salle e Movimento Ação de Canoas (MACA).

Os itens para doação

  • Meias para adulto
  • Roupas íntimas para adulto
  • Sabonete
  • Toalha de banho
  • Papel higiênico
  • Cobertor
  • Ração para cachorros

Conheça todos os pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2022:

– Defesa Civil de Canoas (Rua Bandeirantes 450, Nossa Senhora das Graças)
– Prefeitura Municipal De Canoas (Rua Quinze De Janeiro, 11,Centro, Canoas)
– Viezzer (Rua Ramiro Barcelos, 198, São José)
-Viezzer (Rua Monte Castelo, 1149, Nossa Sra. Das Graças)
– Viezzer (Av. Boqueirão, 3167, Guajuviras)
– Viezzer (Rua República, 720, Mato Grande)
– Viezzer (Av. Farroupilha, 6845, Igara)
– Viezzer (Av. Do Nazário, 1783, Olaria)
– Câmara Municipal De Canoas (Rua Ipiranga, 123, Centro, Canoas)
– Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750, Centro, Canoas)
– Subprefeitura Centro Canoas (Rua Euclídes da Cunha, 280)
– Subprefeitura Sudoeste de Canoas (Rua Edgar Fritz Muller, 430)
– Subprefeitura Sudeste (Rua Mal. Rondon, 100)
– Subprefeitura Nordeste (Av. Boqueirão, 3166)
– Subprefeitura Noroeste (R. Candelária, 441)
– Fundação La Salle (Av. Getúlio Vargas, 5558 – Centro, Canoas)
– Hipermercado Zaffari Parkshopping Canoas (Avenida Farroupilha, 4545 SUC 1009 – Mal. Rondon, Canoas
– Centro de Pastoral La Salle (antigo La Salle São Paulo) – (Rua Lajeado, 1300, Niterói)
– Via Porcello – Rua 15 de Janeiro, 226, Centro

Centro Olímpico Municipal (COM)

No ano passado, o Centro Olímpico Municipal (COM) abrigou 3.731 pessoas. Durante o acolhimento, foram arrecadados cobertores, 44.300 peças de roupa, 2 toneladas de alimentos e 600 kg de ração para pets.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Estado oficializa nomeação de 1.012 novos servidores para a Polícia Penal do RS

Redação

Publicado

em

Foto: Jonathan Silva/Polícia Penal

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 23, a nomeação de 1.012 novos servidores para a Polícia Penal do Rio Grande do Sul. O chamamento, anunciado pelo governador Eduardo Leite no dia 6 de janeiro, inclui 953 policiais penais e 59 técnicos administrativos.

As nomeações decorrem da Lei Complementar nº 16.449/2025, que institui o Estatuto da Polícia Penal. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 16 de dezembro e sancionada pelo Executivo estadual no dia 24 do mesmo mês.

Ao comentar as nomeações, o governador afirmou que a ampliação do quadro está inserida no planejamento do governo para o sistema prisional.

“Este é o maior chamamento já realizado pela Polícia Penal e faz parte de um planejamento responsável com as contas públicas. Estamos reforçando o capital humano do sistema prisional porque tudo o que fazemos no enfrentamento ao crime nas ruas se reflete também dentro dos presídios”, declarou. Leite também informou que um novo concurso público está previsto para atender a futuras unidades e ampliações. “Além dessas nomeações, em breve vamos lançar um novo concurso para assegurar que todas as novas unidades e ampliações em andamento operem nas condições adequadas”, disse.

O chamamento ocorre enquanto avançam as obras de cinco novas unidades prisionais no Estado, localizadas em Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Passo Fundo e Alegrete. A previsão é de que as estruturas criem 5.348 novas vagas no sistema prisional gaúcho.

Com a regulamentação da Polícia Penal, o número de cargos foi ampliado para 6.938 vagas de policiais penais e 50 de técnicos administrativos. Somados aos cargos de analistas, o quadro total da instituição chega a 14.455 posições, a serem preenchidas gradualmente por meio de concursos públicos. Segundo o governo estadual, desde 2019 já foram nomeados 5.364 servidores para a área.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, afirmou que o reforço no quadro de servidores impacta diretamente o funcionamento do sistema prisional.

“Investimos em estrutura, tecnologia e ampliamos vagas, mas os servidores são determinantes. O chamamento permite reorganizar o sistema e possibilita que policiais militares retornem às ruas”, afirmou.

Entre as atribuições da Polícia Penal estão atividades de vigilância, custódia, escolta, assistência e orientação de pessoas privadas de liberdade, além da manutenção da ordem nas unidades prisionais, da fiscalização de presos em regime domiciliar e do acompanhamento de pessoas monitoradas eletronicamente.

O superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol, destacou a responsabilidade da instituição frente à população carcerária.

“Temos a missão de exercer o papel do Estado frente a 53 mil pessoas em cumprimento de pena e à sociedade, que espera eficiência na segurança. Esse chamamento terá reflexo na qualificação do serviço com mais profissionais atuando”, afirmou.

De acordo com dados do governo do Estado, os investimentos no sistema penitenciário entre 2019 e 2026 superam R$ 1,4 bilhão, incluindo a construção de novas unidades, ampliações e aquisição de equipamentos.

Continuar a ler

Policial

RS registra mais dois feminicídios em janeiro marcado pela violência contra a mulher

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Até a última quinta-feira, 22, o Rio Grande do Sul já contabilizava sete feminicídios registrados somente no mês de janeiro. A sequência de crimes foi ampliada no fim de semana, com dois novos casos ocorridos em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e em Tramandaí, no Litoral Norte do Estado.

Na madrugada de sábado, 24, uma mulher de 30 anos foi morta a facadas dentro de casa, em Novo Hamburgo. Segundo a Brigada Militar, a vítima estava na residência com as duas filhas, uma adolescente de 12 anos e um bebê de 8 meses. O principal suspeito é o companheiro da mulher, de 31 anos, que fugiu antes da chegada da guarnição.

A faca supostamente utilizada no crime foi localizada no interior do imóvel. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência foi acionado e constatou a morte no local. A área foi isolada para os trabalhos do Instituto-Geral de Perícias, e a Polícia Civil investiga o caso como feminicídio. Conforme a polícia, o suspeito já havia sido investigado por uma suposta agressão contra a vítima em 2024.

O segundo caso foi registrado na manhã deste domingo, 25, em Tramandaí. Uma mulher de 25 anos foi morta a facadas na Rua Rebouças, no bairro São Francisco. A Brigada Militar foi acionada por volta das 6h30, após vizinhos relatarem gritos vindos da residência do casal, que morava no local havia cerca de três meses.

Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram a vítima já sem vida, com ferimentos causados por arma branca. O companheiro da mulher, também de 25 anos, tentou fugir pelo telhado e por pátios de casas vizinhas ao perceber a presença policial, causando danos à estrutura de imóveis. Durante a fuga, ele sofreu cortes e escoriações, mas foi cercado e preso com o apoio de outras viaturas.

Duas crianças, de 2 e 5 anos, filhas da vítima, estavam dentro da casa no momento do crime. O Conselho Tutelar foi acionado e adotou as medidas necessárias para garantir a proteção e o encaminhamento das meninas.

O suspeito foi levado para atendimento médico e, depois, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. O caso é tratado como feminicídio. A área foi isolada para o trabalho da perícia, e a Polícia Civil segue responsável pela investigação.

Em ambos os casos, nomes das vítimas e dos suspeitos não foram divulgados.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques