Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

13/10/2024
 

Geral

Art&Dança lança videodança Stalos de Mim no dia 1º de julho

Redação

Publicado

em

Dando sequência às ações culturais do seu novo projeto, o grupo canoense Art&Dança lança na próxima quinta-feira, 1º/07, o videodança Stalos de Mim. A produção audiovisual convida ao autoconhecimento por meio das sensações corpóreas expressas nos movimentos das bailarinas Carini Pereira (diretora da Art&Dança) e Didi Pedone (educadora corporal, com prêmios Açorianos e Quero-Quero) e do traçado da desenhista Mônica Sofia (mestre em Poéticas Visuais, trabalhos na Bienal Têxtil, Casa Cor e Museu de Arte Contemporânea).

A estreia do videodança será marcada por uma live, às 20 horas, no canal do YouTube da Art&Dança. Durante o bate-papo online, a equipe do Stalos de Mim contará sobre o processo de criação do projeto, dirigido pela artista e pesquisadora Fabiana Saikoski. Haverá tradução em libras de Lenon Tarragô (pedagogo, ator, dançarino e drag queen).

Inicialmente, as artistas passaram por um processo de sensibilização, em sessões individuais de consciência corporal conduzidas por Fabiana, com técnicas de respiração, meditação e terapias corporais. “Elas puderam ampliar sua conexão com as emoções em nível de memória celular e energética, acessando sentimentos de opressão, limitação de expressões corporais e superação, explorados em movimentos de expansão e meditações ativas”, explica a idealizadora do projeto.

Na etapa de criação, elas receberam um roteiro semelhante às vivências experimentadas e tiveram autonomia para expressar a sua arte. A captação de imagens por Felipe Paes e as gravações de Adriano Dplay aconteceram em sessões artísticas no Sesc e Yoga Studio Flow, ambos em Canoas, e na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, realizadas nos meses de abril, maio e junho, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. A edição e a pós-produção dos vídeos foram realizadas por Gabriela Policarpo.

O resultado desta produção audiovisual híbrida ficará disponível no canal do YouTube da Art&Dança  e no site www.artdanca.com/stalosdemim. Confira também fotos, vídeos, apresentação da equipe, bastidores e relatos das artistas, entre outros materiais, no Instagram @art.danca.

Workshops e mentorias

A partir de 5/07, acontece ainda a exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops sobre técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim no canal do YouTube da Art&Dança:

  • Produção cultural – reflexões sobre o fazer cultural e estruturas básicas de projetos culturais para produtores e artistas independentes, com Fabiana Saikoski. Aborda desde a concepção, pré-produção, produção e pós-produção até possíveis desdobramentos.
  • Experimentação em dança – proposta de dança híbrida com base nas movimentações de Hip Hop e de Dança Contemporânea, com Carini Pereira. Tutorial de dança para a música “Crazy” (Gnarls Barkley) – Angela Ricci, na qual a coreógrafa faz algumas considerações sobre como cuidar e preparar o corpo para a dança a partir de uma compreensão somática.
  • Axis Syllabus… e alguns impulsos orgânicos, com Didi Pedone. Através da compreensão da anatomia geral da coluna vertebral e seus principais encaixes, poderemos mergulhar neste oceano de possibilidades mecânicas e sensoriais que formam e expressam a nossa matéria física, para, assim, criarmos questionamentos sobre nossos reflexos mais primitivos e suas consequências.
  • Conceito de vazio na arte – reflexões a partir das Artes Visuais, com Mônica Sofia. Partir do nada, da folha em branco para desenhar, coloca o artista em um espaço de desafios e possibilidades. Com essa observação, percorre-se esse conceito dentro do processo criativo. Ao mesmo tempo em que no ocidente o vazio indica o nada, com a contemplação passiva, no oriente encontramos o MA, o vazio como campo ativo e fértil para a criação.

Serão oferecidas também mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski, a partir de 22/07. As inscrições ocorrerão de 12 a 19/07, com 4 vagas voltadas a novos artistas (preferencialmente mulheres, LGBTQ+ e pessoas em áreas de vulnerabilidade).

Uma live de tira-dúvidas será realizada no Instagram do grupo canoense em 14/07, às 20 horas, também em libras. A divulgação dos selecionados está prevista para 21/07, sendo o primeiro encontro coletivo realizado no dia seguinte via Zoom, às 20 horas. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

O projeto Stalos de Mim é realizado pela Art&Dança através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria da Cultura do RS, em parceria com a Fundação Marcopolo, e recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020).

AGENDE-SE

PROGRAMAÇÕES DO PROJETO STALOS DE MIM

1º/07 – Lançamento da videodança Stalos de Mim, com participação da equipe do projeto, às 20h, no canal do YouTube da Art&Dança, com tradução simultânea em libras.

5/07 – Abertura da exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim, no canal do YouTube da Art&Dança.

12 a 19/07 – Inscrições para mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

14/07 – Live tira-dúvidas sobre as mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, às 20h, no Instagram @art.danca, com tradução simultânea em libras.

21/07 – Divulgação dos 4 selecionados para mentorias (mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca).

22/07 – Primeiro encontro coletivo das mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, via Zoom, às 20h.

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento

Redação

Publicado

em

Empresas que trabalharam na retirada de resíduos da enchente protestam por falta de pagamento

Dezenas de veículos, entre caminhões e diversos tipos de automóveis, protestaram com buzinaços na tarde de quinta-feira, 10, pela cidade. Eles alegam que não receberam pelo trabalho de limpeza de resíduos da enchente.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem de O Timoneiro, a Prefeitura de Canoas disse que aguarda a chegada de recursos do Governo Federal para efetuar o pagamento.

Continuar a ler

Geral

Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo

Redação

Publicado

em

Vizinhos de canoense atropelada realizam manifestação no domingo

Moradores do Vivendas do Lago e Jardim do Lago, em Canoas, onde morava Carmen Regina Thomazi Ambrozio, vítima fatal de atropelamento no dia 03/10, realizarão uma manifestação pacífica por segurança e fiscalização no trânsito no domingo, 13, às 16 horas, na rótula da Avenida Farroupilha com a rua Aurora.

Carmen Regina Thomazi Ambrozio

Carmen Regina Thomazi Ambrozio

Continuar a ler

Meio Ambiente

XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio

Redação

Publicado

em

XIV Seminário Água Para a Vida debateu mudanças climáticas, sustentabilidade e muito mais em Esteio

O município de Esteio sediou o XIV Seminário Água Para a Vida, na quinta-feira, 10, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Esteio. Os participantes tiveram a oportunidade, durante os dois turnos, de se aprofundarem em assuntos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano.

Tendo como tema principal Mudanças Climáticas-Degradação Socioambiental, o seminário contou com especialistas na área ambiental que debateram, em dois painéis, assuntos como: áreas degradadas; racismo ambiental; impactos climáticos; resíduos sólidos e uso de materiais recicláveis; cidades sustentáveis; doenças transmitidas pela água; EcoAnsiedade; traumas, saúde e bem-estar; entre outros.

O XIV Seminário Água Para a Vida é realizado pelo Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, com a organização da Prefeitura Municipal de Esteio e do Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, com apoio de entidades parceiras das cidades de Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

O evento foi gratuito e entregou certificado aos participantes.

Participação do Projeto Criança Cidadã

O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verzeri-Esteio, Unidade Social da Rede Verzeri, teve uma participação especial durante todo o seminário. Além da apresentação do grupo SomNaLata, o CFTV-Esteio teve, ainda, as oficinas de Educação Ambiental e Cidadania e Direitos Humanos, como também os seus três núcleos representados, que estiveram presentes através de exposições temáticas. São eles: EMEB Alberto Pasqualini e EMEB Dulce Moraes, ambos de Esteio, e Redipasc/Guajuviras, de Canoas.

O Projeto Criança Cidadã, que tem a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve oficinas socioeducativas no contraturno escolar para 240 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, moradores na cidade de Esteio e no bairro Guajuviras, em Canoas. O Projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio e da comunidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm