Conecte-se conosco

header-top







 

02/04/2026
 

Política

Câmara realiza sessão alusiva à Semana Farroupilha e entrega Prêmio João Palma da Silva 

Redação

Publicado

em

A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 14, em sessão on-line alusiva à Semana Farroupilha, a entrega do Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva a homenageada desta edição, Rosane Monteiro dos Santos.

O Prêmio João Palma da Silva foi instituído pela lei 4305, de 19 de outubro de 1998 e a premiação é conferida, anualmente, a personalidades do âmbito regional ou estadual que atuam ou tenham atuado como poeta, compositor, músico ou em outra atividade na defesa, divulgação ou culto da tradição rio-grandense.

Rosane Monteiro dos Santos

Nascida em Santa Rosa, em 12 de novembro de 1965, Márcia Rosane Monteiro dos Santos é moradora de Canoas desde os quatro anos, professora, funcionária pública por 34 anos no Município de Canoas, foi diretora da Escola Municipal Assis Brasil e tem três filhos. Possui em sua formação acadêmica, curso superior em Estudos Sociais, habilitação História e Geografia, Pós-graduação em gestão de pessoas, gestão em educação ambiental e gestão em biblioteca escolar, trabalharam na formação continuada de professores municipais. Na vida tradicionalista foi Diretora Jovem, Diretora Cultural, Dançarina de Grupo de danças adulto, Instrutora de Invernada Mirim, Professora de Dança de Fandango, no CTG Raízes da Tradição.

O presidente Márcio Freitas (PDT) falou que “é uma grande honra poder presidir uma sessão que prestigia nossos tradicionalistas: cidadãos que, com afinco, defendem nossas tradições e nossa história”. “Lamentamos profundamente ainda não podermos comemorar de forma plena, presencialmente; mas temos a certeza de que, aplicando a devida cautela, estamos contribuindo para vencermos a batalha contra o coronavírus” afirmou Freitas.

Segundo o presidente, o tema dos festejos Farroupilha deste ano é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e que tinha como ideais o tripé: liberdade, igualdade e humanidade, princípios que, com certeza, nos foram legados. “Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi, lutou pela liberdade do Rio Grande do Sul. Assim, nada mais justo que, neste ano, a homenageada pelo Prêmio João Palma da Silva também seja uma mulher”, conclui o vereador.

A homenageada, por sua vez, finalizou dizendo que “é um momento importantíssimo para a mulher no tradicionalismo, já que os cargos neste meio são majoritariamente ocupados por homens, mas, graças a Deus, as coisas vêm mudando”.

A sessão ficou registrada em vídeo e pode ser acessada na sua íntegra pelo site, no portal da Câmara (www.camaracanoas.rs.gov.br).

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Felipe Martini deixa presidência do Podemos Canoas para concorrer a Deputado Estadual

Redação

Publicado

em

O diretório municipal do Podemos de Canoas realizou, na noite de segunda-feira, 30, a cerimônia de transição de presidência. Felipe Martini, atual secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, passou o comando do partido para Marcos Daniel, que também assumirá a Coordenadoria da Região Metropolitana.

O encontro reuniu lideranças políticas e comunitárias. Entre os presentes estavam o presidente estadual do Podemos Everton Braz, Maurício Dziedricki, o vice-prefeito de Canoas Rodrigo Busato, o deputado federal Luiz Carlos Busato, o deputado estadual Guilherme Pasin, o ex-vereador Giovanni Rocha e vereadores do município.

Felipe Martini, que recebeu uma nova missão dentro do Podemos e é pré-candidato a deputado estadual, conduziu a transição para que Marcos Daniel dê continuidade ao trabalho à frente do partido.

“Seguimos com o compromisso de ampliar o diálogo com a população, fortalecer a participação política e consolidar o crescimento do Podemos em Canoas”, destacou. O evento teve como anfitrião Juarez Piccinini e contou com a presença de filiados, apoiadores e representantes da comunidade canoense.

Continuar a ler

Política

Presidente Lula (PT) confirma Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato a vice-presidente

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta terça-feira, 31, que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), será pré-candidato a vice-presidente em sua chapa nas eleições deste ano.

O anúncio foi feito durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula afirmou que Alckmin deverá deixar o comando da pasta para disputar o pleito.

“O companheiro Alckmin vai ter que deixar o MDIC. Ele vai ter que deixar porque será candidato a vice-presidente da República outra vez”, declarou o presidente.

Continuar a ler

Política

Caiado será anunciado hoje como candidato à Presidência pelo PSD e Leite deve seguir governador

Redação

Publicado

em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será anunciado nesta segunda-feira, 30, como candidato à Presidência da República. O anúncio está previsto para as 16h, durante entrevista coletiva na sede do Partido Social Democrático (PSD), em São Paulo.

A decisão foi comunicada na noite de domingo, 29, ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Segundo a informação, Kassab avisou pessoalmente que Caiado será o candidato da legenda ao Palácio do Planalto. Leite deve continuar como governador até o final do mandato, segundo informou recentemente. A outra possibilidade é a de reunciar novamente e se candidatar a uma das vagas ao Senado.

Recém-filiado à sigla presidida por Gilberto Kassab, Caiado foi definido como o nome do partido para a disputa nacional após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, que até então era apontado como pré-candidato.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques