Política
Convenção da REDE Canoas confirma 70% mulheres candidatas para o Legislativo

Na quarta-feira, 9, a Rede Sustentabilidade Canoas realizou sua convenção para homologar as candidaturas que representarão a sigla em 2020. No próximo pleito, a Rede contará com 26 candidaturas para a vereança, cumprindo o objetivo de apresentar uma nominata com 70% mulheres candidatas ao Legislativo.
Gisele Uequed, uma das fundadoras da REDE no Brasil, anunciou que não colocará seu nome a disposição do partido para concorrer à reeleição como vice-prefeita, embora a Rede siga no apoio ao Prefeito Luiz Carlos Busato (PTB). “Em dezembro de 2019 tomei essa decisão, conversei com dirigentes e lideranças do partido e com o Prefeito Busato dizendo que sempre fiz política sem mandato e entendo que quando nos tornamos uma liderança política, precisamos motivar novas lideranças. Neste momento quero ajudar a formar as novas lideranças que Canoas precisa, com essa nominata tão rica e diversa que conseguimos construir”, avalia.
Ainda segundo Gisele, aumentar a participação das mulheres na política é qualificar o Legislativo. “É importante para a construção da política a ampliação das vozes femininas. É importante para a qualidade do nosso parlamento. Aqui temos mulheres preparadas, que estão há muito tempo enxergando os problemas, vendo as soluções e querendo atuar, se colocar à disposição, mas não tendo oportunidade. E é isso que nós estamos fazendo, mostrando a Canoas que nós temos novas lideranças; que aquele canoense que diz que está cansado dos mesmos, vai ter aqui a oportunidade de escolher o novo. Aqui tem o ideal, o princípio, a ética, a fiscalização. Mesmo participando do governo, nós estaremos fiscalizando o governo”, garante.
Vice participativa
Lamentando a saída de Gisele da chapa, Busato salientou que ela foi uma vice-prefeita atuante e participativa. “A Gisele ainda vai ensinar política para muita gente. Pela juventude, pelo espírito e por tudo que a gente aprende na caminhada. Quero te agradecer muito por estes quatro anos. Não é fácil uma convivência tão afinada como tivemos”, finalizou Busato.
Na opinião do Porta-voz estadual da REDE no Rio Grande do Sul, deputado federal Constituinte Jorge Uequed, a cidade tem um dos grupos mais organizados do Brasil. “Canoas como exemplo nacional me honra a cada momento. As candidaturas da REDE são um ensinamento maravilhoso de respeito. Na REDE, a palavra fundamental é o respeito, a indecência de qualquer tipo de discriminação, a busca sonhada por um país melhor para o nosso povo”, concluiu.
Representatividade
Este ano, além de apresentar uma histórica nominata com 70% de mulheres, a REDE também busca a diversidade com candidaturas que representam os mais diversos nichos e outras três candidaturas coletivas. Elas são voltadas a educação infantil, o ensino fundamental e a cultura.
Rogerio Ceratti, porta-voz masculino, acredita que a participação social no processo político é de extrema importância. “Construímos uma nominata representativa, com diversos setores da sociedade. Participativa, com mandatos coletivos que representam uma forma diferente de fazer política. E igualitária, buscando maior representatividade feminina nos espaços públicos”, enfatiza.
A porta-voz feminina da REDE, Marianne Calixto, acredita que este é um momento de participação e união. “Nós, mulheres, temos que sair do anonimato e buscar protagonismo. Temos que ocupar os espaços e buscar lugar de fala. Enquanto uma de nós estiver acorrentada, nenhuma de nós estará livre”, destacou lembrando nomes relevantes na história.
Política
Frente Ampla da Esquerda realiza reunião em Canoas e anuncia comício em apoio a Juliana Brizola e Edegar Pretto

Representantes de partidos que integram a Frente Ampla da Esquerda em Canoas realizaram uma reunião na tarde de terça-feira, 7, para discutir a organização política em apoio às candidaturas de Juliana Brizola e Edegar Pretto ao governo do Rio Grande do Sul.
O encontro reuniu integrantes do PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB e PDT e teve como pauta a definição de estratégias de mobilização e a organização das atividades partidárias no município.
Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a realização de um comício no dia 30 de julho, às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Segundo os organizadores, a atividade deverá contar com a presença de Juliana Brizola e reunir lideranças políticas, militantes e apoiadores.
De acordo com a Frente Ampla da Esquerda, novos encontros deverão ocorrer nas próximas semanas para dar continuidade à organização das ações políticas e da campanha eleitoral em Canoas.
Política
Ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge anuncia fim da carreira política e desiste de candidatura em 2026

Na noite da última quinta-feira, 2, o ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou que não disputará as eleições de outubro de 2026 e que está encerrando sua trajetória política, iniciada há mais de 40 anos.
O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. Na gravação, Jairo Jorge informou que, após um período de reflexão, decidiu retirar sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual e deixar a vida política.
“Entendo que a minha missão está concluída na política. Te digo isso porque, ao final dessa jornada, eu estou certo que eu combati o bom combate e guardei a fé”, afirmou o ex-prefeito, atualmente filiado ao PSD.
Na publicação, Jairo Jorge informou que passará a se dedicar à profissão de jornalista e a atividades relacionadas à gestão pública. Apesar da decisão de não concorrer a cargos eletivos, afirmou que continuará atuando em defesa de Canoas.
“Eu deixo de concorrer, mas não deixarei jamais de lutar pela minha cidade, pela cidade de Canoas”, declarou.
Política
Partido Missão anuncia Aroldo Medina como pré-candidato a vice de Renan Santos

O pré-candidato à Presidência da República do Partido Missão, Renan Santos, anunciou nesta quarta-feira, 1º, o gaúcho Aroldo Medina como candidato a vice-presidente na chapa que disputará as eleições de 2026. Medina é pré-candidato a vice e havia sido anteriormente lançado como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. A definição foi feita durante agenda no Estado.
Com a escolha, Medina deixa a pré-candidatura ao Senado pelo Estado para integrar a disputa nacional.
Natural de Santana do Livramento, Medina tem 62 anos e mora em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele é ex-tenente-coronel da reserva da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com passagem também pela Força Aérea Brasileira. É jornalista e possui pós-graduação em Segurança Pública, além de especializações em Política e Estratégia de Governo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Defesa Civil.
Na trajetória política, já disputou diferentes cargos eletivos. Em 2002, concorreu ao governo do Rio Grande do Sul pelo então PL. Em 2010, voltou a disputar o Palácio Piratini pelo PRP. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PV. Em 2024, concorreu a vereador em Porto Alegre pelo PL.
O Partido Missão foi registrado no fim de 2025 no Tribunal Superior Eleitoral e participa pela primeira vez de uma eleição presidencial.
Fundador do Movimento Brasil Livre, Renan Santos também disputa pela primeira vez um cargo eletivo. A candidatura se apresenta no campo da direita liberal e tem como prioridades segurança pública, combate ao crime organizado, endurecimento da legislação penal, fortalecimento das forças de segurança e redução do tamanho do Estado.
Em declarações anteriores, Medina afirmou que o partido reúne uma “juventude idealista” e classificou Renan Santos como um nome preparado para representar um projeto político nacional. A convenção da legenda deve oficializar a chapa dentro do calendário da Justiça Eleitoral.

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS cria força-tarefa para atender regiões das Missões, Noroeste e Norte com previsão de temporais

Emprego1 semana atrásCanoas recebe ação com oportunidades de emprego no bairro Rio Branco nesta quarta-feira

Geral6 dias atrásEleições do Sistema Confea/Crea e Mútua definem novos dirigentes nesta sexta-feira, 3
Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil de Porto Alegre emite alerta preventivo para risco de elevação do nível do Guaíba até domingo

Emprego1 semana atrásCanoas prorroga inscrições para processo seletivo de estagiários até 15 de julho

Geral7 dias atrásMostra Curta FECIC exibe 17 curtas de estudantes de Canoas em programação gratuita no Sesc
Fazenda1 semana atrásPrazo para pagar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta terça-feira, 30
Clima1 semana atrásInmet emite alertas de tempestades, chuvas intensas e geada para RS, SC e PR



















































