Conecte-se conosco

header-top







 

18/08/2025
 

Política

Ex-secretário de Canoas é investigado pela Polícia Federal

Redação

Publicado

em

O ex- candidato a vice-prefeito de Canoas, em 2016, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico no governo de Jairo Jorge e candidato a vereador pelo partido Solidariedade, Mário Cardoso, é alvo de buscas da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Camilo, deflagrada na última quarta-feira, 27, no Rio Grande do Sul e em outros três Estados.

A operação apura crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, organização criminosa, ocultação de bens, crime de responsabilidade e desobediência. De acordo com a investigação, os valores foram repassados pela União e pelo estado a uma Organização Social (OS) terceirizada pelo Hospital Regional do Vale do Rio Pardo.

Desvio de R$ 15 milhões

Não foi divulgado o nome, nem os motivos da busca e apreensão na residência de Mário. De acordo com a apuração, o político é sócio de uma empresa que presta serviço ao Hospital acima citado. O prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros (PSDB), foi preso na operação. Os contratos firmados pelo município na área da saúde são investigados. Além da PF, a força-tarefa é formada pela Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Rio Grande do Sul. A suspeita é de desvio de R$ 15 milhões.

61 mandados de busca e apreensão

Mário Cardoso foi intimado, prestou depoimento e após deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre. O sócio dele na empresa, João Batista Melo da Silva, foi preso.
Ao todo, os policiais cumpriram 61 mandados de busca e apreensão, 15 de prisão temporária, além de medidas judiciais de sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de valores depositados em contas dos investigados e de empresas e afastamento cautelar de funções exercidas por cinco servidores públicos municipais.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e pela Justiça Estadual de Rio Pardo/RS e foram cumpridas nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Rio Pardo, Butiá, Canoas, Capela de Santana, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Guaíba, Portão, Cacequi e São Gabriel, nas cidades paulistas de São Paulo e São Bernardo do Campo, na cidade do Rio de Janeiro, e em Florianópolis e São José, no estado de Santa Catarina.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas

Redação

Publicado

em

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas.

O Podemos do Rio Grande do Sul realizou um ato de filiação para receber o Deputado Capitão Macedo em seus quadros.

O evento, realizado em Canoas, contou com a presença de lideranças políticas, militantes e apoiadores.

Continuar a ler

Política

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Redação

Publicado

em

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Representantes do partido NOVO no Rio Grande do Sul e o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), realizaram nesta sexta-feira, 8, a primeira reunião de trabalho após o anúncio de aliança entre as siglas. O encontro, realizado em um auditório com presença de filiados do NOVO de diversas regiões, marcou o início das discussões para a elaboração de um projeto conjunto para as eleições de 2026.

Durante o evento, Zucco afirmou que a parceria entre PL e NOVO busca promover mudanças no Estado e destacou a importância de união em torno de objetivos comuns. Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) declarou que a aliança pretende apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando a convergência de valores entre as legendas.

Segundo os organizadores, novas reuniões estão previstas para aprofundar o plano de governo que será apresentado aos eleitores.

Continuar a ler

Política

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Redação

Publicado

em

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Tomou posse como vereadora na quinta-feira, 7, a primeira suplente do PL, Larissa Rodrigues. Ela assume a vaga deixada por Ezequiel Vargas, que teve seu mandato cassado. Larissa já havia exercido o cargo anteriormente, quando apresentou e articulou a aprovação da lei municipal que instituiu o Maio Laranja — campanha voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Aos 25 anos, ela estuda administração e se define como cristã e conservadora. Atualmente, estava lotada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atuando como adjunta de trânsito. Segundo a vereadora, “é uma honra e um privilégio enorme voltar a essa casa como uma representante do povo, escolhida 1473 vezes por pessoas que acreditam em uma Canoas melhor. “Assumo para construir pontes e não muros. Sem demagogia, apenas o trabalho honesto e a fé em Deus”, disse Larissa.

“Quero salientar também o trabalho sério que essa Câmara vem desempenhando e o meu compromisso com as pessoas, com a família canoense, com as nossas crianças. Minha declaração hoje é de agradecimento. Contem comigo para fazer esta casa e Canoas ainda mais fortes”, concluiu a representante do PL.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques