Saúde
Atendimentos comunitários clínicos da Ulbra prepara retorno das atividades

Seis meses após as regras de isolamento social provocadas pela pandemia do novo Coronavírus terem suspendido as atividades práticas dos cursos de graduação da Ulbra, a Universidade se prepara para retomar as aulas de laboratório e os atendimentos comunitários clínicos da Odontologia. O retorno será possível após uma série de medidas adotadas pela Instituição para garantir a proteção dos acadêmicos e pacientes. De acordo com o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, assim que as secretarias estadual de Saúde e de Educação permitiram que as universidades voltassem com as atividades práticas essenciais para a conclusão de cursos desde que se enquadrassem em um plano de contingência aprovado pelo município, a Ulbra começou a trabalhar nesse retorno.
“Aprovamos em julho o plano com o município e passamos a realizar uma série de adequações, como treinamentos, identificação de espaços do campus, marcação da quantidade de pessoas permitidas nas dependências da Universidade, determinação de local para check point para aferir temperatura, atualização dos contatos de emergência, entre uma série de outras ações”, lembrou. As ações permitiram que o Hospital Veterinário pudesse retomar os atendimentos e alguns cursos da área da saúde voltassem com a prática nos laboratórios.
Prática com segurança
No curso de Odontologia, como na maioria das práticas, os cuidados foram redobrados. Para garantir que a clínica tivesse biossegurança suficiente antes do retorno, o infectologista da Comissão de Gestão de Risco – Coronavírus da Ulbra, professor Cláudio Stadnik, e o arquiteto da Universidade visitaram o espaço e elaboraram um projeto para garantir a retomada segura.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































