Conecte-se conosco

header-top







 

06/06/2026
 

Geral

RETROSPECTIVA 2021: Um ano marcado pela solidariedade e muitas despedidas

Redação

Publicado

em

Seguindo o fluxo inesperado do mundo inteiro, que aprendia a lidar e unir forças para lutar contra a pandemia do novo coronavírus, 2021 iniciou com a esperança da tão esperada vacina, anunciada pela atual gestão municipal no dia 13 de janeiro. A partir daí, ficou difícil não fazer uma ligação de tudo que acontecia no país, estado e na cidade de Canoas com a imunização contra o vírus, que parou escolas, comércio, mudou comportamentos sociais e levou embora milhões de brasileiros.

O Timoneiro reuniu alguns fatos marcantes para que possamos relembrar momentos que foram destaques em nosso jornal, já anunciando que muitos deles ficaram de fora, pois o espaço é curto para tudo que passamos neste período, e porque importante neste momento para nós é destacar aquilo que mais nos tocou como seres humanos que fazem jornalismo, assumindo a ignorância das inúmeras agruras e tristezas do povo, que viu suas vidas desmoronarem, distantes das nossas ferramentas de escuta e câmeras que pudessem registrar histórias que valiam muito a pena serem contadas. A esta população desamparada, o nosso respeito e solidariedade.

Covid-19: Casos, vacinação e novas variantes

Uma técnica de enfermagem que atuava na UTI Covid do Hospital Universitário foi a primeira pessoa a receber a vacina em Canoas. O município aguardava a chegada das doses que foram disponibilizadas pelo governo federal para iniciar a campanha de imunização. A infraestrutura e os insumos para a aplicação da vacina foram organizados para começar a vacinação na quarta-feira, dia 20 de janeiro. Nesta primeira fase, foram vacinados os profissionais da saúde da linha de frente em hospitais, atenção básica e rede de urgência e emergência e idosos que viviam em instituições de longa permanência (ILPI’s), conforme o plano de imunização elaborado pelo município, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde.

Em 13 de maio, professores municipais começaram a ser vacinados também, e somente no dia 1 de junho a imunização abraçou a população em geral, começando pelos idosos e baixando as faixas etárias até os adolescentes de 12 anos.

De acordo com dados da prefeitura, até o último dia 27, cerca de 70% da população já estava com a vacinação concluída, um total de 47.600 vacinados com a 3ª dose.

Canoas registra até o fechamento deste jornal, 49.144 casos, 47.276 recuperados 1.696 vítimas fatais pela doença.

Em 11 de setembro, o município registrou 11 casos confirmados de Covid-19 pela variante delta. Neste momento, Canoas tem cinco casos confirmados da variante Ômicron e um da A-H3N2.

Intervenção no HNSG

No final de janeiro, a gestão do Gracinha passou a ser feita por um comitê de intervenção. O decreto foi assinado pelo prefeito Jairo no dia 21 do mesmo mês. O Comitê foi composto pelo advogado Luis Possebon, que foi eleito novo administrador no início do ano, pelo secretário municipal da Saúde e administrador hospitalar, Maicon Lemos, e pelo assessor superior do Núcleo de Saúde do Gabinete do Prefeito, o médico Euler Manenti.

Bandeira amarela

Um novo mapa do Distanciamento Controlado, divulgado na sexta-feira, 29 de janeiro, pelo Estado, indicou a região de Canoas com bandeira laranja, quando há risco médio para transmissão do coronavírus. Com isso, a partir desta terça-feira, 2 de fevereiro, o município, que adota o sistema de cogestão, passou a seguir os protocolos da bandeira amarela, considerada a classificação mais branda dentro do modelo utilizado pelo governo estadual no combate à pandemia.

Nesta 39ª rodada do mapa, entre os indicadores individuais, Canoas registrou a maior diminuição, 25%, no número de óbitos na macrorregião metropolitana.

Canoas é reclassificada na bandeira vermelha

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado em 12 de fevereiro, trouxe 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa). Resultado que reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no estado. Na véspera do Carnaval, o governo do Estado também fez alertas específicos sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul.

Escolas reabrem após 11 meses

Os estudantes canoenses da rede pública, estadual e privada voltaram às aulas presenciais no final de fevereiro. O retorno ocorreu depois de 11 meses de escolas fechadas por causa da pandemia, com praticamente um ano letivo inteiro feito por videoaulas e atividades remotas em todas instituições canoenses. Em algumas escolas particulares, as aulas foram retomadas ao longo da primeira quinzena de fevereiro. O retorno das aulas aconteceu nos modelos presencial, misto ou online no final. Cada instituição de ensino particular optou por um modo onde os pais escolheram o ensino que cada aluno iria seguir. Já nas escolas públicas municipais e estaduais, o retorno foi de forma escalonada e com opções de aulas remotas aos alunos que optarem por não retornarem.

Governador suspende cogestão e determina Canoas na bandeira preta

O governador do RS, Eduardo Leite anunciou na quinta-feira, 25 de fevereiro, através de um pronunciamento nas redes sociais, a suspensão do sistema de cogestão, que dava autonomia a prefeitos para determinação de protocolos municipais, portanto, a partir do sábado, 27, Canoas passou a atender os critérios da bandeira preta, que indica alto risco de contágio do novo coronavírus, até o dia 7 de março.

Caos na Saúde

Devido ao elevado fluxo de internações, em março o Setor de Emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças começou a receber somente casos graves. Desde então, apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos e casos graves em atendimento nas salas amarela e vermelha das UPAs Rio Branco e Boqueirão são recebidos pela unidade. Na tarde da quinta-feira, 11 de março, 30 pacientes estavam em atendimento na Emergência SUS, que tem capacidade para 20.  A orientação era para que, em casos de menor complexidade, a população procurasse as UBSs ou as UPAs.

Lançado o Auxílio Emergencial Canoense

Para ajudar necessitados em função da pandemia, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Governança e Enfrentamento a Pandemia, lançou oficialmente, no dia 13 de março, o programa de Auxílio Emergencial Canoense. A iniciativa destina R$200,00 mensais, por três meses, para cinco mil famílias, além de cursos de qualificação profissional online, e a disponibilização de R$92,00 por mês no cartão TEU aos beneficiados. Projeto deve seguir em 2022.

Nova Santa Rita completa 29 anos de emancipação política

O município completou na quarta-feira, 20 de março, 29 anos de emancipação política e administrativa. Em 1992, o então governador do Estado Alceu Collares sancionou uma Lei Estadual que emancipava o município. Em 3 de outubro do mesmo ano foi realizada a eleição municipal que elegeu o primeiro prefeito da nova cidade, Odone Machado Ramos, e a primeira legislatura da Câmara Municipal, composta por nove vereadores.

Serviços não essenciais são retomados

Com a liberação ao Governo do Estado para a retomada do sistema de cogestão regional dos municípios para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Canoas optou por seguir os protocolos da bandeira vermelha. Com isso, a partir do dia 22 de março, o município flexibilizou supermercados, farmácias, bares, restaurantes, praia, parques, praças, feiras ao ar livre, bancos, lotéricas, entre outros.

Restaurante Popular de Canoas reabre

Na sexta-feira, 30 de abril, um espaço destinado à população carente da cidade, que estava fechado há dois anos, teve suas portas abertas. O Restaurante Popular garante 200 refeições por dia por apenas R$1,00.

Escândalo na prefeitura

De acordo com matéria divulgada no portal G1, em 5 de maio, com apuração exclusiva do jornalista investigativo Giovani Grizotti, da RBS TV, a Prefeitura de Canoas exonerou o ex-secretário especial da Coordenadoria de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Tigre, por suspeita da prática da “rachadinha”, ao exigir parte dos salários de ex-assessores. De acordo com a matéria, uma denúncia foi registrada, na terça-feira, 4, na 1ª Delegacia de Polícia Civil, e um inquérito foi aberto para apurar o caso. Segundo a reportagem, Tigre negou as acusações e informou que o dinheiro entregue a ele pelo ex-diretor Igor Leite foi referente à prestação de serviços religiosos. Igor desmente as acusações. O caso ainda não teve um desfecho.

Canoas completa 82 anos

No último dia 27 de junho Canoas fez aniversário. Para celebrar os 82 anos de Canoas, a equipe do Timoneiro decidiu ressaltar a solidariedade de um canoense, que, junto de sua equipe, deve seguir de exemplo a toda cidade, pois são atos de bondade e o de estender as mãos a quem precisa que dão sentido à coletividade de um povo, a uma cidade. Estamos falando de Everton Alfonsin, o conhecido Caco, da Cia do Caco, que é incansável em ajudar os que mais precisam. E é através da sua figura inspiradora que homenageamos os canoenses na data especial. Confira algumas de suas ações em matéria completa em www.jornaltimoneiro.com.br.

Acolhimento no Centro Olímpico Municipal

O acolhimento a pessoas em situação de rua e seus animais de estimação, promovido pela Prefeitura nos dias mais frios do ano, foi iniciada no dia 29 de junho e mobilizou milhares de doações de canoenses e uma onda gigante de solidariedade. A acolhida, que ganhou também a simpatia da população, no Centro Olímpico Municipal de Canoas (COM), durou 63 dias, tendo tido duas prorrogações durante o período, foi encerrado em 1º de setembro.

Transcal assume linhas de integração

Com o anúncio de greve para o dia 8 de julho por parte dos trabalhadores da empresa Vicasa de Canoas, a Metroplan comunicou que parte da tabela horária, de responsabilidade da empresa no lado oeste de Canoas, seria atendida pelo Rápido (Transcal). Além disso, a empresa de Cachoeirinha, que desde maio atendia o lado leste da cidade com o Rápido, assumiu a operação de todas as linhas metropolitanas na cidade a partir da segunda-feira seguinte, 12, em substituição à Vicasa.

Canoenses ganham medalhas nas Olimpíadas

O judoca canoense Daniel Cargnin ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O representante brasileiro na competição venceu na categoria até 66 kg, na madrugada do domingo, 25 de julho. Cargnin é atleta da Sogipa, Bicampeão Panamericano e 3º Sargento da Marinha. Fernando Scheffer levou o bronze nos 200m livre da natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no dia 27 de julho. Scheffer fez o tempo de 1min44seg66 e ficou dois centésimo à frente do nadador da Romênia.

Timoneiro completa 55 anos de atividades

O jornal completou, no dia 29 de julho, 55 anos de serviços prestado à cidade de Canoas. Na Câmara de Vereadores, o Grande Expediente do dia 2 de agosto, de autoria do vereador Juares Hoy (PTB), teve como objetivo homenagear o jornal e parabenizá-lo pelos 55 anos de atuação. Para tratar do assunto, a Câmara recebeu o ex-vereador de Canoas, ex-deputado constituinte, jornalista e encarregado pelo veículo desde 1997, Jorge Uequed, que na ocasião, disse: “O povo é representado aqui e enquanto a sociedade tiver Câmara de Vereadores, ela não estará solitária”.

Reforma Administrativa e Previdenciária é aprovada na Câmara

Apesar de quase um mês de manifestações de entidades e sindicatos canoenses contrários à Reforma Administrativa e Previdenciária, proposta pelo executivo municipal, e que deveria ser votada até o dia 12 de novembro, ela foi aprovada em votação surpresa no dia 21 de outubro, na Câmara de Vereadores de Canoas. Apenas os vereadores Juarez Hoy, Eric Douglas, Alexandre Gonçalves e Dr. Laércio foram contra.

Canoense é ouro no Jiu-Jitsu em Abu Dhabi

A canoense Alanis Tourinho, de 14 anos, conseguiu a viagem tão batalhada e fez bonito. O jornal acompanhou sua luta para que a prefeitura custeasse a viagem dela e de sua mãe para o campeonato mundial. Vencendo esta batalha, ela foi lá e se tornou campeã mundial da categoria até 57Kg, na 13ª edição do Campeonato Mundial da Juventude de Jiu-Jitsu, que aconteceu de 3 a 14 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O Timoneiro vira Grupo de Comunicação

No dia 3 de dezembro foi lançado o Grupo O Timoneiro de Comunicação, que passou a contar, além do jornal O Timoneiro, com 55 anos e o mais antigo em circulação na cidade, com o “Estúdio otPlay – Conteúdo Audiovisual” e a “otHUB de Comunicação”.  A grande novidade é a ampliação de estrutura para atuar no setor de audiovisual e na prestação de serviços de comunicação, com a chegada do Estúdio otPlay e da agência otHUB de Comunicação. Quem explica como irão funcionar é o jornalista Vanderlei Dutra Filho, que retorna a’O Timoneiro para liderar os novos projetos.

Prefeitura estende contrato com Corsan até 2062

A Prefeitura de Canoas estendeu o prazo de vigência do contrato de prestação de serviços com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de 2054 para 2062. A assinatura do termo aditivo ocorreu em 13 de dezembro, durante audiência do prefeito Jairo com o governador Eduardo Leite e o presidente da companhia, Roberto Barbutti, no Palácio Piratini.

Valentina vence na Justiça

Incansáveis. Assim podemos definir a família da pequena Vavá, a Valentina, agora com 1 ano e 11 meses, moradora do bairro Mathias Velho, em Canoas. Filha de Bruna e Alex Godoy, irmã da Manuela, neta da avó Angélica e sobrinha do Michel, ela foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal tipo 1 (AME), que é caracterizada por fraqueza muscular grave e progressiva e hipotonia resultante da degeneração e perda dos neurônios motores inferiores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral. Após centenas de apelos de famosos e uma legião de voluntários, que juntos fizeram rifa, brechó e vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para o seu tratamento, que deveria acontecer até o dia 7 de janeiro, ela ganhou na Justiça e a União arcou com os custos do tratamento no dia 20 de dezembro.

