Saúde
FIM DA ERA GAMP: Outras quatro instituições já assumiram unidades de saúde do município

Em coletiva dada à imprensa na Prefeitura de Canoas, nesta quarta-feira, 26, o prefeito Jairo anunciou o fim da gestão do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP), após cinco anos, em razão do fim do prazo dos Termos de Fomento 01 e 02. Na ocasião, foram informados que mais de 90% dos funcionários que haviam sido demitidos, 3,5 mil, foram recontratados.
A partir do primeiro minuto desta quinta-feira, 27, a FUNAM (Fundação Educacional Alto Médio São Francisco) assumiu a gestão do Hospital Universitário de Canoas (HU); o ACENI (Instituto de Atenção à Saúde e Educação) se tornou responsável pelo Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antonio Ronchetti (HSPC); a BIOESP (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais) está à frente das UPAs; e o IBSAÚDE (Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano) passou a administrar os CAPS Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer.
“Ninguém levará calote”
Durante o encontro, o prefeito enfatizou que os critérios para contrato dos funcionários priorizou quem já estava na ativa, o que somaria mais de 90% dos recontratados. Ainda, que ninguém levaria calote. “Inclusive, pagamos hoje (quarta-feira, 26), antecipando um dia, o valor do aviso-prévio dos funcionários, num valor aproximado de 18 milhões de reais”.
Quanto ao pagamento das rescisões, que somam mais de R$ 50 milhões e contam com acordo judicial, as datas para quitação deverão ser apresentadas no início da próxima semana.
“Encaminhei ao Governador e sei que ele será solidário, pois tem colaborado com Canoas, e acharemos alternativas para lançarmos as licitações definitivas, que negociamos desde agosto”, garantiu Jairo.
O gestor também lembrou que o GAMP foi a segunda colocada para licitação e só assumiu porque uma determinação judicial impediu a primeira, Cruz Vermelha, que já havia ganho outra em Porto Alegre.
Novas instituições e licitações
De acordo com texto divulgado pela Prefeitura, as quatro novas instituições foram selecionadas por meio de processo público. Os contratos com as novas administradoras são do tipo emergencial, exceto a dos CAPS, que é de licitação. Os valores passam de R$ 20 milhões.
As UPAS estão com o processo licitatório em andamento, com quinze empresas disputando o certame. Os demais processos de chamamento público estão em andamento por indefinições quanto aos repasses a serem destinados a Canoas pelo programa de incentivos hospitalares “Assistir”. A previsão das publicações é para a primeira quinzena de março de 2022.
GAMP
O GAMP já foi alvo de investigação do Ministério Público. Em 2018, oito pessoas foram denunciadas pela Promotoria de Justiça de Canoas e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) por participação em organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro envolvendo o contrato do grupo com a prefeitura do município.
Saúde
Anvisa proíbe venda de tirzepatida irregular e suspende comercialização de retatrutida no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização de injeções de tirzepatida das marcas Synedica e TG, que vinham sendo vendidas no Brasil sem registro e ficaram conhecidas como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.
A autarquia também suspendeu todas as vendas de retatrutida no país. A substância ainda está em fase de testes clínicos, não teve aprovação para uso em nenhum país e não possui registro junto à Anvisa.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21. Conforme a resolução, ficam proibidas a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos produtos em todo o território nacional. Segundo a agência, a qualidade, a eficácia e a segurança dessas substâncias não foram avaliadas, o que pode representar riscos à saúde.
De acordo com a divulgação, foi constatada a divulgação e oferta dos produtos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, fabricados por empresa desconhecida e promovidos por perfis em redes sociais como @tirzepatida.oficial, @albertotirzepatida e @retatrutida1.
A norma estabelece ainda que as ações de fiscalização se aplicam a pessoas físicas, jurídicas e também a veículos de comunicação que comercializem ou divulguem os produtos proibidos.
Atualmente, a única formulação de tirzepatida autorizada pela Anvisa é o medicamento Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. A retatrutida não foi submetida para análise regulatória no Brasil.
Em novembro do ano passado, a Anvisa já havia reforçado que medicamentos sem registro não podem ser vendidos ou utilizados no país, com a publicação de proibições específicas para outros produtos irregulares, como T.G. 5, Lipoless, Lipoless Éticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.
Na ocasião, a agência informou que as medidas foram adotadas diante do aumento de evidências de propaganda e comercialização irregulares, inclusive pela internet, prática proibida pela legislação brasileira.
A Anvisa também alertou que esses produtos não podem ser trazidos do exterior. Medicamentos sem registro só podem ser importados de forma excepcional, para uso pessoal, mediante prescrição médica e cumprimento de critérios específicos. No caso de produtos com proibição expressa, essa possibilidade também fica suspensa.
Segundo a agência, o uso de medicamentos não aprovados dificulta a rastreabilidade em situações de eventos adversos e impede a adoção de medidas regulatórias necessárias para a proteção da saúde da população.
Saúde
Simers afirma que UTI Neonatal do HU estaria operando com capacidade reduzida; Prefeitura nega

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) emitiu nota afirmando que a UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU) de Canoas estaria operando com capacidade reduzida, em razão de dificuldades na composição das escalas médicas. No comunicado, a entidade relata riscos à assistência. Em nota, a Prefeitura de Canoas afirma que os pagamentos estão em dia, que as escalas seguem a legislação vigente e que o número oficial de leitos é diferente do apontado pelo sindicato.
A situação trazida pelo Sindicato teria sido verificada na manhã de quarta-feira, 14, durante visita de uma equipe do Simers ao hospital. Segundo o sindicato, o setor possui 35 leitos físicos, dos quais 15 estariam em uso no momento da vistoria. De acordo com os profissionais ouvidos pela entidade, a redução estaria relacionada a atrasos recorrentes no pagamento dos honorários médicos, o que teria dificultado a permanência e a contratação de especialistas.
Ainda conforme o Simers, em alguns turnos haveria apenas um médico especialista responsável pela UTI Neonatal, acumulando também o atendimento ao centro obstétrico. O sindicato aponta, ainda, a ausência de responsável técnico no setor, função responsável por coordenar as equipes e atuar em situações de emergência. Diante do cenário, os médicos afirmam ter solicitado à direção do hospital e ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) a restrição de atendimentos, sem retorno até o momento.
A conselheira do Simers, Denise Affonso, alertou para o risco em situações de intercorrências simultâneas. O diretor clínico do HU e diretor do sindicato, Marcos André dos Santos, manifestou preocupação com a dificuldade de recomposição das equipes, citando a perda de credibilidade junto aos profissionais. Segundo a nota, representantes do sindicato teriam se reunido com a direção do hospital e com a Medintegra, empresa responsável pela organização das escalas, para relatar os riscos à assistência e cobrar a regularização dos pagamentos.
PREFEITURA REFUTA ALEGAÇÕES
Em resposta, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, conforme a empresa responsável pelo provimento das equipes médicas da UTI Neonatal e da Sala de Partos, todos os profissionais tiveram os valores integralmente quitados no dia 7 de janeiro de 2026, dentro do prazo previsto no contrato vigente com a Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU Canoas.
A administração municipal afirma ainda que a escala de médicos plantonistas está organizada conforme o dimensionamento previsto na legislação. Segundo registros formais da instituição, no dia 14 de janeiro, data da visita do sindicato, a UTI Neonatal contava com dois médicos especialistas em atendimento, além de uma médica atuando na Sala de Partos.
Sobre o número de leitos, a Prefeitura esclarece que a capacidade oficialmente disponibilizada e regulada da UTI Neonatal do HU Canoas é de 20 leitos, conforme protocolo vigente, e não 35, como mencionado pelo sindicato. A Secretaria de Saúde informou também que acompanha de forma permanente a execução dos contratos, o funcionamento das escalas médicas e a organização da assistência neonatal.
Saúde
Revitalização da UPA Caçapava tem início após as enchentes de 2024

Teve início na terça-feira, 13, a revitalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caçapava, em Canoas. A unidade está entre os equipamentos públicos da área da saúde afetados pelas enchentes registradas em 2024. A ação faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura para recuperar estruturas danificadas e manter o atendimento à população.
A obra prevê a pintura interna e externa do prédio, além da construção de um novo balcão na recepção, com a proposta de melhorar o fluxo de atendimento a pacientes e acompanhantes.
Também estão incluídos no projeto reparos nas redes elétrica, hidráulica e no sistema de encanamento de gás. As intervenções têm como objetivo corrigir danos causados pelas enchentes e prevenir novos problemas estruturais, garantindo o funcionamento da unidade.
O prefeito Airton Souza afirmou que acompanha a execução dos trabalhos e destacou a relevância da revitalização para a comunidade.
“Estou acompanhando de perto esse trabalho, que é muito importante para melhorar o ambiente e o acolhimento da população. Nosso compromisso é garantir que as pessoas sejam atendidas em um espaço mais seguro, organizado e digno”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, explicou que a revitalização envolve diferentes frentes de atuação.
“Estamos fazendo uma revitalização completa, com pintura interna e externa, melhorias na recepção com a construção de um novo balcão e todos os reparos necessários nas redes elétrica, hidráulica e de gás. São ajustes fundamentais para garantir segurança, qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde”, afirmou.
Já a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, destacou o planejamento envolvido na execução da obra.
“Essa revitalização é resultado de um trabalho técnico, em parceria com a empresa gestora, focado na reconstrução dos equipamentos públicos atingidos pelas enchentes. Nosso objetivo é assegurar que a cidade recupere seus serviços com mais estrutura e resiliência”, disse.

Geral1 semana atrásParque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

Mobilidade1 semana atrásCanoas retomará uso de radares móveis para fiscalização do trânsito em 2026

Mobilidade1 semana atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Obras1 semana atrásGoverno do Estado assina contrato autorizando início da duplicação do Caminho do Meio em Viamão

Trânsito6 dias atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral6 dias atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Obras1 semana atrásSecretaria de Obras inicia substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, em Canoas

Educação6 dias atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil






















































