Conecte-se conosco

header-top


 






 

19/12/2024
 

Geral

Grupo cria audiodrama “Dia de Ira” em meio à pandemia, e abusa da criatividade

Redação

Publicado

em

Nossa reportagem conversou nesta semana com a canoense Lara Vitoria, uma das produtoras do Dia de Ira”, escrita por João Pedro da Cunha, que escolheu para sua conclusão de curso (na UFRGS) uma obra na qual ele pudesse produzir e atuar também. Assim, João montou uma equipe com a ideia de apresentar teatro ao vivo, mas se deparou com a pandemia. De acordo com Lara, a partir daí, veio a angústia do isolamento e a insatisfação nas apresentações online.

O desabrochar

Inscritos e contemplados pela Lei Aldir Blanke, surgiu a ideia de fazer a peça “falada”. Mudou-se o estilo de ensaio e o foco foi o som e a voz, o que, segundo a produtora, foi um processo desafiador. Adaptação é umas das palavras que definem o projeto, desde o roteiro, até a maneira de contar a estória, que precisou de muita criatividade para que ficasse compreensível a quem ouvisse. Com estudo e gravações na casa de uma integrante, nasceu o audiodrama, que lembra as antigas radionovelas.

“A necessidade é a mãe da invenção”

Foto: Bastidores da gravação / Divulgação

“Resisti à ideia de apresentar meu estágio de atuação em um formato em que não estava acostumado. Eu não queria concluir minha graduação através de um método de apresentação em que não era familiarizado. Sentia que o estágio era um momento de colocar em prática os ensinamentos e conhecimentos organizados e adquiridos no decorrer da graduação, e o teatro online não era um deles. Dessa forma, a ideia do audiodrama surgiu como uma alternativa que supriria as necessidades das opções prévias, pois, com ela, poderíamos proporcionar uma experiência imersiva, utilizando de efeitos para criar ambientes sonoros que estimulariam a imaginação do ouvinte Além disso, teríamos a oportunidade de explorar um formato em ascensão de popularidade, o podcast, e dessa forma, nos debruçar no trabalho com a voz e a palavra”, relata João Pedro da Cunha.

Sinopse: É o fim do mundo. Após o Julgamento Final, todos os mortos foram salvos ou condenados. Entretanto, os vivos foram deixados na Terra para concluírem seus destinos. Nesse mundo pós-apocalíptico, há um homem refugiado em uma igreja que busca a resposta para uma pergunta inquietante: se as leis humanas e divinas acabaram, poderia ele matar?

Ficha Técnica:

Produção: João Pedro da Cunha, Lara Vitoria e Marina Greve
Direção: Henrique Strieder
Texto e dramaturgia: João Pedro da Cunha
Elenco: Duda Rhoden, Henrique Strieder, João Pedro da Cunha, Juliano Félix, Lara Vitoria e Marina Greve
Trilha sonora: poejo
Edição e mixagem: Henrique Strieder e poejo
Arte gráfica: Andressa Ahlert
Orientação: Patricia Leonardelli
Estágio de atuação de João Pedro da Cunha

Link Spotify: https://open.spotify.com/episode/4Hsc1UTetvRNiKVykTmRY5?si=z4ejRRkKSbiz_tlh5udMqg&dl_branch=1

Rio WebFest: https://drive.google.com/file/d/1dUP5P-Ig3EGsxojbosZY24JimJIQ7hnT/view?usp=drivesdk

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto de Lei inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município

Redação

Publicado

em

Projeto de Lei inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município

A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou na quinta-feira, 19, por 14 votos a 2, o Projeto de Lei 47/24, de autoria da vereadora Maria Eunice, que inclui a Parada Livre e a Semana da Diversidade no calendário oficial do município.

Segundo Patricia Salbego, membro do Fórum LGBT de Canoas e uma das organizadoras da Parada Livre no município, essa era uma pauta antiga do movimento e representa uma vitória histórica para a comunidade.

“Com a aprovação da PL, asseguramos não apenas a nossa presença, mas também a nossa luta contínua e o reconhecimento das nossas reivindicações. Essa conquista reafirma o compromisso de Canoas com a diversidade e os direitos humanos”, destacou Salbego.

Luta diária

Ela também enfatizou que a luta LGBTQIAPN+ é diária e exige união e perseverança diante dos desafios enfrentados.

“Cada conquista como essa é fruto de muita luta coletiva e representa um passo fundamental para a visibilidade e valorização da diversidade. Ainda há muito a ser feito, mas momentos como esse renovam nossa esperança e determinação para seguir em frente”, afirmou.

A decisão foi amplamente celebrada pela comunidade LGBTQIAPN+ local, que enxerga a inclusão no calendário oficial como um marco importante para a promoção do respeito e da igualdade em Canoas.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Redação

Publicado

em

Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Os canoenses já podem aproveitar um novo espaço para lazer e contemplação da natureza. Na quarta-feira, 18, foi realizada a entrega do Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.

Com 6,7 hectares, o parque contempla pistas de caminhada, ciclovias, espaços e equipamentos para entretenimento público. Todos os elementos implantados visam a proposta de preservação do parque, buscando uma construção integrada com os elementos naturais do seu entorno.

Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade

Esposa e filhos participam de evento com presença do prefeito Jairo Jorge

O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do novo local e da homenagem prestada à Uequed.

“Fizemos um grande esforço para garantir que esta área recebesse um parque natural que preservasse a biodiversidade única deste local, mas que também permitisse que a população tivesse um espaço de descanso, tranquilidade e contemplação junto à natureza. Em novembro de 2023, o sempre senador Pedro Simon me pediu para que fizéssemos uma homenagem ao Jorge Uequed, e sugeri que fosse neste local, que estava em construção. Cresci tendo o deputado Jorge Uequed como uma grande referência política, um homem de grande liderança e capacidade de luta e acredito que esta seja uma homenagem que represente este grande homem e político, não só de Canoas, mas do Brasil”, ressaltou.

Representando a família de Jorge, a filha Gisele Uequed celebrou o momento.

“Um dia tão especial para nossa família, de grande orgulho e agradecimento para todos nós. Um parque tão importante para a cidade, que leva o nome de uma pessoa que sempre se preocupou em ter o desenvolvimento sustentável ao lado do econômico. Como deputado federal por 5 mandatos, Jorge Uequed sempre lutou por Canoas, por esse cuidado com a cidade e com o meio ambiente. Eu tenho como o maior legado dele o ensino, de acreditar no potencial de cada um e não ter um problema que não tivesse solução”, relatou.

O ex-senador Pedro Simon prestigiou o ato e celebrou a homenagem a Jorge Uequed.

“Este é um momento muito feliz para o povo de Canoas. A grandeza de homenagear Jorge Uequed neste parque é de um simbolismo gigante para esta cidade. Um homem de uma capacidade singular, que sempre falou e lutou por Canoas, pelo Rio Grande do Sul e pela democracia. Saber que ele terá um belíssimo local como este em sua homenagem é algo que traz muita felicidade e é motivo de muito orgulho”, reforçou.

“Este parque nasce de um projeto para preservar o nosso meio ambiente. Esta área possui duas nascentes, além de uma espécie de lagostins que só está presente em Canoas e neste parque. Por isso, a necessidade de preservar e valorizar a pauta ambiental, mostrando que Canoas é uma cidade que tem desenvolvimento econômico, mas também se preocupa com o meio ambiente e a preservação da natureza. Além de todo o espaço para caminhada e lazer, teremos também um centro de educação ambiental”, citou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron.

Deputado federal Jorge Uequed

Nascido em Rio Grande, elegeu Canoas como sua cidade. Professor, advogado, jornalista, empresário e publicitário, foi uma atuante personalidade pública como vereador e deputado federal por cinco mandatos e participou da elaboração da Constituição de 1988.

Um dos projetos de maior destaque foi a criação da lei que deu origem ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Casado por 50 anos com Rosemary Uequed, pai de três filhos e avô de quatro netos. Seu legado orgulha a todos canoenses e como agradecimento a sua cidade do coração eterniza a sua memória nomeando o Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.

Continuar a ler

Comunidade

Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas

Redação

Publicado

em

Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas

Na terça-feira, 17, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de início do serviço de revitalização da Praça Max Oderich, localizada no bairro Mato Grande. A obra será realizada em parceria com o Ministério da Cidadania e contará com um investimento total de R$ 395.800,00.

A revitalização da praça prevê uma série de melhorias, incluindo a construção de uma nova quadra poliesportiva, a revitalização dos calçamentos e das calçadas, pista de caminhada com acessibilidade, e melhorias na academia ao ar livre e no playground.

Segundo a administração municipal, as intervenções integram o plano da Prefeitura de Canoas para promover a qualidade de vida dos cidadãos e incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre. A previsão de conclusão é abril de 2025.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância da obra para a região.

“É um compromisso que havíamos firmado com a comunidade. Vamos entregar a quadra, os calçamentos e permitir um uso mais adequado desse espaço. A praça será revitalizada em duas etapas, e já estamos colocando em prática essa promessa”, afirmou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Dimi Tresoldi, destacou que a obra atende a uma demanda antiga dos moradores, especialmente após os estragos causados pelas enchentes.

“Essa praça foi inaugurada em 2014, mas sofreu muito ao longo dos anos. Agora, com a nova pista de caminhada ao redor do quarteirão e a quadra poliesportiva, o espaço vai ganhar uma nova vida”, concluiu.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm