Conecte-se conosco

header-top







 

03/06/2026
 

Saúde

Atendimentos comunitários clínicos da Ulbra prepara retorno das atividades

Redação

Publicado

em

Sinprocan empossa nova diretoria com primeira presidente mulher

Seis meses após as regras de isolamento social provocadas pela pandemia do novo Coronavírus terem suspendido as atividades práticas dos cursos de graduação da Ulbra, a Universidade se prepara para retomar as aulas de laboratório e os atendimentos comunitários clínicos da Odontologia. O retorno será possível após uma série de medidas adotadas pela Instituição para garantir a proteção dos acadêmicos e pacientes. De acordo com o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, assim que as secretarias estadual de Saúde e de Educação permitiram que as universidades voltassem com as atividades práticas essenciais para a conclusão de cursos desde que se enquadrassem em um plano de contingência aprovado pelo município, a Ulbra começou a trabalhar nesse retorno.

“Aprovamos em julho o plano com o município e passamos a realizar uma série de adequações, como treinamentos, identificação de espaços do campus, marcação da quantidade de pessoas permitidas nas dependências da Universidade, determinação de local para check point para aferir temperatura, atualização dos contatos de emergência, entre uma série de outras ações”, lembrou. As ações permitiram que o Hospital Veterinário pudesse retomar os atendimentos e alguns cursos da área da saúde voltassem com a prática nos laboratórios.

Prática com segurança

No curso de Odontologia, como na maioria das práticas, os cuidados foram redobrados. Para garantir que a clínica tivesse biossegurança suficiente antes do retorno, o infectologista da Comissão de Gestão de Risco – Coronavírus da Ulbra, professor Cláudio Stadnik, e o arquiteto da Universidade visitaram o espaço e elaboraram um projeto para garantir a retomada segura.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após presença de bactéria

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 3.

A medida também inclui a suspensão da comercialização e da distribuição do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, produzido pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia, no estado de Goiás.

Segundo a Anvisa, o lote é composto por cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, fabricadas em 20 de janeiro de 2026, com validade até 20 de janeiro de 2027.

A distribuição ocorreu principalmente no Distrito Federal, que recebeu mais de 230,4 mil unidades. Também foram enviadas 66,7 mil garrafas para cidades de Goiás, 75,7 mil para o interior de São Paulo e 1,4 mil para o Tocantins.

A empresa informou que não há registros de reclamações de consumidores relacionados ao lote. Também afirmou que iniciou o recolhimento imediato junto às distribuidoras e que cerca de 99,2% das unidades já não estão disponíveis para venda.

O problema foi identificado durante uma coleta de rotina feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação da presença da bactéria, a vigilância local interditou o lote e comunicou a Anvisa.

A orientação é para que consumidores que tenham produtos do lote afetado não consumam a água e aguardem as instruções da fabricante sobre devolução ou substituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lotes de Enalapril após erro de rotulagem nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. A medida foi publicada nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União.

Os lotes afetados foram fabricados pela empresa Hipolabor Farmacêutica, que iniciou o recolhimento voluntário após identificar um erro nas informações impressas na embalagem do produto.

Segundo a Anvisa, os comprimidos contêm a dosagem correta de 20 mg, porém a embalagem secundária apresenta uma descrição equivocada da composição, indicando a concentração de 10 mg. O problema foi classificado como desvio de qualidade relacionado à rotulagem e não à formulação do medicamento.

Os lotes atingidos pela medida são:

0062/26M, 0063/26M , 0064/26M, 0088/26M , 0089/26M , 0358/26M , 0415/26M , 0506/26M, 0507/26M.

De acordo com a agência reguladora, a inconsistência nas informações pode gerar riscos de interpretação incorreta da dosagem, especialmente em ambientes hospitalares, onde a embalagem é utilizada como referência para dispensação e administração dos medicamentos.

O enalapril pertence à classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e é amplamente utilizado para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca e na prevenção de complicações cardiovasculares em determinados pacientes.

A orientação da Anvisa é para que hospitais e demais serviços de saúde suspendam o uso dos lotes envolvidos e sigam as instruções do fabricante para devolução e substituição dos produtos.

Continuar a ler

Saúde

Canoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas inicia nesta segunda-feira, 1º, a Operação Inverno, ação que prevê horários estendidos em unidades de saúde e atendimento voltado a pacientes com sintomas gripais e respiratórios até 30 de setembro. A medida tem como objetivo reduzir a procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

Durante a operação, moradores com sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo e outros sinais de síndrome gripal poderão procurar atendimento nas unidades de referência definidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão atendimento ampliado até as 22h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói seguirá com atendimento clínico e pediátrico 24 horas por dia.

Também haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira, em horário ampliado, nas unidades participantes.

Segundo a SMS, uma ambulância ficará disponível para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói durante o período da operação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques