Geral
Viradouro é a grande campeã do carnaval carioca

Texto e fotos: Daniela Uequed e Douglas Angeli
Escola desfilou com enredo sobre as lavadeiras de Itapuã. Imperatriz Leopoldinense venceu na série A e retornará ao grupo especial.

Com um enredo inédito, falando da força da mulher negra no combate à escravidão a escola de Niterói trouxe à Avenida a vida da ganhadeiras de Itapuã, na Bahia, grupo de mulheres lavadeiras que resistiram à escravidão e cuja tradição é resgatada, atualmente, por um grupo musical que leva o mesmo nome. A escola conquistou seu segundo título do grupo especia em uma disputa acirrada com Grande Rio, Mocidade e Beija-Flor. Salgueiro e Mangueira completam o grupo das seis escolas que retornam ao sambódromo no desfile das campeãs de sábado, 29.

As chamadas escravas de ganho, que usavam a força do seu trabalho para comprar a própria alforria foram reverenciadas pela comunidade niteroiense. Ponto a ponto, a escola de Niterói fez jus ao nome e virou durante a apuração: até os últimos quesitos, Grande Rio e Beija-Flor estavam na frente; evolução e harmonia foram determinantes para o desempate que resultou na vitória da Viradouro. Com isso, repete o título de 1997 e se consagra após amargar alguns anos no grupo de acesso e retornar ao especial em 2019. À frente do enredo, dois jovens carnavalescos: Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon.

Campeã no ano passado, a Estação Primeira de Mangueira garantiu o retorno no sábado ficando em sexto lugar. Menos sorte teve a Portela, cujos erros da comissão de frente e do casal de mestre-sala e porta-bandeira em frente aos jurados levaram apenas ao sétimo lugar. A Unidos da Tijuca, de Paulo Barros, com dificuldades nas alegorias, amargou a nona posição. Estácio de Sá e União da Ilha do Governador foram rebaixadas e desfilarão no grupo de acesso em 2021. Já a Imperatriz Leopoldinense, resgatando o enredo de 1981 em homenagem a Lamartine Babo com a nova roupagem dada pelo carnavalesco Leandro Vieira, foi campeã da série A e garantiu seu lugar no grupo especial para o próximo carnaval. Renascer de Jacarepaguá e Acadêmicos da Rocinha descem ao grupo B.

Classificação do grupo especial:
1 – Viradouro – 269,6
2 – Grande Rio – 269,6
3 – Mocidade – 269,4
4 – Beija-Flor – 269,4
5 – Salgueiro – 269
6 – Mangueira – 268,9
7 – Portela – 268,8
8 – Vila Isabel – 268,6
9 – Tijuca – 267,6
10 – São Clemente – 267
11 – Tuiuti – 266,2
12 – Estácio de Sá – 264,7
13 – União da Ilha – 264,2
Policial
Polícia Civil mira suspeitos de homicídio em operação contra disputa entre facções em Canoas

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira, 2, a Operação Retomada para cumprir dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio registrados recentemente em Canoas.
Segundo as investigações, os crimes podem estar relacionados a uma disputa territorial entre facções criminosas no município.
De acordo com a responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, Graziela Zinelli, os dois investigados são considerados foragidos da Justiça. As identidades não foram divulgadas.
A Polícia Civil também apura a possível participação dos dois suspeitos em um duplo homicídio registrado na região.
As investigações seguem para esclarecer a relação entre os crimes e identificar outros possíveis envolvidos.
Geral
Nova regra do Pix busca evitar golpes; veja o que mudou

Entrou em vigor na terça-feira, 1º, uma nova regra para o Pix que amplia de 30 para 80 dias o prazo para contestação de devoluções por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
A alteração foi feita pelo Banco Central após o surgimento de golpes que passaram a utilizar o próprio mecanismo de segurança do Pix para provocar prejuízos, principalmente em transações envolvendo comerciantes.
O MED permite que usuários solicitem a devolução de valores em casos de fraude ou golpe. O pedido é feito junto à instituição financeira, que analisa a ocorrência e pode tentar recuperar o dinheiro transferido.
Golpe do Pix enviado por engano
Entre as fraudes está o chamado golpe do Pix por engano. Nesse caso, o criminoso faz uma transferência para a vítima e depois entra em contato alegando que o dinheiro foi enviado por acidente.
Ao acreditar na justificativa, a pessoa realiza uma nova transferência para devolver o valor. Depois, o golpista contesta a primeira operação por meio do MED, mesmo já tendo recebido o dinheiro de volta.
Dessa forma, o criminoso pode conseguir recuperar novamente o valor da transação, enquanto a vítima fica com o prejuízo causado pela devolução.
Prazo passa a ser igual para os dois lados
O prazo de até 80 dias para vítimas de golpes solicitarem o MED já estava previsto nas regras. A mudança agora também estabelece esse período para a contestação de uma devolução.
Antes, quem contestava uma devolução tinha 30 dias para apresentar o pedido. Com a alteração, o prazo passou a ser de 80 dias.
O que fazer em caso de golpe
Em caso de suspeita de fraude, a orientação é procurar o banco o mais rápido possível e solicitar o MED. Embora o prazo seja de até 80 dias, a comunicação imediata pode aumentar as chances de bloqueio dos recursos.
Comprovantes da transferência, registros de conversas, capturas de tela e outros documentos relacionados ao caso devem ser preservados. Esses materiais podem ser solicitados durante a análise realizada pela instituição financeira.
Policial
Homem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo, 30, no bairro Mato Grande, em Canoas, na Região Metropolitana. O crime ocorreu por volta das 20h.
Conforme a Brigada Militar, a vítima estava na Rua Roberto Francisco Behrens, nas proximidades da entrada de um supermercado. O homem estava dentro de um carro preto.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada. Também não há informações sobre a motivação do crime.
Até o momento, ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

evento1 semana atrásExpointer 2026 abre venda de ingressos; veja valores e horários de acesso

Canoas6 dias atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Policial1 semana atrásPF investiga fraude de R$ 406 milhões em licitações de máquinas e cumpre mandado em Canoas

Sem categoria1 semana atrásExpointer 2026 terá debates sobre meio ambiente, água e futuro do agronegócio

Educação1 dia atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever
Sem categoria6 dias atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Cultura1 semana atrásDomingo no Parque terá Cia Show 4 entre as atrações em Nova Santa Rita

Emprego1 semana atrásCanoas Shopping concentra cerca de 650 oportunidades de emprego nesta quarta-feira




















































