Começam as inscrições para o Microcrédito Cultural 2021

Foto: Divulgação Prefeitura de Canoas

Foram iniciadas, nesta segunda-feira, 22, as inscrições para o Programa Microcrédito Cultural 2021. Artistas de diferentes linguagens culturais, como cantores, atores, bailarinos, escritores, entre outros, podem se inscrever e enviar os projetos, preferencialmente na modalidade online, até o dia 22 de abril. Serão contemplados até 50 projetos de R$ 5.000,00.

Sistema de cotas

De acordo com a Prefeitura de Canoas, nesta edição, um diferencial é o sistema de cotas. Realizadores que se declararem negros, idosos, indígenas, quilombolas, pessoa com deficiência, ciganos ou LGBTQIA+ já vão largar com 10 pontos.

A Secretaria Municipal de Cultura informa que a primeira etapa será a seleção da documentação. Posteriormente, acontecerá a etapa de julgamento. Uma comissão de avaliação de projetos culturais, formada por pessoas da sociedade civil e poder público, vai analisar e pontuar as propostas conforme a área artística.

O Microcrédito Cultural é um programa de incentivo que visa fomentar a economia da cultura local, promover a diversidade cultural e favorecer o desenvolvimento da cidadania através de artistas residentes em Canoas. O Programa busca valorizar preferencialmente artistas iniciantes.

Sobre o projeto

Podem participar do Edital do Microcrédito Cultural pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos completos; pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, que comprovem a realização de atividades socioculturais há pelo menos um ano.


Como se inscrever

As inscrições serão gratuitas e a documentação deve ser encaminhada para a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) através do e-mail: [email protected]


Documentação para a inscrição

A documentação necessária para a inscrição solicita Formulário de Apresentação de Projetos Culturais (Anexo I) e portfólio.
Pessoa Física:
a) Cópia da Carteira de Identidade;
b) Cópia do CPF, quando não constar o número no documento de identidade.
c) Comprovante de endereço atualizado;
d) Autodeclaração caso se enquadre no protagonismo social: proponentes negros, idosos, pessoa com deficiência (PcD), indígenas, quilombolas, ciganos ou LGBTQIA+.( Anexo IV)
Pessoa Jurídica:
a) Cópia da Carteira de Identidade do representante legal da entidade;
b) Cópia do CPF do representante legal da entidade, quando não conste o número no documento de identidade;
c) Cópia da Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
d) Comprovante de endereço atualizado.


Mais informações

Dúvidas e informações referentes ao Microcrédito Cultural 2021 poderão ser esclarecidas e/ou obtidas pelo email: [email protected] e pelo telefone (51) 3425 7702 – opção 3.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here