Política
Pré-candidato a vice-prefeito já foi eleito melhor Chefe de Polícia do Brasil
Com o propósito de possibilitar para Canoas virar a página da velha política e partir para um novo rumo da administração local, com novos propósitos e ideais, o PSDB está com a sua chapa, para concorrer ao executivo, pronta desde janeiro, quando o pré-candidato a prefeito, Felipe Martini, fez o convite ao ex-Chefe de Polícia Emerson Wendt para compor a chapa ao seu lado, na posição de candidato a vice-prefeito. Wendt foi gestor policial e comandou diversas operações que deram resultados positivos para os gaúchos.
Trajetória
O pré-candidato nunca concorreu para nenhum cargo político, mas, tem um currículo vasto dentro da área de gestão pública. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, Emerson atualmente é Doutorando em Direito pela Universidade La Salle, autor de dez livros publicados, além de ser professor acadêmico e ter ministrado aulas em diversas faculdades pelo país. Aos 46 anos, o ex-delegado, já foi eleito o melhor gestor de polícia do país por três vezes, e na área da inteligência foi mentor e participou de diversas operações policiais dentro da cidade de Canoas e no Estado, exemplo da Operação Pulso Firme, a qual foi um marco na segurança do Rio Grande do Sul.
“Em 2016, quando assumi como Chefe de Polícia, o Brasil e o estado estavam vivendo o pior momento da criminalidade e foi um grande desafio, pois todos os dias era um fato diferente, procuramos fazer algo centrado e que nunca tinha sido realizado antes na polícia, que era justamente uma investigação voltada ao enfrentamento do crime organizado e tivemos um retorno positivo destas operações”, explica Emerson.
Analisando a Segurança Pública em Canoas
De acordo com o Emerson, a cidade de Canoas sempre teve uma tensão na área da segurança, de alguma maneira ou de outra. “No passado as atenções territoriais, como o projeto ‘Territórios da Paz’, o qual não gosto deste codinome, pois acaba estigmatizando as pessoas que moram neste lugar, mas, dava aos lugares outro enfoque, pois o que chamava a atenção era a guerra e o tráfico. Tivemos depois tensões com entrega de viaturas. Mas, me recordo que em janeiro de 2017 tivemos um número muito grande de homicídios em Canoas e aquilo me preocupou bastante, pois a cidade foi destaque. Fiz uma reunião com diversas autoridades e solicitei que fossem feitas operações integradas, e na semana seguinte já foi realizada a primeira, hoje o número passa de 250, e os números de homicídios baixaram drasticamente”, ressalta.
O pré-candidato ainda expressou a preocupação diante ao que pode vir a acontecer depois que a pandemia passar e tudo voltar à normalidade, pois, com a economia estagnada, o processo de aumentar os crimes na cidade pode vir a ser preocupante.
“Tirar a cidade do modo analógico”
Juntamente com Felipe Martini, um dos intuitos de Emerson é tirar a cidade do modo analógico e transformar em digital, com inovação tecnológica e inteligência, de acordo com os pré-candidatos, esse é o futuro de Canoas. “ Com a minha experiência em inteligência, posso ajudar não somente na área da segurança, mas em todas. Queremos usar a integração tecnológica, pois ela gera muitos efeitos positivos, e auxilia em várias formas e serviços dentro da cidade”, concluiu Emerson.
Política
Airton Souza e Rodrigo Busato se reúnem com Governo Federal para buscar recursos para reconstrução de Canoas
Prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), e o vice-prefeito eleito, Rodrigo Busato (União), estiveram em audiência na manhã desta segunda-feira, 18, em Porto Alegre com o secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen.
A reunião confirmou a parceria do novo governo de Canoas com o Governo Federal para a realização das obras necessárias para reconstruir Canoas e também para prevenir a cidade de novas enchentes.
“É extremamente importante deixarmos claro que o diálogo sempre existirá. Já estamos trabalhando neste momento para nos inteirarmos da situação dos recursos, repasses e andamentos”, explica o prefeito eleito, Airton Souza. Para o vice-prefeito eleito, Rodrigo Busato, “a eleição já terminou e agora é o momento de pensarmos na cidade e na população. O andamento destas obras é mais do que uma promessa de campanha, é nossa prioridade absoluta”.
O movimento para a reunião entre Airton Souza e Rodrigo Busato com o Governo Federal integra as atividades do Governo de Transição.
“Neste momento, nós estamos trabalhando de forma técnica, buscando todas as informações necessárias para que possamos criar estratégias. Tudo isso para que em janeiro, quando assumirmos, possamos cuidar da nossa cidade da melhor forma possível”, completa Airton.
Também participou da reunião o coordenador da transição, ex-prefeito de São Gabriel e ex-deputado estadual, Rossano Gonçalves.
Eleições 2024
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
A segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira, 12, os embargos de declaração que Airton Souza (PL), prefeito eleito de Canoas, apresentou para tentar derrubar as sentenças de condenação por improbidade administrativas que foram dadas em 1ª e 2ª instâncias.
Momentos depois da decisão, diante da repercussão e dúvidas em relação a sua posse em 1º de janeiro de 2025, o prefeito eleito emitiu nota onde diz que o processo ainda não transitou em julgado (não chegou ao seu fim) e que não altera o resultado da eleição. Airton diz, ainda, que está tranquilo e que os trabalhos de transição de governo seguem. Veja a nota na íntegra abaixo:
“1. A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo.
2. O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita.
3. Tenho a tranquilidade em dizer que a vontade majoritária dos canoenses será respeitada. Conquistamos uma vitória legítima, tanto em 1º, quanto em 2º turno. Os trabalhos do grupo de transição estão ocorrendo e, a partir de janeiro, iniciaremos as transformações que nossa cidade tanto precisa.
Atenciosamente,
Airton Souza, vereador e prefeito eleito de Canoas”
Política
Prefeito Jairo Jorge cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para Canoas
Na quarta-feira, 6, o prefeito Jairo Jorge cumpriu uma série de agendas em Brasília, onde buscou junto ao Governo Federal recursos para a reconstrução de Canoas após a enchente de maio.
O primeiro encontro foi realizado com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que esteve à frente do Ministério Extraordinário da Reconstrução do Estado.
No encontro, o prefeito apresentou um balanço das obras que iniciaram a partir de setembro para formar o cinturão de diques que trará proteção para todo o lado oeste de Canoas e no bairro Niterói, que fica no lado leste.
Diques
Jairo reforçou que estão em andamento os consertos definitivos onde houve o rompimento dos diques da Mathias Velho e Rio Branco, a elevação de ambos na cota 7, a continuação do alteamento do dique Niterói, a construção de um dique no Mato Grande, com duas casas de bombas, como também de um muro de contenção em outro ponto do bairro Rio Branco (junto à distribuidora da Cassol).
Também foram elaborados projetos para construir um dique e cinco casas de bombas no bairro São Luís, além da modernização das oito já existentes no município.
Habitação
Em seguida, a agenda foi com o secretário nacional de Habitação, Hilton Moreira, para apresentar a demanda das moradias que Canoas precisa em função dos números levantados após a enchente.
“Nós temos hoje 4.505 casas perdidas, que ficaram inabitáveis após a enchente. Seguimos realizando as vistorias, já foram feitas 15.773 e ainda vamos fazer 2.350, e a expectativa é que esse número de residências comprometidas chegue a 5,2 mil. Ainda temos outras 1.338 famílias que moram em áreas de risco ou até mesmo nos diques. Por isso, nós precisamos de aproximadamente 6,5 mil casas. Nós já temos a garantia de 3 mil, por isso viemos solicitar o apoio do Governo Federal para garantir que todas essas casas sejam construídas, através da compra assistida ou de outros mecanismos”, explicou o prefeito.
Após a reunião, ficou definido que o Município vai apresentar este número final até o início de dezembro.
Já com a Defesa Civil Nacional, no encontro realizado com o secretário Wolnei Wolff, foram apresentados os pleitos dos recursos que ainda estão pendentes na área da limpeza, para pagamento dos serviços que foram realizados.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna7 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Atingidos pela enchente em Canoas recebem orientação para a compra assistida de imóveis
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo2 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS