IFRS abre inscrições para Processo Seletivo 2021

Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu as inscrições do Processo Seletivo  2021 na última  segunda-feira, 22 de março. A instituição tem vagas nos cursos técnicos e superiores. Os interessados podem se inscrever até 4 de abril.

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.

Cursos superiores

A seleção para os cursos de graduação será realizada exclusivamente pelas notas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever com qualquer edição de 2010 a 2020.

Segundo o edital, o resultado final do Vestibular e as orientações para matrículas sairão em 19 de abril, já a primeira matrícula será publicada no dia 20 seguinte. Outras duas convocações serão realizadas 14 e 28 de maio. A chamada pública está prevista para 11 de junho.

O Campus Canoas oferta os cursos de Matemática- Licenciatura (manhã), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã), Tecnologia em Logística (noite) e Engenharia Eletrônica (noite).

De acordo com o instituto, 80% das oportunidades são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas).

Cursos Técnicos

As formas de seleção do Curso Técnico mudam de acordo com a modalidade do curso:

  • Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio: sorteio público;
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: metade dos estudantes pelo Enem e metade por sorteio. Candidatos poderão concorrer apenas por uma forma ou pelas duas.

O campus Canoas oferta os cursos técnicos de Técnico em Administração (tarde), Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (tarde), Técnico em Eletrônica (tarde) e Técnico em Comércio – PROEJA (noite).

Como se inscrever

No site www.ingresso.ifrs.edu.br estão publicados os editais do PS, documentos com o detalhamento da seleção. É muito importante que os candidatos leiam com atenção o edital referente ao tipo de curso que pretende fazer.

As inscrições do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS ocorrem de forma totalmente on-line. O link está disponível também no site www.ingresso.ifrs.edu.br. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Não há cobrança de taxa de inscrição.

O Sorteio público acontece nos dias 15 e 16 de abril de 2021, e será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS. As aulas começaram no próximo semestre.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here