Conecte-se conosco

header-top







 

18/09/2025
 

Política

Mulheres do MDB de Canoas elegem nova Executiva, Diretório, Delegadas e Comissões

Redação

Publicado

em

No último sábado, 2 de outubro, as mulheres do MDB de Canoas se reuniram em Convenção Municipal para eleger sua nova Executiva, Diretório, Delegadas e Comissões, em encontro que contou a presença do presidente do MDB de Canoas, o vereador Cesar Paulo Mossini, e da presidente Estadual do MDB Mulher, a deputada Patrícia Alba, as filiadas do MDB elegeram Marisete Zortéa para presidir o Núcleo do MDB Mulher Canoense,

Na ocasião, o vereador Mossini ressaltou a importância do Movimento e declarou seu apoio integral à luta das mulheres, salientando que seu gabinete é de maioria feminina. Ainda, agradeceu a presença das equipes de seu gabinete e da Bancada de Vereadores, a presença das filiadas, dos ex-candidatos a vereadores, de Jair Silveira, Dunga Zanetti, Adriana Pisa, Hungria Reis, e a colaboração de todas as companheiras “pela vontade e tomada de decisão de reconstruir o Núcleo do MDB de Canoas”.

Patrícia Alba

A Deputada se declarou-se encantada com a recepção das mulheres e pelo MDB de Canoas, deu os parabéns às mulheres de Canoas e destacou que “as mulheres acabam por se afastar da política, mas, nosso futuro depende de transformações políticas, tudo é uma decisão política e as mulheres têm sim que participar e serem ouvidas, a participação das mulheres no legislativo é essencial, sendo que mais de 50% de eleitores são de mulheres; a mulher busca igualdade de direitos e igualdade de oportunidades”. Ela aproveitou também para agradecer ao Presidente Mossini pelo apoio dado ao setor feminino. Por fim, salientou que sob a liderança da Presidente Marisete Zortéa, o MDB de Canoas terá sempre uma guerreira, e colocou o Gabinete da Assembleia à disposição das companheiras na defesa dos Direitos das Mulheres.

Marisete Zortéa 

A Presidente eleita Marisete Zortéa apresentou uma breve exposição sobre as finalidades do MDB Mulher, agradecendo a presença e convidando todas as companheiras presentes para participarem ativamente das atividades do MDB Mulher, declarou que fez uma chapa pensando nas mulheres e que em nome delas irá trabalhar. Após convidou sua executiva para se apresentar, salientando que no MDB se sente à vontade, e por vezes mesmo pensando diferente, estará sempre na busca de ideais comuns.

Integrantes da Executiva Municipal

Presidente: Marisete Zortéa,

1ª Vice-Presidente: Ana Luiza Silva Jornada,

2ªVice-Presidente: Hungria Mara Ferreira Dos Reis,

Secretária-Geral: Daniele Silva Dos Santos,

Secretária-Adjunta: Adriana Pisa,

Tesoureira: Andréa Silva,

1ªVOGAL: Késcia Dos Reis,

2ªVogal: Luana Tatiane Silveira Rodrigues,

1ª Suplente: Maristela Aparecida Gonçalves,

2ª Suplente: Ritiele Domingues Gonçalves,

3ª Suplente: Ana Carla Fuentes Falero,

4ª Suplente: Celma Eliziane Santos Ribeiro.

Delegadas a Convenção Estadual – Titulares: 1- Marisete Zortéa, 2-Ana Luiza Silva Jornada, 3-Salma Farias Valencio, 4-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 5-Daniele Silva dos Santos, 6-Adriana Pisa, 7-Andréa Silva;

Delegadas A Convenção Estadual – Suplentes: 1-Maristela Aparecida Gonçalves, 2-Ana Carla Fuentes Falero, 3-Késcia dos Reis, 4-Ritiele Domingues Gonçalves, 5-Márcia de Oliveira Tesch, 6-Luana Rodrigues, 7-Aurea Beatriz Silva Dos Santos;

Integrantes do Diretório Municipal Titulares: 1- Salma Farias Valencio, 2-Rosa Cristiane Kennis, 3-Paula Andrea Matos da Silva de Menezes, 4-Lorena Beatriz Milão Winckler, 5-Marisete Zortéa, 6-Ana Luiza Silva Jornada, 7-Sandra Bartoziak, 8-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 9-Daniele Silva dos Santos, 10-Andréa Silva, 11-Adriana Pisa, 12-Késcia dos Reis, 13-Maristela Aparecida Gonçalves, 14-Ritiele Domingues Gonçalves, 15-Ana Carla Fuentes Falero, 16-Celma Eliziane Santos Ribeiro, 17-Luana Tatiane Silveira Rodrigues, 18-Aurea Beatriz Silva Dos Santos, 19-Márcia de Oliveira Tesch, 20-Sandra Beatriz Rodrigues Nunes, 21-Julia Bolivar, 22-Daiane Bolivar Rodrigues dos Santos, 23-Edna Regina Rosani Batista Bitencourt, 24-Julia Borba Zórtea, 25-Laisa Renata Viegas da Silva, 26-Aline Zanini, 27-Anielle Siqueira, 28-Cristina Antunes Cardoso, 29-Mônica Batista Cardoso, 30-Ghaya Antunes Cardoso;

Diretório Municipal Suplente: 1-Rosalia Garcia, 2-Julia Garcia, 3-Rosa Garcia Rosa, 4-Fernanda Garcia Rosa, 5-Dóris Niedesberg, 6-Loreci Borba;

Comissão de Ética Titulares: 1-Rose Mary Broch Guindani, 2-Vera Bonacina;

Comissão de Ética Suplentes: 1-Roselaine da Costa Garcia, 2-Neiva da Silva;

Delegadas a Convenção Estadual – Titulares: 1-Marisete Zortéa, 2-Ana Luiza Silva Jornada, 3-Salma Farias Valencio, 4-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 5-Daniele Silva dos Santos, 6-Adriana Pisa, 7-Andréa Silva;

Delegadas A Convenção Estadual – Suplentes: 1-Maristela Aparecida Gonçalves, 2-Ana Carla Fuentes Falero, 3-Késcia dos Reis, 4-Ritiele Domingues Gonçalves, 5-Márcia de Oliveira Tesch, 6-Luana Rodrigues, 7-Aurea Beatriz Silva Dos Santos.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

União Brasil realiza encontro com lideranças e militância em Canoas

Redação

Publicado

em

União Brasil realiza encontro com lideranças e militância em Canoas

O partido União Brasil promoveu, na segunda-feira, 15, um encontro no CTG Rancho Crioulo, em Canoas, reunindo cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas e militantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul. O evento teve como objetivo discutir estratégias para as eleições de 2026 e fortalecer a presença da sigla no cenário político estadual e federal.

Durante o encontro, foram apresentados balanços de atuação parlamentar, perspectivas de crescimento do partido e articulações visando ampliar a representação do União Brasil na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

O deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente estadual da legenda, destacou o desempenho do partido na última eleição, na qual foram eleitos quatro parlamentares federais e estaduais, e apontou a meta de ampliar essa participação. Segundo ele, o fortalecimento das bases e a formação de novas lideranças são prioridades para o próximo ciclo eleitoral.

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, ressaltou a parceria com o atual governo municipal e defendeu a proximidade com a população como forma de atuação política. Já o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Eric Douglas, comentou sobre os desafios do Legislativo e a busca por políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do município.

O presidente municipal do União Brasil em Canoas, Ricardo Spiercart, avaliou o evento como um indicativo de mobilização da militância e afirmou que a cidade tem potencial para ampliar a representatividade do partido. Lideranças de outros municípios também participaram do encontro, entre elas o presidente do União Brasil em Alvorada, Professor Borba, e o deputado estadual Dr. Thiago, presidente do diretório de Porto Alegre.

O evento foi encerrado com manifestações de apoio à ampliação da bancada do partido no Estado e na Câmara Federal, além de reafirmações sobre a importância de articulação conjunta para o fortalecimento da legenda nos próximos pleitos.

Continuar a ler

Política

Partido do MBL deve disputar as eleições de 2026 no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Partido do MBL deve disputar as eleições de 2026 no Rio Grande do Sul

O partido Missão, em vias de ser homologado pela Justiça Eleitoral (TSE), após cumprir a meta exigida de 547.042 mil assinaturas validadas, dpretende disputar as eleições em 2026. Criada em aproximadamente 18 meses de coleta de fichas de apoio, a legenda será uma alternativa para os eleitores gaúchos.

A Missão é o partido que representa o grupo político Movimento Brasil Livre, que liderou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O comunicador e porta-voz nacional da iniciativa, Jota Júnior, garante essa participação no próximo pleito.

“A nossa primeira Missão será garantir uma ruptura com o período incubado no qual o Rio Grande do Sul está, em função da irresponsabilidade fiscal, do descompromisso e ausência de perspectiva em recolocar o Estado no cenário que merece, que é de protagonista nacional”, ressaltou.

Continuar a ler

Política

Vereador Rodrigo D’Avila move ação popular contra Eduardo Leite

Redação

Publicado

em

Vereador Rodrigo D’Avila move ação popular contra Eduardo Leite

O vereador de Canoas, Rodrigo D’Avila (Novo), ingressou com uma ação popular contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), questionando a legalidade do uso de recursos públicos para a construção de uma quadra de Beach Tennis no Palácio das Hortênsias, residência oficial de veraneio do chefe do Executivo, em Canela, na Serra Gaúcha.

De acordo com a ação, a obra, orçada em R$ 19.252,92, caracteriza-se como uma benfeitoria voluptuária — destinada apenas ao lazer, sem utilidade pública — e, portanto, violaria princípios constitucionais como moralidade, eficiência e finalidade pública.

Rodrigo D’Avila argumenta que a decisão de investir em lazer privativo é ainda mais grave diante do contexto atual: o Estado projeta um déficit de R$ 5,2 bilhões para 2026 e ainda enfrenta os impactos da enchente histórica de 2024, que deixou 183 mortos, 2,3 milhões de pessoas afetadas e milhares de famílias desabrigadas. Enquanto escolas, hospitais e moradias populares permanecem sem reconstrução, a quadra foi concluída em tempo recorde. “Trata-se de capricho pessoal custeado com dinheiro público”, afirma a petição.

A ação pede a nulidade do ato administrativo, além do ressarcimento integral dos valores aos cofres públicos por parte do governador, apontado como beneficiário direto da obra.

Em nota, o governo estadual defendeu-se, afirmando que o espaço em Canela tem caráter institucional, é utilizado para reuniões de trabalho e recepção de autoridades, e que a quadra representa uma benfeitoria permanente incorporada ao patrimônio público.

A Justiça deverá analisar se houve desvio de finalidade no ato. Caso seja julgada procedente, Eduardo Leite poderá ser condenado a devolver os recursos gastos.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques