Saúde
Com pandemia em declínio, Prefeitura vai realizar mutirões de cirurgias

Com a queda acentuada dos índices da pandemia do novo coronavírus, o Hospital Universitário (HU) retomou nas últimas semanas os procedimentos eletivos. Entretanto, com a suspensão decretada durante o período mais crítico da Covid-19, uma demanda por cirurgias ficou represada na instituição. Para dar mais vazão a estas operações, o HU irá realizar mutirões de cirurgias nos meses de outubro e novembro. Aos sábado e domingos, durante estes dois meses, serão realizados procedimentos em 11 especialidades para pacientes previamente agendados. A ação não altera o planejamento de procedimentos que já ocorrem em dias de semana.
Os resultados positivos alcançados pelo município no combate ao novo coronavírus possibilitaram à Prefeitura de Canoas não só retomar os procedimentos que estiveram paralisados e realizar os mutirões, como também abriu espaço para que recursos sejam redirecionados para as demais áreas da saúde. A cidade tem atualmente apenas 7% de casos ativos, registrando uma marca de 93% de casos recuperados. No início da pandemia, quando a cidade passou por seu pior momento, a Prefeitura de Canoas abriu dois hospitais de campanha. Esses hospitais atenderam mais de 17 mil pacientes em menos de seis meses. Agora, devido à queda na proliferação do vírus, essas estruturas não são mais necessárias. No entanto, os canoenses continuarão a receber atendimento nas UPAs Boqueirão e Rio Branco.
Conforme os gráficos apresentados nesta página demonstram, os índices de contágio e de mortes vêm caindo de forma muito acentuada a partir do meio do mês de setembro. A queda destes índices refletiu também em uma queda brusca no número de atendimentos e internações nos hospitais de campanha. Desta forma, o ciclo da necessidade das estruturas foi considerado encerrado pela Prefeitura.
Hospitais de Campanha
Com sua função já cumprida, os Hospitais de Campanha tiveram papel fundamental nos momentos de maior intensidade da pandemia. As estruturas foram montadas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas ou confirmação do novo coronavírus, ao lado das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Boqueirão e Rio Branco. Caso não existissem, seria impossível a reabertura de lojas e indústrias no momento em que ocorreu, já que naquela ocasião o sistema de saúde não teria capacidade de atender os pacientes, sem superlotar os hospitais.
Além da implantação dos hospitais de campanha, a Prefeitura de Canoas dobrou o número de leitos em UTI na cidade, que, hoje, conta com 104 leitos. Além disso, a Prefeitura também inaugurou 200 leitos clínicos no Hospital Universitário, em dois andares que estavam desativados desde 2015 e ficarão de legado para a cidade.
Saúde
Nova Santa Rita promove vacinação itinerante contra a gripe em dois bairros neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita realizará neste sábado,20, uma ação de vacinação itinerante contra a Influenza em dois bairros do município. A imunização acontecerá das 9h30 às 13h30.
Os atendimentos serão realizados em frente ao Mercado Ideal, no bairro Berto Círio, e em frente à Agropecuária Correia, no bairro Floresta. A medida busca ampliar o acesso da população à vacina contra a gripe.
A ação ocorre em meio ao período de maior circulação de vírus respiratórios, quando aumenta a procura pela imunização contra a Influenza.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou a iniciativa.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à vacinação. Quando levamos os serviços para mais perto das pessoas, aumentamos as oportunidades de imunização e fortalecemos a prevenção, que é uma das principais ferramentas para proteger a saúde da nossa comunidade”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também destacou a importância da vacinação.
“A vacina é segura, eficaz e continua sendo a melhor forma de prevenção contra os casos graves da gripe. Estamos levando essa ação aos bairros para garantir mais comodidade à população e ampliar a cobertura vacinal no município”, destacou.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.
Saúde
Confira quais produtos Ypê foram liberados pela Anvisa e quais seguem com restrições

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o status dos produtos da marca Ypê que haviam sido alvo de suspensão cautelar. A medida envolve detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados pela Química Amparo Ltda. (CNPJ 43.461.789/0001-90), especialmente aqueles com lotes cuja numeração termina em 1.
De acordo com a Anvisa, permanecem suspensos e não devem ser utilizados os detergentes líquidos e desinfetantes Ypê produzidos antes de 1º de março deste ano. No caso dos lava-roupas líquidos, a restrição segue válida para os produtos fabricados antes de 1º de abril.
A atualização ocorre após a empresa apresentar laudos considerados satisfatórios para os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de março. Com isso, esses produtos foram liberados para comercialização e uso.
Já em relação aos lava-roupas líquidos, a liberação vale apenas para os itens fabricados a partir de 1º de abril. Os demais lotes continuam sob restrição determinada pela agência reguladora.
As novas medidas foram publicadas pela Anvisa no Diário Oficial da União (DOU), atualizando a decisão anunciada inicialmente em 1º de abril.
Produtos que permanecem suspensos:
Detergentes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;
Desinfetantes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;
Lava-roupas líquidos Ypê fabricados antes de 1º de abril.
A orientação da Anvisa é para que consumidores verifiquem a data de fabricação e a identificação dos lotes antes de utilizar os produtos abrangidos pela medida.
Saúde
Paciente com suspeita de ebola tem resultado negativo para a doença no RS

O exame realizado para investigar a suspeita de ebola em um paciente transferido de Novo Hamburgo para Porto Alegre apresentou resultado negativo. A confirmação foi recebida pelo Grupo Hospitalar Conceição na noite de sábado, 13, após análise conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O paciente, um homem de 64 anos que esteve recentemente em Uganda, país da África Oriental que enfrenta um surto da doença, inicialmente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, em Novo Hamburgo. Em razão do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, ele permaneceu em isolamento enquanto eram realizados os procedimentos de investigação.
Além da suspeita de ebola, o homem teve diagnóstico confirmado para malária causada pelo parasita Plasmodium falciparum. Segundo as equipes médicas, ele apresentava quadro clínico estável. Na sexta-feira, 12, foi encaminhado para Porto Alegre, onde segue internado.
Em nota divulgada neste domingo, 14, o Grupo Hospitalar Conceição informou que, com a exclusão da hipótese de ebola, o paciente poderá receber todos os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis na instituição para o tratamento adequado da malária. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A investigação mobilizou profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Ministério da Saúde. As amostras coletadas foram levadas ao Rio de Janeiro em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino ao laboratório responsável pela análise.
A Secretaria Estadual da Saúde destacou que a rápida adoção dos protocolos previstos para casos suspeitos demonstra a capacidade de resposta do sistema de saúde diante de situações que exigem atenção especial. O acompanhamento do paciente continua sendo realizado pelas equipes de assistência e vigilância em saúde.

Concursos5 dias atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Policial1 semana atrásInvestigação iniciada em Canoas leva à prisão de 14 suspeitos de golpes em empresas

Defesa Civil5 dias atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026
Acidente1 semana atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Geral5 dias atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Política5 dias atrásCâmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto

Cultura6 dias atrásMostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas
Feminicídio5 dias atrásMulher de 25 anos é encontrada morta em Rio Grande e caso é investigado como possível feminicídio




















































