Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Política

REPRESENTATIVIDADE FEMININA: Câmara tem seis vereadoras pela primeira vez

Redação

Publicado

em

Em cerimônia híbrida, na manhã desta terça-feira, 8, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, tomaram posse na Câmara Municipal de Canoas as suplentes do Partido Social Democrático, Neuza Ruffato; do Avante, Tatiane Sott; do Partido Verde, Cristina Colares; e do NOVO, Viviane Lottici. Elas substituirão, respectivamente, os vereadores Patteta, Gilson Oliveira, Cris Moraes e Jonas Dalagna, que solicitaram licença do mandato a fim de abrir a suplência.

2022 está sendo um ano atípico para a representatividade feminina na Câmara de Canoas. Após 30 anos, o legislativo canoense, desde fevereiro deste ano, tem duas mulheres em seu quadro. Menos de um mês depois, em uma ação conjunta das bancadas do PT, PV, NOVO, PSD e AVANTE, mais quatro mulheres assumiram como vereadoras. É a primeira vez na história do município que se tem seis vereadoras na Câmara Municipal, contando com a bancada do PT, com Maria Eunice e Vani Piovezan.

No ato do juramento, Neuza Ruffato afirmou que “é uma honra poder participar deste ato junto à Câmara Municipal e poder destacar o protagonismo da Mulher”. “É um momento onde podemos mostrar nossa união, determinação e disposição em lutar pela igualdade da Mulher em todas as áreas e principalmente na Política”, afirmou. Neuza é profissional da área da educação há 33 anos, sendo Orientadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Canoas e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Longoni, onde foi diretora por 20 anos. Após passar por uma tragédia pessoal, fundou a ONG MarSeguro, Instituto Thiago Rufatto, com o intuito de conscientizar sobre a prática segura do Surf e Maior Segurança no mar. Recebeu também o prêmio “Laney Langaro”, como destaque na Educação em Canoas e desde 2021 é Subprefeita do Quadrante Sudeste.

Tatiane Sott afirmou que “na política encontrei os recursos necessários para ser instrumento de melhoria na vida dos Canoenses”. “Hoje consigo dar vez e voz a demandas e projetos que transformam a vida das pessoas”, contou. Tatiane tem 38 anos, é gestora, mãe de quatro filhos, casada há 15 anos e empreendedora na Cidade de Canoas. Faz parte do quadro de colaboradores de grandes empresas  privadas como RBS, Bradesco e Nestlé e é fundadora da AMEC (Associação de Mulheres Empreendedoras de Canoas), instituição sem fins lucrativos que apoia Mulheres Empreendedoras, atuando como um braço de apoio a essas empresas, auxiliando no crescimento e desenvolvimento de suas empresas, disponibiliza conhecimento gratuito em gestão, vendas, estratégias de Marketing e presta também apoio e incentivo a superação de crises. Desde 2021, está à frente de diretorias no executivo canoense.

Já a vereadora Cristina Colares, salientou que “essa decisão de mulher na política, é a que nos  chega como missão de vida”. “Com causas sociais, econômicas, de saúde, do meio ambiente, da educação e da Cultura são causas de primeira necessidade para nós, pois tomamos nos braços, encharcando nossos corações de esperança e definimos, decidimos e realizamos”, contou. Cristina ainda finalizou recitando a canção Rosa, de Marisa Monte: “…tu és divina e graciosa, estátua majestosa, do amor por Deus esculturada e formada com ardor, da alma da mais linda flor…”. Cristina é Licenciada em Educação Física pela ULBRA Canoas, com especialização em dança pela PUC/RS e MBA Produção Executiva e Gestão de Risco. É também supervisora dos programas do Centro de Atividade Motora Adaptada ULBRA Canoas e professora da rede estadual de ensino com experiência em gestão de projetos. Em 2013 foi delegada estadual na Conferência Nacional de Cultura e, desde 2021 atua como Gestora Cultural no município de Canoas.

Na fala da vereadora Viviane Littici, ela destacou que está “honrada com a oportunidade de substituir como suplente, o vereador Jonas Dalagna na semana da mulher”. “É gratificante poder contribuir com a Cidade e poder colocar em prática as ideias e princípios do Partido Novo”, conta. “Fico feliz em fazer parte da representatividade feminina na Câmara, contribuindo com o maior número de mulheres no legislativo canoense e considero importante uma maior representatividade feminina”, concluiu. Viviane tem 43 anos, é graduada em engenharia, corretora de imóveis e diretora da Imobiliária Lottici há doze anos.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Projeto de reposição salarial dos servidores municipais é aprovado por unanimidade na Câmara

Redação

Publicado

em

O projeto de lei nº5, que prevê a reposição salarial dos servidores municipais foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 26.

Encaminhada pela Prefeitura no dia anterior, a proposta entrou na pauta do dia a pedido do executivo. O PL que autoriza a contratação temporária de professores, e o PL que propõe reformas no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (CanoasPrev) foram relacionados para a sessão de quarta-feira, 27.

Aprovação comemorada

A aprovação foi celebrada pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, que destaca os esforços feitos pela administração atual para que os reflexos das dificuldades financeiras não atinjam a remuneração dos servidores e dos demais agentes públicos. “Embora a presente correção se situe na margem da inflação acumulada, exigirá do município uma cota mais de esforço, justificado, contudo, tendo em vista que disto resultam os bens e serviços que prestamos à população canoense e, logo, estes precisam ser mantidos sem qualquer redução ou deficiência”, destaca.

O reajuste ao funcionalismo será de 4,62%, mesmo percentual de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do exercício de 2023. O percentual será parcelado, de abril a outubro.

Continuar a ler

Política

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, questiona e critica atual gestão municipal sobre déficit orçamentário

Redação

Publicado

em

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, Discute Déficit Orçamentário em Sessão da Câmara - Foto: Bruna Ourique

Na Câmara Municipal de Canoas, um grande expediente proposto pelos vereadores debateu as finanças da cidade. O ex-secretário da Fazenda, João Portela, foi convidado a participar do tema do déficit orçamentário, que tem sido amplamente discutido pela atual administração municipal.

Portela detalhou seu histórico de gestão, abrangendo períodos críticos da administração financeira de Canoas. Ele compartilhou insights sobre as várias fases da economia municipal, incluindo os anos de 2007-08, 2019-20, 2021-22 e seu recente retorno em 2023.

Durante a sessão, Portela abordou tópicos como a contabilidade pública, dívida consolidada, e a gestão fiscal e enfatizou a necessidade de transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos.

‘Desajustes e alertas’

O ex-secretário alertou sobre os desajustes financeiros previstos, resultantes da queda na arrecadação e do aumento das despesas, criticando a gestão atual pela demora em reconhecer e abordar esses problemas.

Ele detalhou como o déficit mensal de Canoas, oscilando entre 30 a 40 milhões, foi mascarado por decisões administrativas que levaram a uma dívida acumulada considerável.

Portela discutiu as estratégias utilizadas para cobrir o déficit, mencionando medidas como receitas extraordinárias e privatizações. Ele projetou um cenário desafiador até novembro de 2024, sublinhando a importância de um planejamento financeiro eficaz para mitigar futuras crises.

Críticas e Perspectivas

O ex-secretário criticou a atual gestão financeira de Canoas por sua abordagem tardia e ineficiente, oferecendo soluções para a crise financeira, que incluem tanto a busca por receitas extraordinárias quanto a redução de despesas.

Continuar a ler

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm