Política
Prefeitura propõe pagamento de rescisões em 28 parcelas a funcionários do Gamp

Proposta será levada pelos sindicatos aos trabalhadores e uma nova mediação foi marcada para o dia 7 de fevereiro
A prefeitura de Canoas apresentou nesta segunda-feira, 31, ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) e sindicatos da área da saúde, a proposta para o pagamento das rescisões dos 2.791 funcionários desligados do Gamp. O valor total das rescisões, incluindo gestantes, lactantes é de 51,7 milhões.
O cronograma prevê o pagamento de forma parcelada, em até 28 prestações (tabela 1), com primeiro depósito em 10 de março de 2022 e última parcela em 10 junho de 2024, desde que haja concordância dos trabalhadores, manifestada por meio de seus sindicatos, e a homologação por parte do Tribunal Regional do Trabalho. Havendo acordo, todos os colaboradores recebem a partir do 1º mês (março de 2022), até a conclusão do pagamento do valor total da sua rescisão. Nenhuma parcela será menor do que um salário mínimo (R$ 1.212,00).
Desta forma, na medida em que os depósitos forem realizados, os colaboradores com menores valores de rescisão serão pagos, havendo quitações mês a mês. Somente no mês de março, 141 profissionais já terão suas rescisões quitadas. Até julho deste ano, serão 41,96%, do total de trabalhadores com suas rescisões quitadas. Na proposta do Município, em dezembro de 2022, cerca de 70% dos colaboradores já terão recebido o valor total da sua rescisão, número que em dezembro de 2023 atinge 90% dos profissionais (tabela 2).
A proposta prevê ainda, para março de 2023 e março de 2024, a correção dos valores conforme o IPCA, que é o índice usado para corrigir os impostos municipais e o salário dos funcionários da Prefeitura.
Para as 120 mulheres em licença maternidade, a proposta inicial é manter a estabilidade com o pagamento mensal dos salários até o final da licença, e após este pagamento, quitar a rescisão conforme o cronograma.
A Prefeitura salienta que o estudo apresentado foi pensado com muita cautela, de modo que os valores possam ser honrados. O prefeito Jairo Jorge ressaltou que a situação é diferenciada, exige celeridade, mas também muito cuidado, para que o acordo contemple todas as partes, inclusive para evitar apontamento dos órgãos de controle. Colocou ainda a Administração Municipal à disposição dos sindicatos para esclarecer pontualmente qualquer questão, para que todos tenham segurança. “Faço um pedido para que a proposta seja avaliada, que façamos possíveis ajustes, mas que fechemos um acordo.”
O Município, apesar de não ser responsável pelos pagamentos, busca o acordo judicial, na condição de interventor, para o pagamento das rescisões. O responsável pelos contratos de trabalho é o Gamp, empresa insolvente.
Rodrigo Trindade, juiz auxiliar do TRT4, que realizou a mediação, destacou o trabalho e a agilidade da Prefeitura Municipal de Canoas. Ressalvou aos representantes das categorias a “vontade política do Município em pagar, mesmo que o pagamento não seja no período ideal”.
O estudo apresentado será levado pelas categorias para debate interno e, no dia 7 de fevereiro, às 15h, haverá nova mediação para ouvir as considerações dos sindicatos. O pagamento dos valores depende de acordo judicial.
Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo fone (51) 3236.1600 (ramal 5119) ou através do email comitedeintervencao@canoas.rs.gov.br . Tabela 1 Tabela 2 Proposta de cronograma de pagamento das rescisões OBS.:
Tabela 1
Tabela 2
Proposta de cronograma de pagamento das rescisões
OBS.: Os números nas colunas dos meses são referentes aos colaboradores com rescisão quitada
Política
O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas

O Podemos do Rio Grande do Sul realizou um ato de filiação para receber o Deputado Capitão Macedo em seus quadros.
O evento, realizado em Canoas, contou com a presença de lideranças políticas, militantes e apoiadores.
Política
NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Representantes do partido NOVO no Rio Grande do Sul e o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), realizaram nesta sexta-feira, 8, a primeira reunião de trabalho após o anúncio de aliança entre as siglas. O encontro, realizado em um auditório com presença de filiados do NOVO de diversas regiões, marcou o início das discussões para a elaboração de um projeto conjunto para as eleições de 2026.
Durante o evento, Zucco afirmou que a parceria entre PL e NOVO busca promover mudanças no Estado e destacou a importância de união em torno de objetivos comuns. Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) declarou que a aliança pretende apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando a convergência de valores entre as legendas.
Segundo os organizadores, novas reuniões estão previstas para aprofundar o plano de governo que será apresentado aos eleitores.
Política
Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Tomou posse como vereadora na quinta-feira, 7, a primeira suplente do PL, Larissa Rodrigues. Ela assume a vaga deixada por Ezequiel Vargas, que teve seu mandato cassado. Larissa já havia exercido o cargo anteriormente, quando apresentou e articulou a aprovação da lei municipal que instituiu o Maio Laranja — campanha voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Aos 25 anos, ela estuda administração e se define como cristã e conservadora. Atualmente, estava lotada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atuando como adjunta de trânsito. Segundo a vereadora, “é uma honra e um privilégio enorme voltar a essa casa como uma representante do povo, escolhida 1473 vezes por pessoas que acreditam em uma Canoas melhor. “Assumo para construir pontes e não muros. Sem demagogia, apenas o trabalho honesto e a fé em Deus”, disse Larissa.
“Quero salientar também o trabalho sério que essa Câmara vem desempenhando e o meu compromisso com as pessoas, com a família canoense, com as nossas crianças. Minha declaração hoje é de agradecimento. Contem comigo para fazer esta casa e Canoas ainda mais fortes”, concluiu a representante do PL.
- Política1 semana atrás
Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense
- Canoas1 semana atrás
Secretaria de Obras de Canoas projeta recuperação de mais 45 vias asfálticas em agosto
- Eventos1 semana atrás
Innova Canoas reúne empresas, universidades e público em noite dedicada à inteligência artificial e inovação
- Política1 semana atrás
NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS
- Geral1 semana atrás
XVI Conferência Municipal da Assistência Social acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Associação Pestalozzi
- Oportunidade4 dias atrás
Com salários acima de R$ 10 mil, BRDE abre concurso para vagas nos três estados do Sul
- Transporte1 semana atrás
Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora
- Educação1 semana atrás
II Semana de Prevenção à Violência Escolar começa na próxima segunda-feira, 11, em Canoas