Política
Convenção da REDE Canoas confirma 70% mulheres candidatas para o Legislativo

Na quarta-feira, 9, a Rede Sustentabilidade Canoas realizou sua convenção para homologar as candidaturas que representarão a sigla em 2020. No próximo pleito, a Rede contará com 26 candidaturas para a vereança, cumprindo o objetivo de apresentar uma nominata com 70% mulheres candidatas ao Legislativo.
Gisele Uequed, uma das fundadoras da REDE no Brasil, anunciou que não colocará seu nome a disposição do partido para concorrer à reeleição como vice-prefeita, embora a Rede siga no apoio ao Prefeito Luiz Carlos Busato (PTB). “Em dezembro de 2019 tomei essa decisão, conversei com dirigentes e lideranças do partido e com o Prefeito Busato dizendo que sempre fiz política sem mandato e entendo que quando nos tornamos uma liderança política, precisamos motivar novas lideranças. Neste momento quero ajudar a formar as novas lideranças que Canoas precisa, com essa nominata tão rica e diversa que conseguimos construir”, avalia.
Ainda segundo Gisele, aumentar a participação das mulheres na política é qualificar o Legislativo. “É importante para a construção da política a ampliação das vozes femininas. É importante para a qualidade do nosso parlamento. Aqui temos mulheres preparadas, que estão há muito tempo enxergando os problemas, vendo as soluções e querendo atuar, se colocar à disposição, mas não tendo oportunidade. E é isso que nós estamos fazendo, mostrando a Canoas que nós temos novas lideranças; que aquele canoense que diz que está cansado dos mesmos, vai ter aqui a oportunidade de escolher o novo. Aqui tem o ideal, o princípio, a ética, a fiscalização. Mesmo participando do governo, nós estaremos fiscalizando o governo”, garante.
Vice participativa
Lamentando a saída de Gisele da chapa, Busato salientou que ela foi uma vice-prefeita atuante e participativa. “A Gisele ainda vai ensinar política para muita gente. Pela juventude, pelo espírito e por tudo que a gente aprende na caminhada. Quero te agradecer muito por estes quatro anos. Não é fácil uma convivência tão afinada como tivemos”, finalizou Busato.
Na opinião do Porta-voz estadual da REDE no Rio Grande do Sul, deputado federal Constituinte Jorge Uequed, a cidade tem um dos grupos mais organizados do Brasil. “Canoas como exemplo nacional me honra a cada momento. As candidaturas da REDE são um ensinamento maravilhoso de respeito. Na REDE, a palavra fundamental é o respeito, a indecência de qualquer tipo de discriminação, a busca sonhada por um país melhor para o nosso povo”, concluiu.
Representatividade
Este ano, além de apresentar uma histórica nominata com 70% de mulheres, a REDE também busca a diversidade com candidaturas que representam os mais diversos nichos e outras três candidaturas coletivas. Elas são voltadas a educação infantil, o ensino fundamental e a cultura.
Rogerio Ceratti, porta-voz masculino, acredita que a participação social no processo político é de extrema importância. “Construímos uma nominata representativa, com diversos setores da sociedade. Participativa, com mandatos coletivos que representam uma forma diferente de fazer política. E igualitária, buscando maior representatividade feminina nos espaços públicos”, enfatiza.
A porta-voz feminina da REDE, Marianne Calixto, acredita que este é um momento de participação e união. “Nós, mulheres, temos que sair do anonimato e buscar protagonismo. Temos que ocupar os espaços e buscar lugar de fala. Enquanto uma de nós estiver acorrentada, nenhuma de nós estará livre”, destacou lembrando nomes relevantes na história.
Política
Visita ao filho Rodrigo como Prefeito é primeira agenda de Busato após reeleição

O deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) esteve em Canoas nesta quinta-feira, 8, em sua primeira agenda oficial após ser reeleito para a Câmara dos Deputados.
Durante a visita, Busato esteve com o filho, Rodrigo Busato (União Brasil), que ocupa temporariamente o cargo de prefeito de Canoas. A agenda ocorreu após o resultado das eleições e teve como foco questões relacionadas ao município e às ações de reconstrução.
Rodrigo parabenizou o deputado pela reeleição e destacou a participação da equipe durante a campanha.
“É uma alegria muito grande ter contribuído para essa conquista, liderando um time que trabalhou muito para garantir a continuidade desse projeto de defesa dos interesses de Canoas em Brasília. Quero parabenizar o deputado Busato pela reeleição e agradecer a toda a nossa equipe pelo empenho. Seguimos juntos, com o compromisso de buscar recursos, fortalecer parcerias e avançar na reconstrução da nossa cidade. Canoas precisa dessa união de esforços para seguir em frente”, afirmou Rodrigo.
Busato agradeceu os votos recebidos em Canoas e falou sobre a atuação do filho e da equipe durante o período eleitoral.
“Quero agradecer a cada canoense que confiou mais uma vez no nosso trabalho. O Rodrigo e toda a sua equipe foram fundamentais para essa conquista. Fiz questão de vir a Canoas nesta primeira agenda para reconhecer esse trabalho, prestigiar o Rodrigo e reafirmar meu compromisso com a cidade. Seguiremos trabalhando para trazer investimentos, apoiar a reconstrução e ajudar Canoas a avançar”, destacou o parlamentar.
Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito de Canoas durante o período de recuperação de Airton Souza, que está afastado das atividades após ser diagnosticado com Covid-19.
Política
Rodrigo Busato assume prefeitura de Canoas e acompanha obras de proteção contra cheias

O prefeito em exercício de Canoas, Rodrigo Busato, iniciou nesta quarta-feira, 7, a agenda no cargo com reuniões de gestão e acompanhamento de obras e serviços no município.
No bairro Rio Branco, Busato acompanhou os trabalhos no Trecho 2 do sistema de proteção contra cheias. A etapa faz parte do conjunto de intervenções previstas para a proteção da cidade. O Trecho 1, conhecido como Muro da Cassol, já foi concluído, enquanto as obras do Trecho 3 seguem em andamento.
“Minha rotina já é estar nas ruas, acompanhar as obras e ouvir a população. Como prefeito em exercício, sigo com esse compromisso e com a responsabilidade de conduzir as demandas da cidade. As obras de proteção são uma prioridade para a segurança das famílias de Canoas”, afirmou Busato.
Ao longo do dia, também foram realizadas reuniões para tratar do andamento de ações e projetos da Administração Municipal.
Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito durante o afastamento de Airton Souza, que está em recuperação após testar positivo para Covid-19.
Política
Seções eleitorais são transferidas após danos causados por temporal em Nova Santa Rita

As seções eleitorais 495, 496, 497, 498, 499 e 500, que funcionavam na EMEF Tiradentes, em Nova Santa Rita, foram temporariamente transferidas após a escola sofrer danos provocados pelo último temporal.
Os eleitores vinculados a essas seções deverão votar provisoriamente na EMEF Professora Janaína Pereira, localizada na Rua Porto da Farinha, nº 891.
A mudança ocorre devido às condições do prédio da EMEF Tiradentes após o temporal. A transferência é temporária.
Antes de sair de casa para votar, os eleitores devem conferir o local de votação e a seção eleitoral correspondente, especialmente aqueles que costumam votar na EMEF Tiradentes.

Eleições 20261 semana atrásConfira os locais de votação que mudaram e os que retornam aos endereços de origem
Eleições 20265 dias atrásEleições 2026: veja quantos votos receberam os vereadores de Canoas
Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil de Canoas alerta para risco alto de temporais, vento forte e granizo nesta quinta-feira
Defesa Civil1 semana atrásGuaíba e Jacuí seguem subindo e água avança sobre ruas de Eldorado do Sul e das Ilhas de Porto Alegre

Defesa Civil1 semana atrásNova Santa Rita é habilitada para saque do FGTS após temporal atingir mais de 500 famílias

Política1 semana atrásSeções eleitorais são transferidas após danos causados por temporal em Nova Santa Rita

Desenvolvimento1 semana atrásCanoas abre votação virtual para receber sugestões sobre revisão do Plano Diretor
Transporte1 semana atrásEleições 2026: transporte intermunicipal será gratuito nos dois turnos; confira como vai funcionar
















































