Conecte-se conosco

header-top







 

14/01/2026
 

Política

Policial Militar Maders irá representar a Rede nas urnas em novembro

Redação

Publicado

em

Atuante na Brigada Militar por mais de duas décadas, a Sargenta aposentada Sandra Maders irá concorrer a uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores em novembro, sendo uma das representantes femininas da Rede Sustentabilidade, partido este que terá a sua nominata composta por 70% de mulheres.

Trajetória

Natural de Alecrim, a Sargenta é residente de Canoas há mais de 20 anos, é graduada em Pedagogia pela Universidade LaSalle. Atuou na Brigada Militar por mais de 25 anos, e faz parte da primeira turma de policias femininas que chegaram à cidade de Canoas em 1995. Dentro da corporação, trabalhou no projeto de trânsito para alunos das escolas canoenses. Sandra fez parte, por 20 anos, do PROERD (Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas) e atuou com a prevenção, atendendo crianças e jovens das escolas da cidade.

“Meu pioneirismo no programa PROERD dentro do estado e minha formação em Pedagogia me permitiu também ser capacitadora de centenas de outros instrutores do estado e em quase todo o Brasil”, expressou a pré-candidata.

Convite para concorrer

Sargenta Maders, durante o seu tempo de serviço, trabalhou pela comunidade e, ao pedir a Reserva Remunerada, neste ano, foi procurada pelo Tenente Hugo, grande apoiador do seu trabalho, e incentivada a continuar a sua missão, mas em outra frente. “Conversamos com Gisele Uequed, nossa vice-prefeita, que me apresentou um grande projeto de representatividade feminina do Partido Rede Sustentabilidade, o que me inspirou a aceitar este grande desafio, me mostrando que Canoas é extremamente carente de lideranças femininas”.

Importância da mulher na política

Com o intuito de “mudar o cenário” e incluir mais mulheres na Câmara Municipal, hoje somente é uma das cadeiras é ocupada por mulher, a parlamentar Maria Eunice (PT),  a Sargenta irá se candidatar pela primeira vez a um cargo político.

“Quando era Policial Militar da ativa e educadora, acreditava que precisava de dedicação exclusiva para cumprir minhas obrigações para com a sociedade. Agora que estou na reserva, acredito ser a hora certa de concorrer pela primeira vez ao cargo de vereadora em Canoas”, salienta a pré-candidata.

Sobre a importância da mulher na política, a Sandra afirma que é a mesma que na sociedade, ou seja, fundamental. “A mulher está em contato com todos os setores e problemas da sociedade, e plenamente capacitada a resolvê-los. Por isso é que é de vital importância que a mulher na política repita o lugar de destaque que tem na sociedade, dividindo inteiramente a responsabilidade de representar a população”.

Apoio de Policiais Militares

Sandra ganhou apoio da Associação dos Policiais Militares de Canoas e fui acolhida pelo Grupo dos Veteranos do 15º BPM, e demais colegas, que, segundo ela, acreditam no seu potencial de desenvolver um bom trabalho.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.

O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.

Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.

Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.

Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.

Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.

Entenda o projeto

O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.

A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.

Continuar a ler

Política

Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Redação

Publicado

em

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.

A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.

Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.

Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.

“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.

Continuar a ler

Política

Thiago Moyses deixa a Secretaria de Mobilidade Urbana de Canoas e Marcos Junior Melchior assume o cargo

Redação

Publicado

em

O Prefeito de Canoas, Airton Souza, em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 5, anunciou que o secretário de Mobilidade Urbana de Canoas, Thiago Moyses, deixou o cargo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira.
Segundo o secretário, está deixando o cargo para novos desafios profissionais e cuidar de sua saúde.

“Minha saída tem dois motivos claros: cuidar da saúde e retomar a advocacia, profissão que moldou quem eu sou. Encerro esse ciclo com a certeza do dever cumprido. Foi trabalho de verdade, daqueles que não apresentam só números, mas que deixam a semente plantada para o futuro.”

No lugar de Moyses, assume o cargo Marcos Junior Melchior, que atuava como assessor do gabinete do prefeito.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques