Conecte-se conosco

header-top







 

25/06/2026
 

Geral

Creches privadas podem retornar as atividades na próxima quinta-feira, 1º

Redação

Publicado

em

As creches privadas de Canoas serão as primeiras a poder retomar as atividades, a partir de 1º de outubro. A decisão foi tomada pelo executivo canoense por conta da cidade estar, há duas semanas consecutivas, na bandeira laranja, e, segundo o decreto estadual, isso possibilita o retorno das atividades escolares no município.

Regras para reabertura

Nesta semana foram divulgadas pela Prefeitura de Canoas algumas exigências que o município exigirá das creches. Seguem algumas regras:

  • As crianças e funcionários deverão ser testados no primeiro e no 15º dia, uma medida inédita no Estado.
  • As instituições também deverão apresentar um plano de contingência, que será avaliado e aprovado por um comitê multiprofissional da Prefeitura antes da reabertura.
  • As escolas deverão cumprir a taxa de ocupação máxima de 25% por turma.
  • Checar a temperatura das crianças e funcionários ao chegarem no ambiente escolar.
  • Realizar a higienização das mãos antes de entrar.
  • Crianças a partir de quatro anos e adultos devem usar máscaras ou protetor facial.
  • Limpeza e higienização dos espaços.
  • Disponibilização de álcool em gel 70% nos ambientes.
  • Escalonamento dos horários de chegada, saída e intervalo dos estudantes entre as turmas.
  • Marcações no chão indicando distância de 1,5 metro; aumentar o espaço entre as mesas e cadeiras, reorganizando o espaço a fim de manter a distância de pelo menos um metro e meio. Para menores de quatro anos, o distanciamento deve ser sempre de dois metros; entre outras medidas.

Mesmo optando pela reabertura, as escolas devem continuar disponibilizando conteúdos online para as crianças cujos pais optarem por não encaminhar o filho às aulas.

“10% das escolas privadas de Canoas fecharam”

Segundo a vice-diretora do Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado (Sindicreches) e gestora da Escola de Educação Infantil Cofrinho de Mel, localizada em Canoas, Talina Romano, a cidade contempla em torno de 110 escolas privadas e nos registros do sindicato, em torno de 10% destas instituições já se manifestaram que não retornaram as atividades, ou seja, fecharam.

Outro dado abordado pela dirigente foram os cancelamentos de matrículas nas escolas privadas de Canoas, que, antes da pandemia, tinha em torno de quatro mil alunos matriculados nas instituições, e hoje este número baixou por volta de 45%.

“Só foi possível nós nos mantermos por conta dos benefícios do governo para conciliar com a folha de pagamento dos funcionários. Mas ainda existe muita dificuldade, falta de informação e falta de visibilidade da categoria. Nós lutamos muito para poder chegar até o prefeito. Somos uma das últimas categorias a estarmos retornando, entendemos que existe uma necessidade, pois as crianças estão sofrendo com isso, sentem falta de socialização e desenvolvimento”, conclui a liderança do sindicato.

Talina vê uma grande responsabilidade por parte do município na retomada das atividades escolares. “Não vemos dificuldades em realizar os cuidados e protocolos, assim como o teste que está sendo exigido, pois temos o apoio dos pais”, finaliza.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.

Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.

Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil deflagra Operação Notre Dame fase II contra grupo envolvido em roubo a residência em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da DRACO de Canoas, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 24, a Operação Notre Dame – fase II no combate ao crime de roubo à residência, ocorrido no município de Canoas, em 27 de fevereiro do corrente. A ação teve apoio da DISE e do GOE de Taboão da Serra.

Ao todo, foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 7 de busca e apreensão nos municípios de Charqueadas, Itapecerica da Serra, Aguaí e Embu das Artes. Até o momento, 5 pessoas foram presas.

Segundo a investigação, a primeira fase da operação havia resultado em quatro prisões temporárias. Com o avanço dos trabalhos, os policiais conseguiram identificar todos os envolvidos no crime, incluindo três executores que teriam invadido a residência, rendido e amarrado as vítimas para subtrair os bens.

Na data do fato, dois indivíduos deram cobertura do lado de fora do imóvel, acompanhando o movimento das vias públicas próximas, além do terceiro indivíduo que organizou, de dentro do presídio de Charqueadas, toda a logística no estado do Rio Grande do Sul, para que os comparsas de São Paulo viessem praticar o crime em solo gaúcho.

O caso teve início após um planejamento detalhado do grupo contra a residência das vítimas. Os suspeitos teriam saído de São Paulo em um veículo locado, com apoio logístico em São Leopoldo antes do crime e em Gravataí após a ação, onde pernoitaram antes de retornar ao estado paulista com os objetos roubados.

Com o auxílio da Brigada Militar, através do setor de inteligência do CPC, de Policiais Civis do Estados (RS e SP), bem como com o auxílio de câmeras de monitoramento das proximidades, acrescido às diversas ferramentas de investigação criminal disponíveis, o serviço de investigação da Draco de Canoas conseguiu chegar a autoria de todos os envolvidos no crime – executores, motoristas dos dois veículos empregados, bem como do responsável pelo apoio logístico.

De acordo com o Delegado Gustavo, trata-se de investigação qualificada que teve por finalidade desarticular grupo criminoso interestadual especializado no roubo a imóveis de luxo, com a descoberta e encarceramento de todos os atuantes no episódio.

“Destaco, por oportuno, a excelente parceria com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, os quais acolheram as provas coletadas nos autos, a justificar as segregações cautelares dos criminosos”, declarou o Delegado.

O Delegado Regional, Dr. Cristiano Reschke, ressalta o compromisso da Polícia Civil de Canoas com a comunidade local, destacando, ainda, a queda significativa dos índices criminais de crimes praticados no município. Reforça, ainda, que crimes de natureza grave são prioridade na atual gestão, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública.

Continuar a ler

Policial

Operação Impostores em Canoas prende trio suspeito de arrastões e falsos policiais

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas, deflagrou na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Impostores para desarticular um grupo criminoso suspeito de praticar roubos a pedestres em série durante a madrugada em Canoas e outros municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A ação contou com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM) e integração com a Brigada Militar. O trabalho foi coordenado pelo delegado Rodrigo Caldas e cumpriu seis ordens judiciais, sendo três mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão.

Segundo a investigação, que durou cerca de três semanas, o grupo teria cometido ao menos 11 roubos em um intervalo de sete dias. Os crimes aconteciam entre 0h e 6h e tinham como alvo trabalhadores e estudantes em deslocamento.

Os suspeitos utilizavam uma abordagem para enganar as vítimas, se passando por policiais durante as ações.

“A rapidez na identificação desse grupo foi fundamental para frear a escalada da violência na região. Eles se aproveitavam da vulnerabilidade do horário e da boa-fé dos cidadãos, que acreditavam estar diante de forças de segurança”, destacou o delegado Rodrigo Caldas.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava um veículo HB20 cinza, locado por um dos envolvidos, para executar os crimes.

Os três suspeitos foram identificados e presos na operação. Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, que agora passam por análise para possível devolução às vítimas.

O diretor da 2ª DPRM, delegado Cristiano Reschke, destacou a gravidade das ações e a necessidade de resposta rápida.

“Eles agiam com extrema ousadia ao se passarem por policiais. Aproveitavam-se da madrugada, quando há pouco movimento, para abordar trabalhadores e estudantes, usando arma de fogo para intimidar e amedrontar as vítimas. Em apenas uma semana, fizeram pelo menos 11 vítimas. São crimes graves que, pelas circunstâncias de horário, local e modo de agir, exigem repressão enérgica, rápida e eficiente. Não podemos permitir que esse tipo de crime se espalhe. A melhor resposta é a inteligência e a investigação qualificada.”

A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas procurem a delegacia para registro de ocorrência e reconhecimento dos objetos apreendidos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques