Geral
RETROSPECTIVA 2021: Um ano marcado pela solidariedade e muitas despedidas

Seguindo o fluxo inesperado do mundo inteiro, que aprendia a lidar e unir forças para lutar contra a pandemia do novo coronavírus, 2021 iniciou com a esperança da tão esperada vacina, anunciada pela atual gestão municipal no dia 13 de janeiro. A partir daí, ficou difícil não fazer uma ligação de tudo que acontecia no país, estado e na cidade de Canoas com a imunização contra o vírus, que parou escolas, comércio, mudou comportamentos sociais e levou embora milhões de brasileiros.
O Timoneiro reuniu alguns fatos marcantes para que possamos relembrar momentos que foram destaques em nosso jornal, já anunciando que muitos deles ficaram de fora, pois o espaço é curto para tudo que passamos neste período, e porque importante neste momento para nós é destacar aquilo que mais nos tocou como seres humanos que fazem jornalismo, assumindo a ignorância das inúmeras agruras e tristezas do povo, que viu suas vidas desmoronarem, distantes das nossas ferramentas de escuta e câmeras que pudessem registrar histórias que valiam muito a pena serem contadas. A esta população desamparada, o nosso respeito e solidariedade.
Covid-19: Casos, vacinação e novas variantes
Uma técnica de enfermagem que atuava na UTI Covid do Hospital Universitário foi a primeira pessoa a receber a vacina em Canoas. O município aguardava a chegada das doses que foram disponibilizadas pelo governo federal para iniciar a campanha de imunização. A infraestrutura e os insumos para a aplicação da vacina foram organizados para começar a vacinação na quarta-feira, dia 20 de janeiro. Nesta primeira fase, foram vacinados os profissionais da saúde da linha de frente em hospitais, atenção básica e rede de urgência e emergência e idosos que viviam em instituições de longa permanência (ILPI’s), conforme o plano de imunização elaborado pelo município, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde.
Em 13 de maio, professores municipais começaram a ser vacinados também, e somente no dia 1 de junho a imunização abraçou a população em geral, começando pelos idosos e baixando as faixas etárias até os adolescentes de 12 anos.
De acordo com dados da prefeitura, até o último dia 27, cerca de 70% da população já estava com a vacinação concluída, um total de 47.600 vacinados com a 3ª dose.
Canoas registra até o fechamento deste jornal, 49.144 casos, 47.276 recuperados e 1.696 vítimas fatais pela doença.
Em 11 de setembro, o município registrou 11 casos confirmados de Covid-19 pela variante delta. Neste momento, Canoas tem cinco casos confirmados da variante Ômicron e um da A-H3N2.
Intervenção no HNSG
No final de janeiro, a gestão do Gracinha passou a ser feita por um comitê de intervenção. O decreto foi assinado pelo prefeito Jairo no dia 21 do mesmo mês. O Comitê foi composto pelo advogado Luis Possebon, que foi eleito novo administrador no início do ano, pelo secretário municipal da Saúde e administrador hospitalar, Maicon Lemos, e pelo assessor superior do Núcleo de Saúde do Gabinete do Prefeito, o médico Euler Manenti.
Bandeira amarela
Um novo mapa do Distanciamento Controlado, divulgado na sexta-feira, 29 de janeiro, pelo Estado, indicou a região de Canoas com bandeira laranja, quando há risco médio para transmissão do coronavírus. Com isso, a partir desta terça-feira, 2 de fevereiro, o município, que adota o sistema de cogestão, passou a seguir os protocolos da bandeira amarela, considerada a classificação mais branda dentro do modelo utilizado pelo governo estadual no combate à pandemia.
Nesta 39ª rodada do mapa, entre os indicadores individuais, Canoas registrou a maior diminuição, 25%, no número de óbitos na macrorregião metropolitana.
Canoas é reclassificada na bandeira vermelha
O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado em 12 de fevereiro, trouxe 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa). Resultado que reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no estado. Na véspera do Carnaval, o governo do Estado também fez alertas específicos sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul.
Escolas reabrem após 11 meses
Os estudantes canoenses da rede pública, estadual e privada voltaram às aulas presenciais no final de fevereiro. O retorno ocorreu depois de 11 meses de escolas fechadas por causa da pandemia, com praticamente um ano letivo inteiro feito por videoaulas e atividades remotas em todas instituições canoenses. Em algumas escolas particulares, as aulas foram retomadas ao longo da primeira quinzena de fevereiro. O retorno das aulas aconteceu nos modelos presencial, misto ou online no final. Cada instituição de ensino particular optou por um modo onde os pais escolheram o ensino que cada aluno iria seguir. Já nas escolas públicas municipais e estaduais, o retorno foi de forma escalonada e com opções de aulas remotas aos alunos que optarem por não retornarem.
Governador suspende cogestão e determina Canoas na bandeira preta
O governador do RS, Eduardo Leite anunciou na quinta-feira, 25 de fevereiro, através de um pronunciamento nas redes sociais, a suspensão do sistema de cogestão, que dava autonomia a prefeitos para determinação de protocolos municipais, portanto, a partir do sábado, 27, Canoas passou a atender os critérios da bandeira preta, que indica alto risco de contágio do novo coronavírus, até o dia 7 de março.
Caos na Saúde
Devido ao elevado fluxo de internações, em março o Setor de Emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças começou a receber somente casos graves. Desde então, apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos e casos graves em atendimento nas salas amarela e vermelha das UPAs Rio Branco e Boqueirão são recebidos pela unidade. Na tarde da quinta-feira, 11 de março, 30 pacientes estavam em atendimento na Emergência SUS, que tem capacidade para 20. A orientação era para que, em casos de menor complexidade, a população procurasse as UBSs ou as UPAs.
Lançado o Auxílio Emergencial Canoense
Para ajudar necessitados em função da pandemia, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Governança e Enfrentamento a Pandemia, lançou oficialmente, no dia 13 de março, o programa de Auxílio Emergencial Canoense. A iniciativa destina R$200,00 mensais, por três meses, para cinco mil famílias, além de cursos de qualificação profissional online, e a disponibilização de R$92,00 por mês no cartão TEU aos beneficiados. Projeto deve seguir em 2022.
Nova Santa Rita completa 29 anos de emancipação política
O município completou na quarta-feira, 20 de março, 29 anos de emancipação política e administrativa. Em 1992, o então governador do Estado Alceu Collares sancionou uma Lei Estadual que emancipava o município. Em 3 de outubro do mesmo ano foi realizada a eleição municipal que elegeu o primeiro prefeito da nova cidade, Odone Machado Ramos, e a primeira legislatura da Câmara Municipal, composta por nove vereadores.
Serviços não essenciais são retomados
Com a liberação ao Governo do Estado para a retomada do sistema de cogestão regional dos municípios para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Canoas optou por seguir os protocolos da bandeira vermelha. Com isso, a partir do dia 22 de março, o município flexibilizou supermercados, farmácias, bares, restaurantes, praia, parques, praças, feiras ao ar livre, bancos, lotéricas, entre outros.
Restaurante Popular de Canoas reabre
Na sexta-feira, 30 de abril, um espaço destinado à população carente da cidade, que estava fechado há dois anos, teve suas portas abertas. O Restaurante Popular garante 200 refeições por dia por apenas R$1,00.
Escândalo na prefeitura
De acordo com matéria divulgada no portal G1, em 5 de maio, com apuração exclusiva do jornalista investigativo Giovani Grizotti, da RBS TV, a Prefeitura de Canoas exonerou o ex-secretário especial da Coordenadoria de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Tigre, por suspeita da prática da “rachadinha”, ao exigir parte dos salários de ex-assessores. De acordo com a matéria, uma denúncia foi registrada, na terça-feira, 4, na 1ª Delegacia de Polícia Civil, e um inquérito foi aberto para apurar o caso. Segundo a reportagem, Tigre negou as acusações e informou que o dinheiro entregue a ele pelo ex-diretor Igor Leite foi referente à prestação de serviços religiosos. Igor desmente as acusações. O caso ainda não teve um desfecho.
Canoas completa 82 anos
No último dia 27 de junho Canoas fez aniversário. Para celebrar os 82 anos de Canoas, a equipe do Timoneiro decidiu ressaltar a solidariedade de um canoense, que, junto de sua equipe, deve seguir de exemplo a toda cidade, pois são atos de bondade e o de estender as mãos a quem precisa que dão sentido à coletividade de um povo, a uma cidade. Estamos falando de Everton Alfonsin, o conhecido Caco, da Cia do Caco, que é incansável em ajudar os que mais precisam. E é através da sua figura inspiradora que homenageamos os canoenses na data especial. Confira algumas de suas ações em matéria completa em www.jornaltimoneiro.com.br.
Acolhimento no Centro Olímpico Municipal
O acolhimento a pessoas em situação de rua e seus animais de estimação, promovido pela Prefeitura nos dias mais frios do ano, foi iniciada no dia 29 de junho e mobilizou milhares de doações de canoenses e uma onda gigante de solidariedade. A acolhida, que ganhou também a simpatia da população, no Centro Olímpico Municipal de Canoas (COM), durou 63 dias, tendo tido duas prorrogações durante o período, foi encerrado em 1º de setembro.
Transcal assume linhas de integração
Com o anúncio de greve para o dia 8 de julho por parte dos trabalhadores da empresa Vicasa de Canoas, a Metroplan comunicou que parte da tabela horária, de responsabilidade da empresa no lado oeste de Canoas, seria atendida pelo Rápido (Transcal). Além disso, a empresa de Cachoeirinha, que desde maio atendia o lado leste da cidade com o Rápido, assumiu a operação de todas as linhas metropolitanas na cidade a partir da segunda-feira seguinte, 12, em substituição à Vicasa.
Canoenses ganham medalhas nas Olimpíadas
O judoca canoense Daniel Cargnin ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O representante brasileiro na competição venceu na categoria até 66 kg, na madrugada do domingo, 25 de julho. Cargnin é atleta da Sogipa, Bicampeão Panamericano e 3º Sargento da Marinha. Fernando Scheffer levou o bronze nos 200m livre da natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no dia 27 de julho. Scheffer fez o tempo de 1min44seg66 e ficou dois centésimo à frente do nadador da Romênia.
Timoneiro completa 55 anos de atividades
O jornal completou, no dia 29 de julho, 55 anos de serviços prestado à cidade de Canoas. Na Câmara de Vereadores, o Grande Expediente do dia 2 de agosto, de autoria do vereador Juares Hoy (PTB), teve como objetivo homenagear o jornal e parabenizá-lo pelos 55 anos de atuação. Para tratar do assunto, a Câmara recebeu o ex-vereador de Canoas, ex-deputado constituinte, jornalista e encarregado pelo veículo desde 1997, Jorge Uequed, que na ocasião, disse: “O povo é representado aqui e enquanto a sociedade tiver Câmara de Vereadores, ela não estará solitária”.
Reforma Administrativa e Previdenciária é aprovada na Câmara
Apesar de quase um mês de manifestações de entidades e sindicatos canoenses contrários à Reforma Administrativa e Previdenciária, proposta pelo executivo municipal, e que deveria ser votada até o dia 12 de novembro, ela foi aprovada em votação surpresa no dia 21 de outubro, na Câmara de Vereadores de Canoas. Apenas os vereadores Juarez Hoy, Eric Douglas, Alexandre Gonçalves e Dr. Laércio foram contra.
Canoense é ouro no Jiu-Jitsu em Abu Dhabi
A canoense Alanis Tourinho, de 14 anos, conseguiu a viagem tão batalhada e fez bonito. O jornal acompanhou sua luta para que a prefeitura custeasse a viagem dela e de sua mãe para o campeonato mundial. Vencendo esta batalha, ela foi lá e se tornou campeã mundial da categoria até 57Kg, na 13ª edição do Campeonato Mundial da Juventude de Jiu-Jitsu, que aconteceu de 3 a 14 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O Timoneiro vira Grupo de Comunicação
No dia 3 de dezembro foi lançado o Grupo O Timoneiro de Comunicação, que passou a contar, além do jornal O Timoneiro, com 55 anos e o mais antigo em circulação na cidade, com o “Estúdio otPlay – Conteúdo Audiovisual” e a “otHUB de Comunicação”. A grande novidade é a ampliação de estrutura para atuar no setor de audiovisual e na prestação de serviços de comunicação, com a chegada do Estúdio otPlay e da agência otHUB de Comunicação. Quem explica como irão funcionar é o jornalista Vanderlei Dutra Filho, que retorna a’O Timoneiro para liderar os novos projetos.
Prefeitura estende contrato com Corsan até 2062
A Prefeitura de Canoas estendeu o prazo de vigência do contrato de prestação de serviços com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de 2054 para 2062. A assinatura do termo aditivo ocorreu em 13 de dezembro, durante audiência do prefeito Jairo com o governador Eduardo Leite e o presidente da companhia, Roberto Barbutti, no Palácio Piratini.
Valentina vence na Justiça
Incansáveis. Assim podemos definir a família da pequena Vavá, a Valentina, agora com 1 ano e 11 meses, moradora do bairro Mathias Velho, em Canoas. Filha de Bruna e Alex Godoy, irmã da Manuela, neta da avó Angélica e sobrinha do Michel, ela foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal tipo 1 (AME), que é caracterizada por fraqueza muscular grave e progressiva e hipotonia resultante da degeneração e perda dos neurônios motores inferiores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral. Após centenas de apelos de famosos e uma legião de voluntários, que juntos fizeram rifa, brechó e vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para o seu tratamento, que deveria acontecer até o dia 7 de janeiro, ela ganhou na Justiça e a União arcou com os custos do tratamento no dia 20 de dezembro.
Emocionada, a mãe falou com a nossa reportagem. “Esperei tanto por este dia. Só Deus sabe tudo o que eu passei estes últimos meses… Quero agradecer a todos os voluntários e também à equipe do jornal O Timoneiro por divulgar a HISTÓRIA da minha princesinha. Esta vitória é de todos nós”.
Policial
Dois homens são mortos a tiros e mulher fica ferida durante ataque a tiros em Canoas

Na madrugada desta sexta-feira, 5, dois homens, de 21 e 27 anos, foram mortos a tiros e uma mulher ficou ferida em Canoas. O crime ocorreu por volta das 2h, nas proximidades de um beco no bairro Niterói.
De acordo com informações da Brigada Militar, dois homens encapuzados passaram pelo local em um veículo e efetuaram diversos disparos contra as vítimas. Os dois homens morreram no local. Já a mulher atingida pelos tiros foi socorrida e encaminhada para atendimento hospitalar.
As identidades das vítimas não haviam sido divulgadas até a publicação desta matéria.
A Polícia Civil apura o caso e trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido uma execução relacionada a uma disputa pelo tráfico de drogas. Os autores dos disparos ainda não foram identificados.
Equipes da Brigada Militar realizaram buscas na região na tentativa de localizar os suspeitos.
Geral
Assembleia Legislativa aprova fim da taxa de licenciamento de veículos no RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira, 2, o Projeto de Lei 599/2023, que extingue a cobrança da taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A proposta recebeu 47 votos favoráveis e agora segue para sanção do governador Eduardo Leite.
De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, o projeto altera a Lei nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985. Caso seja sancionada, a mudança passará a valer a partir de 2027.
Segundo o parlamentar, a taxa foi criada em um período em que o documento de licenciamento era emitido em papel e exigia custos de impressão e envio aos proprietários dos veículos. Com a implantação da versão digital do documento em 2019, esses procedimentos deixaram de existir.
“Esta taxa foi criada quando o Detran tinha a necessidade de adquirir o papel-moeda, imprimir o documento e depois tinha o custo de envio do documento físico, que tínhamos que portar enquanto nós trafegávamos com os veículos”, afirmou o deputado.
Atualmente, a taxa de licenciamento anual é cobrada inclusive de veículos isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com o DetranRS, o valor da emissão do documento digital, o CRLV-e, é de R$ 114,09 em 2026. Neste ano, o pagamento deve ser realizado até 31 de julho.
Geral
Vereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Vereadores de Canoas realizaram, na manhã desta quarta-feira, 3, uma visita técnica às obras de reconstrução do Dique Mathias Velho. A atividade teve como objetivo acompanhar o andamento dos trabalhos, conhecer as etapas em execução e receber informações sobre o cronograma das intervenções que integram o sistema de proteção contra cheias do município.
A comitiva foi acompanhada por secretários municipais, técnicos da Prefeitura e representantes da empresa responsável pela obra. Durante a visita, foram apresentados os avanços registrados até o momento e as próximas etapas previstas para a reconstrução dos diques e demais estruturas de contenção.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a obra do Dique Mathias Velho alcançou 55% de execução. Ele também detalhou o andamento de outras intervenções, como o trecho 3 do Dique Rio Branco, que atingiu a cota definitiva, o início das obras no trecho 2, a conclusão do Muro da Cassol, os trabalhos no Dique Mato Grande e a retomada das obras em Niterói.
“Todas as estruturas de proteção da cidade estão em obras. Já avançamos significativamente em diversos pontos e Canoas é a única cidade da Região Metropolitana que já entregou obras de proteção e mantém frentes de trabalho em andamento. Estamos construindo uma cidade mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos e oferecendo mais segurança para a população”, afirmou Bamberg.
O secretário municipal de Relações Institucionais, Rossano Gonçalves, informou que a visita foi organizada a partir de uma solicitação da Câmara Municipal para ampliar o acesso dos parlamentares às informações técnicas sobre as intervenções.
“Os vereadores recebem diariamente as preocupações da população e é fundamental que tenham acesso às informações técnicas sobre cada etapa das obras. Por isso promovemos esta visita, permitindo que os parlamentares acompanhem de perto os trabalhos, conversem com os engenheiros e compreendam os motivos de cada fase da execução. Isso contribui para uma comunicação mais clara com a comunidade e reforça a segurança de que as obras estão avançando dentro dos critérios técnicos necessários”, destacou.
Além do Dique Mathias Velho, o roteiro incluiu visitas ao Dique Mato Grande e às casas de bombas. A atividade permitiu aos vereadores acompanhar diferentes frentes de trabalho relacionadas à reconstrução e à recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas.

Policial1 semana atrásSuspeito de homicídio em atacado em Canoas é preso em operação entre Polícia Civil e Brigada Militar

Política5 dias atrásProjeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública
Policial1 semana atrásHomem é preso em flagrante por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Porto Alegre
Economia1 semana atrásPrazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2026 termina nesta sexta-feira

Oportunidade3 dias atrásAberta as inscrições para seleção de estagiários de níveis médio, técnico e superior em Canoas

Saúde1 semana atrásCanoas amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 1º de junho

Animais5 dias atrásCanoas promove feiras de adoção de cães e gatos nos dias 2 e 4 de junho

Geral3 dias atrásVereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas



















































