Conheça as melhorias que os hospitais tiveram com intervenção

Desde 2018, quando foi iniciada a intervenção da Prefeitura na administração dos dois hospitais públicos de Canoas, a realidade das duas instituições de saúde mudou muito, e para melhor. Além de novos leitos, o Hospital Municipal de Canoas (HCM) também abriga agora duas clínicas especializadas, uma para mulheres e uma para crianças. Além disso, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) também está passando por uma reforma completa.

Saúde da Criança

A Clínica de Saúde da Criança de Canoas, formato inédito em Canoas, conta com 14 leitos para atendimento de urgências e emergências e mais seis leitos para internação. Com 380 metros quadrados, a Clínica, que fica no Hospital Municipal de Canoas (HMC), terá atendimento, em casos clínicos e cirúrgicos, nas especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, neurologia, endoscopia de urgência, otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia e pneumologia.

Com decoração temática para tornar os atendimentos mais agradáveis para os pequenos, num espaço totalmente reformado, a Clínica de Saúde da Criança se tornou referência em Canoas para atendimentos de urgência e emergência, atendendo 24 horas, todos os dias. O espaço ainda conta com a infraestrutura do HMC para internação em UTI, tendo 10 leitos pediátricos e 20 neonatais. Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a Clínica de Saúde da Criança representa mais um avanço nas conquistas que a cidade vem obtendo na área da saúde.

Saúde da Mulher

O HMC conta também com uma Clínica de Saúde da Mulher. O local fornece pronto atendimento ginecológico e obstétrico, além de salas para realização de partos e atendimento especializado para mulheres vítimas de violência. Instalada no 5º andar do HCM, a Clínica de Saúde da Mulher, que tem 57 leitos, funciona todos os dias da semana, 24 horas. No local, são atendidas gestantes de alto risco ou que necessitem de avaliação especializada, referenciadas pela rede de saúde, além de mulheres com patologias relacionadas à ginecologia. Com 2.234 m², a Clínica oferece cuidado multiprofissional e estruturado adequado às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), de Canoas e cidades referenciadas. A clínica tem duas salas de cesárea, duas salas de parto normal, sala de curetagem, sala pós-parto e duas salas de pré-parto. Além disso, no ambulatório há dois consultórios, salas de observação e medicação. A Clínica também conta com a Sala Lilás, que atende mulheres vítimas de violência.

Para receber a Clínica de Saúde da Mulher, a Prefeitura de Canoas realizou investimento superior a R$ 4 milhões, em reforma e compra de equipamentos.

A clínica de Saúde da Mulher presta acolhimento multidisciplinar por profissionais, realiza exames laboratoriais, testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV, em casos de violência, também será ofertada a profilaxia das IST/HIV.

Mais 200 leitos

Outro avanço no HMC durante o período da intervenção foi a abertura de novos 200 leitos clínicos. Inaugurados durante a pandemia, eles ficam para a cidade como legado do combate ao novo coronavírus.

HPSC reformado

A reforma do HPSC já tem mais de 70% de sua obra concluída e tem um investimento total de R$ 1.328.134,33. É a primeira grande revitalização do hospital desde a sua inauguração.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here