Encontro com protetores de animais debate políticas para a área no município

A Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) promoveu, nesta terça-feira, 28, o primeiro encontro com as protetoras de animais credenciadas a partir do chamamento público, realizado em agosto de 2019. Durante o encontro, temas como fiscalização de maus tratos, castração e tratamento veterinário foram propostos e debatidos. Segundo o titular da pasta, Alex Szekir, este foi o primeiro de muitos encontros que estão planejados para o ano, já que o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA) passa a ser gerenciado pela SEDA.

Trabalhos de 2019

De acordo com a Secretaria, o diálogo sobre as políticas públicas voltadas à proteção animal é parte do plano de aperfeiçoar cada vez mais as ações já realizadas. Apenas em 2019, por exemplo, o número de castrações superou a marca de 1800. Além disso, foram registrados mais de 4800 atendimentos no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA)

Para este ano, a expectativa é superar estas marcas. A eliminação dos casos de maus tratos, através do planejamento e execução de ações efetivas de combate, é o principal objetivo da SEDA. “Estamos começando 2020 com a missão de reforçar as ações do CBEA, atendendo ainda mais a responsabilidade firmada com a população no combate aos maus tratos e no controle populacional de animais domésticos”, explica Szekir.