Conecte-se conosco

header-top







 

17/07/2026
 

Saúde

FIM DA ERA GAMP: Outras quatro instituições já assumiram unidades de saúde do município

Redação

Publicado

em

Em coletiva dada à imprensa na Prefeitura de Canoas, nesta quarta-feira, 26, o prefeito Jairo anunciou o fim da gestão do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP), após cinco anos, em razão do fim do prazo dos Termos de Fomento 01 e 02. Na ocasião, foram informados que mais de 90% dos funcionários que haviam sido demitidos, 3,5 mil, foram recontratados.

A partir do primeiro minuto desta quinta-feira, 27, a FUNAM (Fundação Educacional Alto Médio São Francisco) assumiu a gestão do Hospital Universitário de Canoas (HU); o ACENI (Instituto de Atenção à Saúde e Educação) se tornou responsável pelo Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antonio Ronchetti (HSPC); a BIOESP (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais) está à frente das UPAs; e o IBSAÚDE (Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano) passou a administrar os CAPS Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer.

“Ninguém levará calote”

Durante o encontro, o prefeito enfatizou que os critérios para contrato dos funcionários priorizou quem já estava na ativa, o que somaria mais de 90% dos recontratados. Ainda, que ninguém levaria calote. “Inclusive, pagamos hoje (quarta-feira, 26), antecipando um dia, o valor do aviso-prévio dos funcionários, num valor aproximado de 18 milhões de reais”.

Quanto ao pagamento das rescisões, que somam mais de R$ 50 milhões e contam com acordo judicial, as datas para quitação deverão ser apresentadas no início da próxima semana.

“Encaminhei ao Governador e sei que ele será solidário, pois tem colaborado com Canoas, e acharemos alternativas para lançarmos as licitações definitivas, que negociamos desde agosto”, garantiu Jairo.

O gestor também lembrou que o GAMP foi a segunda colocada para licitação e só assumiu porque uma determinação judicial impediu a primeira, Cruz Vermelha, que já havia ganho outra em Porto Alegre.

Novas instituições e licitações

De acordo com texto divulgado pela Prefeitura, as quatro novas instituições foram selecionadas por meio de processo público. Os contratos com as novas administradoras são do tipo emergencial, exceto a dos CAPS, que é de licitação. Os valores passam de R$ 20 milhões.

As UPAS estão com o processo  licitatório em andamento, com quinze empresas disputando o certame. Os demais processos de chamamento público estão em andamento por indefinições quanto aos repasses a serem destinados a Canoas pelo programa de incentivos hospitalares “Assistir”. A previsão das publicações é para a primeira quinzena de março de 2022.

GAMP

O GAMP já foi alvo de investigação do Ministério Público. Em 2018, oito pessoas foram denunciadas pela Promotoria de Justiça de Canoas e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) por participação em organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro envolvendo o contrato do grupo com a prefeitura do município.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Equipes de saúde intensificam vacinação contra a influenza em escolas municipais de Canoas Vacinação contra a influenza é intensificada nas escolas municipais de Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Renata Strapazzon/PMC

Equipes das unidades de saúde de Canoas estão aplicando a vacina contra a gripe em escolas da rede municipal como parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. A imunização é realizada mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Na quarta-feira, 15, a ação ocorreu na EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, no bairro Guajuviras, onde cerca de 100 estudantes receberam a vacina contra a influenza.

A atividade ocorre após a emissão de um alerta epidemiológico pela Vigilância em Saúde, divulgado na última quinta-feira, 9, com orientações para que escolas municipais, estaduais e particulares reforcem medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias. O documento também traz recomendações aos profissionais da educação e às famílias sobre procedimentos para reduzir a transmissão dessas doenças no ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora de Serviços de Saúde da Clínica de Saúde da Família Guajuviras, Paola Fernanda Lehnen, a vacinação nas escolas amplia o acesso da população ao imunizante.

“É de extrema importância essa participação da Atenção Primária porque ajuda a aumentar o campo de vacinação e o alcance dessa vacina. A nossa presença na escola amplia bastante o acesso da população ao imunizante. A vacina é trivalente e vai proteger contra os principais vírus respiratórios em circulação nesse momento. Por isso é importante fazer a vacinação neste período, bem como de forma anual”, explica.

A diretora da EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, Patrícia Vieira Artioli, afirma que a realização da vacinação no ambiente escolar facilita o acesso das famílias ao serviço.

“Acredito que facilita o acesso às famílias, já que muitas mães trabalham o dia inteiro e não têm como levar os filhos a um posto de saúde ou à UPA. Na escola é mais flexível. Aqui, a comunidade aceitou muito bem a vacinação”, afirma.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

Redação

Publicado

em

FOTO: PAMELLA_MENDES

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.

Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.

Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.

A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.

Continuar a ler

Saúde

Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.

Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.

De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.

A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.

Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques