Política
Campanha eleitoral começa com carreatas, debate e turbulência

A primeira semana dos nove candidatos à prefeitura foi marcada por carreatas e forte movimentação na internet. Carros de som com os jingles dos concorrentes ao Executivo já circulam por toda a cidade, da mesma forma que essa estratégia tradicional também foi adotada pelos candidatos ao Legislativo. Já os tradicionais bandeiraços, que naturalmente geram pelo menos algum nível de aglomeração de pessoas, até o momento tem sido evitados, o que já era esperado no contexto da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com os números de contaminação em queda, as medidas de prevenção ainda se fazem necessárias e, já na largada, fica evidente que as estratégias de campanha em Canoas serão pautadas por essa situação.
Debate e turbulência
A quinta-feira, 1º, foi marcada pelo primeiro debate, que reuniu Busato, Camilo Bórnia, Capitão Nascimento, César Augusto, Ernani Daniel, Jairo Jorge, Nelsinho Metalúrgico, Pablo Henrique e Simone Sabin. No entanto, mesmo com um debate que acabou reunindo os nove candidatos, os holofotes da semana se voltaram para outra situação: a crise que se instaurou na candidatura de César Augusto. Em uma história que ganhou contornos novelescos, a candidata a vice-prefeita, Carolina Lompa (PSL), saiu da disputa, por decisão de seu partido de não mais compor a chapa. Até o fechamento desta edição não foi definido quem concorre como vice de César.
A história sobre a saída de Carolina Lompa do pleito é nebulosa. A própria ex-candidata a vice emitiu nota responsabilizando seu ex-marido, o deputado federal Nereu Crispim, por uma espécie de boicote que a teria levado a desistir da disputa. Por fim, o diretório estadual do PSL também se pronunciou. De acordo com o texto divulgado, a decisão foi tomada pelo grupo que dirige o partido no Estado, e não apenas por uma pessoa, ao contrário do que diz Lompa. A justificativa seria a insistência dela em concorrer como vice de César, enquanto a orientação era a de que ela concorresse à Prefeitura.
Cobertura
A partir da próxima edição, o jornal Timoneiro passa a publicar semanalmente um compilado das atividades desempenhadas por cada um dos candidatos à Prefeitura em suas agendas de campanha. Além disso, até a eleição, publicaremos quadros de propostas dos postulantes ao cargo de prefeito, assim como informações necessárias para os eleitores se manterem informados sobre a maior eleição em número de candidatos que Canoas já registrou.
Política
Leite visita espaço da Ulbra e destaca qualificação profissional na Expointer 2026

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, visitou, na terça-feira, 1º, o espaço da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) na Expointer 2026, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Durante a visita, Leite conheceu a estrutura montada pela instituição e ressaltou a importância da participação de universidades na feira, especialmente na formação de profissionais para atender às demandas do setor produtivo.
“A formação de capital humano é crítica para o desenvolvimento do Estado. O aumento de produtividade que a gente busca para desenvolver o nosso RS exige formação de mão de obra qualificada”, afirmou.
A programação da universidade durante a feira reúne atividades acadêmicas relacionadas a áreas como Engenharia, Medicina Veterinária, Agronomia, Direito e Educação Física. Os temas abordados incluem sustentabilidade, saúde, tecnologia, gestão, agronegócio e qualidade de vida no campo.
A Expointer 2026 ocorre no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e reúne representantes de diferentes segmentos ligados à agropecuária, indústria, comércio, serviços e inovação.
Política
Vice-prefeito Rodrigo Busato assume Prefeitura de Canoas até 8 de setembro

O vice-prefeito Rodrigo Busato assumiu, nesta segunda-feira, 31, o comando da Prefeitura de Canoas durante o período de férias do prefeito Airton Souza. Ele permanecerá como prefeito em exercício até 8 de setembro.
Durante o período, Busato ficará à frente das atividades da administração municipal e acompanhará as ações em andamento nas diferentes áreas da Prefeitura.
Entre os temas que serão acompanhados estão as obras de reconstrução e as intervenções nos diques e demais estruturas de proteção contra cheias.
“Estarei de olho em toda a administração, acompanhando de perto o trabalho das secretarias e as demandas da população. A reconstrução continuará sendo uma prioridade, especialmente as obras nos diques e nas estruturas de proteção da cidade. Serão dias de muito trabalho, diálogo e presença em Canoas”, afirmou Rodrigo.
Também estão previstas agendas relacionadas a serviços, projetos e obras em diferentes regiões do município durante o período em que Busato estiver no comando da Prefeitura.
Política
Câmara de Canoas solicita cessão do atual prédio do Fórum para nova sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Canoas formalizou, na quinta-feira, 27, um pedido à Prefeitura para a cessão do prédio onde atualmente funciona o Fórum da cidade. O imóvel deverá ser desocupado após a transferência do Judiciário para uma nova sede. A solicitação foi entregue durante reunião realizada na Prefeitura, com a presença de vereadores, servidores do Legislativo e do prefeito de Canoas.
A proposta é que o prédio seja destinado à Câmara Municipal após a saída do Fórum. A iniciativa ocorre diante das limitações da atual sede do Legislativo, que tem quase 50 anos.
Quando o prédio atual foi projetado, a Câmara contava com 11 vereadores. Atualmente, são 21 parlamentares, além de assessorias, comissões permanentes, Presidência, setores administrativos e demais servidores.
De acordo com a Câmara, o aumento da estrutura do Legislativo ao longo das últimas décadas fez com que o espaço disponível se tornasse limitado para o funcionamento das atividades parlamentares e o atendimento à população.
Durante a reunião, o prefeito demonstrou apoio ao pedido e afirmou conhecer as limitações da atual sede por ter exercido o mandato de vereador durante 20 anos. Segundo ele, a estrutura existente apresenta dificuldades para acompanhar as necessidades atuais da Câmara. O chefe do Executivo afirmou ainda que, no que depender da Prefeitura, a transferência será viabilizada.
Para o presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Abmael Almeida, a busca por uma nova sede representa uma mudança na estrutura utilizada atualmente pelo Legislativo.
“A nossa sede está defasada e hoje não conseguimos atender a comunidade da forma como gostaríamos. O objetivo de todos os vereadores é atender melhor a população, com mais conforto para as pessoas que vêm até a Casa Legislativa. Esta é a Casa do Povo e também precisa oferecer um ambiente adequado para que as pessoas possam estar aqui e se sentir bem”, afirmou.
Abmael também ressaltou que a estrutura atual já não corresponde ao tamanho do município e destacou o caráter coletivo da iniciativa.
“Hoje, infelizmente, a nossa Casa está muito aquém do tamanho da nossa cidade. Vemos municípios menores com estruturas legislativas melhores. Essa será uma vitória de todos nós e também dos servidores desta Casa, além de representar um avanço importante sem custos para a aquisição de um novo imóvel”, completou.
Com a entrega do ofício, a Câmara iniciou formalmente a articulação para que o imóvel seja destinado ao Legislativo após a saída do Fórum. A eventual transferência ainda depende dos procedimentos necessários para a desocupação e cessão do prédio.

evento1 semana atrásExpointer 2026 abre venda de ingressos; veja valores e horários de acesso

Canoas6 dias atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Policial1 semana atrásPF investiga fraude de R$ 406 milhões em licitações de máquinas e cumpre mandado em Canoas

Educação1 dia atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Sem categoria1 semana atrásExpointer 2026 terá debates sobre meio ambiente, água e futuro do agronegócio
Sem categoria6 dias atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Cultura1 semana atrásDomingo no Parque terá Cia Show 4 entre as atrações em Nova Santa Rita

Emprego1 semana atrásCanoas Shopping concentra cerca de 650 oportunidades de emprego nesta quarta-feira




















































