Sob comando da Prefeitura, HNSG tem nova Emergência

Na quarta-feira, 11, a Prefeitura inaugura uma nova emergência para atendimento de pacientes do SUS, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A administração municipal está há 15 dias à frente da gestão do HNSG, após realizar uma intervenção na instituição, que corria risco de fechar sua Emergência e outros setores.
De acordo com a secretária adjunta Fernanda Fernandes, que durante a intervenção ocupa o cargo de diretora presidente do HNSG, a estrutura que inaugura na quarta-feira estava com a parte da construção civil concluída desde março. “Descobrimos ao chegar e colocamos em funcionamento o quanto antes. Era um desperdício ter uma área pronta e não utilizá-la para atender os pacientes”, disse Fernanda.

Nova entrada
Com a novidade, a entrada da emergência SUS se dará agora pela rua Monte Castelo. Após assumir a gestão, a Prefeitura providenciou estrutura de TI, toda a parte de marcenaria e ar-condicionado para o setor. Os móveis novos devem chegar às próximas semanas.

Nova estrutura
“Na área antiga, tínhamos uma sala de espera, uma de triagem e dois consultórios. Tínhamos sete poltronas de medicação e agora, com o novo, passaremos a ter 10. No antigo, tinha uma sala de procedimento e agora teremos duas. Além disso, temos agora dez leitos de observação, enquanto eram oito disponíveis no espaço antigo. Não tínhamos leito de isolamento e agora teremos um deste tipo. Na sala vermelha, tínhamos seis leitos e no novo teremos seis, além de um leito de isolamento para pacientes críticos. Teremos posto de enfermagem, como no antigo, e passaremos também a ter um posto médico, que não tinha no espaço anterior”, explica Fernanda.

Balanço
Fernanda explica que nestes primeiros 15 dias de intervenção a Prefeitura ainda considera que está em período de diagnóstico. “Nosso foco é fazer as correções de curso. Percebemos que corpo clínico e a equipe são muito bons, mas o problema são atividades-meio, como abastecimento, compras de insumos e medicamentos, o que era o ponto mais crítico deste hospital. Trabalhamos agora para estes pontos, negociando com fornecedores, por exemplo. Já estamos trabalhando para melhorar o resultado final da assistência”, diz a secretária adjunta.

HNSG
O Hospital Nossa Senhora das Graças é um centro de referência em saúde na região metropolitana de Porto Alegre. Atende mais de 700 pacientes por dia no Pronto Atendimento/SUS e na Emergência para Convênios e Particulares. Possui ampla e qualificada área destinada ao atendimento de convênios e particulares, com excelência e qualidade. É referência para mais de 130 municípios da região.
A situação do Hospital Nossa Senhora das Graças estava tão preocupante antes do anúncio da intervenção da Prefeitura que o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) chegou a emitir uma nota a respeito da situação do hospital, que estava, naquele momento, correndo risco de fechar sua emergência. Na ocasião a entidade médica reforçou a necessidade urgente de melhorias nas condições de trabalho dos médicos daquele hospital e, essencialmente, na disponibilidade de medicamentos e insumos para atendimentos e tratamento aos pacientes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here