Conecte-se conosco

header-top







 

02/12/2025
 

Política

Parlamentar Betinho(PTB) é o convidado da Série “O que o seu vereador anda fazendo…”

Redação

Publicado

em

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereador Betinho do Cartório: Entre as iniciativas e Projetos de Lei, destaco como as mais relevantes sob o aspecto social para o cidadão o Projeto de Resolução que criei na Câmara, o Portal da Transparência no Legislativo, os Projetos de Lei de Quebra do Voto Secreto e o Ficha Limpa. O primeiro acaba com o voto secreto em votações no legislativo, o segundo impede a nomeação de condenados em Segunda Instância. Destaco, ainda, a iniciativa do Projeto de Lei que Criou o Programa Municipal de Incentivo à Segurança Pública de Canoas, e da outras providências, autorizando o empresário a destinar percentuais de impostos municipais ao Concepro – Canoas para aquisição de equipamentos para melhor estruturar a segurança pública em nosso município. Também fomos os autores do Projeto de Lei que criou a Semana do Hip Hop em Canoas. Lembrando que fui grande incentivador da aplicação da Lei 13.146, que dispõe sobre a obrigatoriedade de colocação de placas advertindo a proibição de estacionar em locais públicos e privados em locais destinados a pessoas com deficiência. Quem desrespeitar pode sofrer multa e remoção do veículo. Na legislatura passada fui o autor do pedido de providências ao Poder Executivo para estudos de viabilidade para criação do crematório municipal de animais.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Betinho: Das principais demandas, estão as vagas em creches e solicitações na área da saúde, tais como: cirurgias e exames. As demais demandas do cotidiano são: substituição de iluminação pública, limpeza de terrenos baldios e revitalização de logradouros.


Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?

Betinho: Pautados na seriedade, não fizemos promessas de campanha, assumimos o compromisso de bem representar a população canoense, o vereador deve pautar-se pela transparência e objetivando sempre o melhor para o cidadão. Esta sempre foi a nossa bandeira, a transparência. Para isto, basta observar o bojo dos projetos de lei criados pelo nosso gabinete.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Betinho: Pretendo ser candidato nas próximas eleições para dar continuidade ao trabalho realizado até o momento, com o entusiasmo e satisfação de poder andar pela cidade com a satisfação do dever cumprido como legislador.

Continuar a ler

Política

Presidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB

Redação

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Eric Douglas Dorneles Feijó (União Brasil), recebeu o Troféu Destaque Nacional, concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A premiação ocorreu durante evento nacional realizado em Brasília, reunindo parlamentares de diversas regiões.

O reconhecimento é atribuído pela entidade a lideranças que se destacam em pautas municipalistas e na condução de políticas públicas. Segundo a UVB, a escolha levou em conta a atuação de Eric Douglas na presidência do Legislativo de Canoas, com foco em ações de transparência, modernização administrativa e aproximação com a comunidade.

Ao receber a honraria, o presidente da Câmara afirmou que o prêmio representa o trabalho conjunto da Mesa Diretora, dos vereadores e da equipe técnica da Casa, reiterando compromisso com uma gestão participativa e alinhada às demandas locais.

Concedido anualmente, o Troféu Destaque Nacional se consolidou como uma das principais distinções destinadas ao legislativo municipal, reconhecendo iniciativas consideradas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas nas cidades.

Continuar a ler

Política

Soraia Hanna lança livro que partilha técnicas, bastidores e reviravoltas em gestões de crises e de reputação

Redação

Publicado

em

Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre. (mais…)

Continuar a ler

Política

Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

Redação

Publicado

em

Projeto que propõe fim da escala 6x1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.

A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.

O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.

Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.

Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.

A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.

“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.

Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.

O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques