Política
REPRESENTATIVIDADE FEMININA: Câmara tem seis vereadoras pela primeira vez

Em cerimônia híbrida, na manhã desta terça-feira, 8, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, tomaram posse na Câmara Municipal de Canoas as suplentes do Partido Social Democrático, Neuza Ruffato; do Avante, Tatiane Sott; do Partido Verde, Cristina Colares; e do NOVO, Viviane Lottici. Elas substituirão, respectivamente, os vereadores Patteta, Gilson Oliveira, Cris Moraes e Jonas Dalagna, que solicitaram licença do mandato a fim de abrir a suplência.
2022 está sendo um ano atípico para a representatividade feminina na Câmara de Canoas. Após 30 anos, o legislativo canoense, desde fevereiro deste ano, tem duas mulheres em seu quadro. Menos de um mês depois, em uma ação conjunta das bancadas do PT, PV, NOVO, PSD e AVANTE, mais quatro mulheres assumiram como vereadoras. É a primeira vez na história do município que se tem seis vereadoras na Câmara Municipal, contando com a bancada do PT, com Maria Eunice e Vani Piovezan.
No ato do juramento, Neuza Ruffato afirmou que “é uma honra poder participar deste ato junto à Câmara Municipal e poder destacar o protagonismo da Mulher”. “É um momento onde podemos mostrar nossa união, determinação e disposição em lutar pela igualdade da Mulher em todas as áreas e principalmente na Política”, afirmou. Neuza é profissional da área da educação há 33 anos, sendo Orientadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Canoas e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Longoni, onde foi diretora por 20 anos. Após passar por uma tragédia pessoal, fundou a ONG MarSeguro, Instituto Thiago Rufatto, com o intuito de conscientizar sobre a prática segura do Surf e Maior Segurança no mar. Recebeu também o prêmio “Laney Langaro”, como destaque na Educação em Canoas e desde 2021 é Subprefeita do Quadrante Sudeste.
Tatiane Sott afirmou que “na política encontrei os recursos necessários para ser instrumento de melhoria na vida dos Canoenses”. “Hoje consigo dar vez e voz a demandas e projetos que transformam a vida das pessoas”, contou. Tatiane tem 38 anos, é gestora, mãe de quatro filhos, casada há 15 anos e empreendedora na Cidade de Canoas. Faz parte do quadro de colaboradores de grandes empresas privadas como RBS, Bradesco e Nestlé e é fundadora da AMEC (Associação de Mulheres Empreendedoras de Canoas), instituição sem fins lucrativos que apoia Mulheres Empreendedoras, atuando como um braço de apoio a essas empresas, auxiliando no crescimento e desenvolvimento de suas empresas, disponibiliza conhecimento gratuito em gestão, vendas, estratégias de Marketing e presta também apoio e incentivo a superação de crises. Desde 2021, está à frente de diretorias no executivo canoense.
Já a vereadora Cristina Colares, salientou que “essa decisão de mulher na política, é a que nos chega como missão de vida”. “Com causas sociais, econômicas, de saúde, do meio ambiente, da educação e da Cultura são causas de primeira necessidade para nós, pois tomamos nos braços, encharcando nossos corações de esperança e definimos, decidimos e realizamos”, contou. Cristina ainda finalizou recitando a canção Rosa, de Marisa Monte: “…tu és divina e graciosa, estátua majestosa, do amor por Deus esculturada e formada com ardor, da alma da mais linda flor…”. Cristina é Licenciada em Educação Física pela ULBRA Canoas, com especialização em dança pela PUC/RS e MBA Produção Executiva e Gestão de Risco. É também supervisora dos programas do Centro de Atividade Motora Adaptada ULBRA Canoas e professora da rede estadual de ensino com experiência em gestão de projetos. Em 2013 foi delegada estadual na Conferência Nacional de Cultura e, desde 2021 atua como Gestora Cultural no município de Canoas.
Na fala da vereadora Viviane Littici, ela destacou que está “honrada com a oportunidade de substituir como suplente, o vereador Jonas Dalagna na semana da mulher”. “É gratificante poder contribuir com a Cidade e poder colocar em prática as ideias e princípios do Partido Novo”, conta. “Fico feliz em fazer parte da representatividade feminina na Câmara, contribuindo com o maior número de mulheres no legislativo canoense e considero importante uma maior representatividade feminina”, concluiu. Viviane tem 43 anos, é graduada em engenharia, corretora de imóveis e diretora da Imobiliária Lottici há doze anos.
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde6 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana