Saúde
Canoas recebe lote da vacina da Pfizer e amplia vacinação contra a Covid-19

Canoas recebeu nesta quarta-feira, 26, um lote da vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Pela primeira vez o município contará com o reforço de um terceiro imunizante na campanha de vacinação contra a Covid-19. Desde janeiro, eram utilizadas apenas a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e a Oxford/AstraZeneca, fabricada no Brasil pela Fiocruz.
As vacinas da Pfizer serão utilizadas para primeiras doses de gestantes e puérperas com comorbidades (que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios) e profissionais da educação. O município recebeu um lote com 3.144 doses.
O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, afirma que os profissionais foram capacitados para aplicar as novas vacinas com agilidade para não ocorrer desperdício de doses. As equipes passaram por um treinamento específico devido ao fato de a vacina possuir características diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. Após o frasco ser retirado do refrigerador e diluído, as doses devem ser aplicadas em até seis horas. Além das vacinas, o município recebeu seringas e diluentes (soro fisiológico).
Características da Pfizer
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose da vacina.
Cada frasco tem capacidade para seis doses, sendo necessária para a aplicação a diluição do princípio ativo com 1,8ml de solução de cloreto de sódio (soro fisiológico).
Estudos clínicos comprovaram uma taxa de eficácia de 95% após as duas doses.
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte5 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte7 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Animais7 dias atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Geral5 dias atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Fazenda6 dias atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas
























