Emocionada, a mãe falou com a nossa reportagem. “Esperei tanto por este dia. Só Deus sabe tudo o que eu passei estes últimos meses… Quero agradecer a todos os voluntários e também à equipe do jornal O Timoneiro por divulgar a HISTÓRIA da minha princesinha. Esta vitória é de todos nós”.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Dois homens são mortos a tiros e mulher fica ferida durante ataque a tiros em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação/Policia Civil

Na madrugada desta sexta-feira, 5, dois homens, de 21 e 27 anos, foram mortos a tiros e uma mulher ficou ferida em Canoas. O crime ocorreu por volta das 2h, nas proximidades de um beco no bairro Niterói.

De acordo com informações da Brigada Militar, dois homens encapuzados passaram pelo local em um veículo e efetuaram diversos disparos contra as vítimas. Os dois homens morreram no local. Já a mulher atingida pelos tiros foi socorrida e encaminhada para atendimento hospitalar.

As identidades das vítimas não haviam sido divulgadas até a publicação desta matéria.

A Polícia Civil apura o caso e trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido uma execução relacionada a uma disputa pelo tráfico de drogas. Os autores dos disparos ainda não foram identificados.

Equipes da Brigada Militar realizaram buscas na região na tentativa de localizar os suspeitos.

Continuar a ler

Geral

Assembleia Legislativa aprova fim da taxa de licenciamento de veículos no RS

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação/Detran RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira, 2, o Projeto de Lei 599/2023, que extingue a cobrança da taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A proposta recebeu 47 votos favoráveis e agora segue para sanção do governador Eduardo Leite.

De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, o projeto altera a Lei nº 8.109, de 19 de dezembro de 1985. Caso seja sancionada, a mudança passará a valer a partir de 2027.

Segundo o parlamentar, a taxa foi criada em um período em que o documento de licenciamento era emitido em papel e exigia custos de impressão e envio aos proprietários dos veículos. Com a implantação da versão digital do documento em 2019, esses procedimentos deixaram de existir.

“Esta taxa foi criada quando o Detran tinha a necessidade de adquirir o papel-moeda, imprimir o documento e depois tinha o custo de envio do documento físico, que tínhamos que portar enquanto nós trafegávamos com os veículos”, afirmou o deputado.

Atualmente, a taxa de licenciamento anual é cobrada inclusive de veículos isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com o DetranRS, o valor da emissão do documento digital, o CRLV-e, é de R$ 114,09 em 2026. Neste ano, o pagamento deve ser realizado até 31 de julho.

Continuar a ler

Geral

Vereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

Vereadores de Canoas realizaram, na manhã desta quarta-feira, 3, uma visita técnica às obras de reconstrução do Dique Mathias Velho. A atividade teve como objetivo acompanhar o andamento dos trabalhos, conhecer as etapas em execução e receber informações sobre o cronograma das intervenções que integram o sistema de proteção contra cheias do município.

A comitiva foi acompanhada por secretários municipais, técnicos da Prefeitura e representantes da empresa responsável pela obra. Durante a visita, foram apresentados os avanços registrados até o momento e as próximas etapas previstas para a reconstrução dos diques e demais estruturas de contenção.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a obra do Dique Mathias Velho alcançou 55% de execução. Ele também detalhou o andamento de outras intervenções, como o trecho 3 do Dique Rio Branco, que atingiu a cota definitiva, o início das obras no trecho 2, a conclusão do Muro da Cassol, os trabalhos no Dique Mato Grande e a retomada das obras em Niterói.

“Todas as estruturas de proteção da cidade estão em obras. Já avançamos significativamente em diversos pontos e Canoas é a única cidade da Região Metropolitana que já entregou obras de proteção e mantém frentes de trabalho em andamento. Estamos construindo uma cidade mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos e oferecendo mais segurança para a população”, afirmou Bamberg.

O secretário municipal de Relações Institucionais, Rossano Gonçalves, informou que a visita foi organizada a partir de uma solicitação da Câmara Municipal para ampliar o acesso dos parlamentares às informações técnicas sobre as intervenções.

“Os vereadores recebem diariamente as preocupações da população e é fundamental que tenham acesso às informações técnicas sobre cada etapa das obras. Por isso promovemos esta visita, permitindo que os parlamentares acompanhem de perto os trabalhos, conversem com os engenheiros e compreendam os motivos de cada fase da execução. Isso contribui para uma comunicação mais clara com a comunidade e reforça a segurança de que as obras estão avançando dentro dos critérios técnicos necessários”, destacou.

Além do Dique Mathias Velho, o roteiro incluiu visitas ao Dique Mato Grande e às casas de bombas. A atividade permitiu aos vereadores acompanhar diferentes frentes de trabalho relacionadas à reconstrução e à recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques