Política
Campanha eleitoral começa com carreatas, debate e turbulência

A primeira semana dos nove candidatos à prefeitura foi marcada por carreatas e forte movimentação na internet. Carros de som com os jingles dos concorrentes ao Executivo já circulam por toda a cidade, da mesma forma que essa estratégia tradicional também foi adotada pelos candidatos ao Legislativo. Já os tradicionais bandeiraços, que naturalmente geram pelo menos algum nível de aglomeração de pessoas, até o momento tem sido evitados, o que já era esperado no contexto da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com os números de contaminação em queda, as medidas de prevenção ainda se fazem necessárias e, já na largada, fica evidente que as estratégias de campanha em Canoas serão pautadas por essa situação.
Debate e turbulência
A quinta-feira, 1º, foi marcada pelo primeiro debate, que reuniu Busato, Camilo Bórnia, Capitão Nascimento, César Augusto, Ernani Daniel, Jairo Jorge, Nelsinho Metalúrgico, Pablo Henrique e Simone Sabin. No entanto, mesmo com um debate que acabou reunindo os nove candidatos, os holofotes da semana se voltaram para outra situação: a crise que se instaurou na candidatura de César Augusto. Em uma história que ganhou contornos novelescos, a candidata a vice-prefeita, Carolina Lompa (PSL), saiu da disputa, por decisão de seu partido de não mais compor a chapa. Até o fechamento desta edição não foi definido quem concorre como vice de César.
A história sobre a saída de Carolina Lompa do pleito é nebulosa. A própria ex-candidata a vice emitiu nota responsabilizando seu ex-marido, o deputado federal Nereu Crispim, por uma espécie de boicote que a teria levado a desistir da disputa. Por fim, o diretório estadual do PSL também se pronunciou. De acordo com o texto divulgado, a decisão foi tomada pelo grupo que dirige o partido no Estado, e não apenas por uma pessoa, ao contrário do que diz Lompa. A justificativa seria a insistência dela em concorrer como vice de César, enquanto a orientação era a de que ela concorresse à Prefeitura.
Cobertura
A partir da próxima edição, o jornal Timoneiro passa a publicar semanalmente um compilado das atividades desempenhadas por cada um dos candidatos à Prefeitura em suas agendas de campanha. Além disso, até a eleição, publicaremos quadros de propostas dos postulantes ao cargo de prefeito, assim como informações necessárias para os eleitores se manterem informados sobre a maior eleição em número de candidatos que Canoas já registrou.
Política
Câmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas
Política
Rodrigo Busato reforça apoio do União Brasil à pré-candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, esteve no Palácio Piratini nesta segunda-feira, 29, para uma reunião com o governador em exercício e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). O encontro deu continuidade às tratativas entre o MDB e o União Brasil voltadas à construção de um projeto político conjunto para as eleições de 2026.
Durante a agenda, Rodrigo defendeu a necessidade de Canoas ter participação ativa nas definições estratégicas do próximo ciclo político estadual. Segundo ele, o município, que é o segundo maior da Região Metropolitana, deve estar inserido nos debates sobre desenvolvimento, governabilidade e políticas públicas que impactam a região.
O vice-prefeito afirmou que a cidade precisa estar contemplada no planejamento estadual e nas decisões que impactam a região metropolitana.
“Canoas não pode ficar à margem das decisões que moldam o futuro do Rio Grande do Sul, especialmente agora que estamos nos reconstruindo após a enchente de 2024. Sigo trabalhando para garantir espaço, respeito e protagonismo para a nossa cidade”, disse Rodrigo Busato ao deixar o Palácio Piratini.
A reunião ocorre após o anúncio de apoio do União Brasil à pré-candidatura de Gabriel Souza. O deputado federal e presidente estadual do partido, Luiz Carlos Busato, destacou que o alinhamento entre as siglas busca ampliar o diálogo e a construção conjunta de propostas para o Estado.
“Esse alinhamento fortalece o diálogo e a construção conjunta. A aproximação entre MDB e União Brasil amplia nossa capacidade de trabalhar por soluções e entregas ao Rio Grande do Sul”, afirmou.
Também participaram do encontro o presidente estadual do MDB, Vilmar Zanchin, e o secretário-geral do partido e prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes.
De acordo com os participantes, a reunião integra o processo de articulação política para 2026 e sinaliza a intenção de ampliar a presença de Canoas nas discussões e decisões de âmbito estadual.
Política
União Brasil RS declara apoio à candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado

O União Brasil no Rio Grande do Sul anunciou alinhamento à posição do presidente estadual da sigla e deputado federal Luiz Carlos Busato, que declarou apoio à candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado. Segundo o partido, a decisão é resultado de diálogo político e está em consonância com o projeto defendido para o futuro do Rio Grande do Sul.
Em nota, a legenda destacou que sua atuação no Estado é historicamente pautada pela construção coletiva, pelo diálogo e pelo respeito às instâncias partidárias. O União Brasil afirmou ainda que todas as decisões seguem as orientações da Executiva Nacional e ocorrem em sintonia com a bancada estadual, afastando a existência de divergências internas.
O partido ressaltou que permanece unido e comprometido com um projeto político considerado sólido e alinhado aos interesses do Rio Grande do Sul e do país.
O União Brasil RS também reafirmou seu protagonismo no cenário político estadual. A sigla está presente em mais de 300 municípios gaúchos e conta atualmente com três deputados estaduais e um deputado federal, o que, segundo a direção partidária, demonstra sua representatividade e compromisso com o desenvolvimento do Estado.

Economia5 dias atrásCanoas lidera em primeiro lugar o ranking do IPM 2026 e terá o maior repasse de ICMS do Estado

Transporte6 dias atrásSogal anuncia programação especial do transporte coletivo neste fim de ano
Fazenda6 dias atrásIPTU 2026: prazo para pagamento em cota única com desconto de até 15% termina em 5 de janeiro

Geral5 dias atrásGoverno do Estado divulga lista definitiva da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Geral3 dias atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

Clima1 semana atrásDefesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

Serviços5 dias atrásGoverno federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026

Serviços6 dias atrásFique atento: serviços bancários não funcionam dias 31/12 e 1º/1



















































