Política
Leia a série de entrevistas “O que o seu vereador anda fazendo…” com o parlamentar Patricio (PSD)

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereador José Carlos Patricio: Apresentei vários projetos de lei entre eles o Banco de oportunidades de Canoas, cujo projeto nasceu de uma proposta apresentada por mim, uma ferramenta online para disponibilização de vagas de emprego na nossa cidade. Para os cidadãos canoenses encontrarem facilmente as empresas que podem ofertar essas vagas.
Para o empresário uma forma fácil e rápida de buscar o candidato para preencher a vaga na sua empresa. Assim, o Banco de Oportunidades surge como elo entre as duas pontas.
Elaborei também em Canoas o Projeto de Lei nº 63/2019, para implantação do Empreendedorismo na Escola, como tema transversal na grade curricular. Tal proposição visa que esta ferramenta se torne relevante na mudança de comportamento dos alunos, estimulando a capacidade de criação e observação dos nossos jovens, fazendo com que os alunos da rede pública possam se destacar e superar os desafios futuros, como os altos e baixos do mercado de trabalho.
Também enfatizo projetos pessoais tais como, o Vereador na Escola, onde inseri na rotina diária do meu gabinete, as Campanhas de Conscientização feitas nas nossas EMEFS e EMEIS do município, como Nancy Panseira, Theodoro Bogen, Pernambuco, Nelson Paim Terra, Vó Sara, Nilton Leal, Cirne Lima, etc. Nestas campanhas, temos o objetivo de alertar nossas crianças e jovens, sobre acidentes de trânsito, prevenção contra a dengue e alerta sobre o peso excessivo nas mochilas escolares, proposição de minha autoria que deu origem à Lei n° 5523/2010, bem como o cuidado com o meio ambiente.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram o seu gabinete?
Patricio: Possuímos vários canais de comunicação com o cidadão, nossas redes sociais, e o whatssapp disponível 24 horas por dia, canal por onde recebo demandas, como por exemplo: lâmpadas queimadas, recolhimento de entulhos, sobre sinalização de transito, transporte coletivo, ruas que necessitam de conserto no asfalto, o que muitas vezes é decorrente de um buraco aberto para consertar vazamentos de água, o que implica em fazer solicitações e cobranças à Corsan, como também as demandas da RGE Sul, com demandas como postes de madeira em situação de risco. Tanto o conserto do vazamento da água como a situação dos postes, ficamos atentos do inicio até o fim da demanda. Prezando pelo respeito e responsabilidade das empresas concessionárias, como também da Prefeitura.
Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Patricio: Não fiz promessas, trabalho com conhecimento e experiência para realizar o que o mandato me permite. Assim fico a vontade para dizer que não prometo o que não posso cumprir e quem me conhece de verdade, sabe que é assim.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Patricio: Sim, pretendo para dar continuidade aos projetos que acredito serem de relevância para a comunidade canoense. Porque permitiram encurtar o caminho na busca de soluções para problemas que estão próximos ao que eu posso resolver, ou o que eu possa dar um bom encaminhamento, sempre respaldado pela lei que confere a mim esta prerrogativa. Quanto aos projetos de conscientização, que são projetos educativos na verdade, tenho levado para frente das escolas as informações que todo o cidadão precisa e merece ter próximo de si, é naquele momento que podemos olhar olho no olho, e trocar idéias com o cidadão, como também com toda a comunidade escolar, e ouvi-los principalmente.
Política
Visita ao filho Rodrigo como Prefeito é primeira agenda de Busato após reeleição

O deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) esteve em Canoas nesta quinta-feira, 8, em sua primeira agenda oficial após ser reeleito para a Câmara dos Deputados.
Durante a visita, Busato esteve com o filho, Rodrigo Busato (União Brasil), que ocupa temporariamente o cargo de prefeito de Canoas. A agenda ocorreu após o resultado das eleições e teve como foco questões relacionadas ao município e às ações de reconstrução.
Rodrigo parabenizou o deputado pela reeleição e destacou a participação da equipe durante a campanha.
“É uma alegria muito grande ter contribuído para essa conquista, liderando um time que trabalhou muito para garantir a continuidade desse projeto de defesa dos interesses de Canoas em Brasília. Quero parabenizar o deputado Busato pela reeleição e agradecer a toda a nossa equipe pelo empenho. Seguimos juntos, com o compromisso de buscar recursos, fortalecer parcerias e avançar na reconstrução da nossa cidade. Canoas precisa dessa união de esforços para seguir em frente”, afirmou Rodrigo.
Busato agradeceu os votos recebidos em Canoas e falou sobre a atuação do filho e da equipe durante o período eleitoral.
“Quero agradecer a cada canoense que confiou mais uma vez no nosso trabalho. O Rodrigo e toda a sua equipe foram fundamentais para essa conquista. Fiz questão de vir a Canoas nesta primeira agenda para reconhecer esse trabalho, prestigiar o Rodrigo e reafirmar meu compromisso com a cidade. Seguiremos trabalhando para trazer investimentos, apoiar a reconstrução e ajudar Canoas a avançar”, destacou o parlamentar.
Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito de Canoas durante o período de recuperação de Airton Souza, que está afastado das atividades após ser diagnosticado com Covid-19.
Política
Rodrigo Busato assume prefeitura de Canoas e acompanha obras de proteção contra cheias

O prefeito em exercício de Canoas, Rodrigo Busato, iniciou nesta quarta-feira, 7, a agenda no cargo com reuniões de gestão e acompanhamento de obras e serviços no município.
No bairro Rio Branco, Busato acompanhou os trabalhos no Trecho 2 do sistema de proteção contra cheias. A etapa faz parte do conjunto de intervenções previstas para a proteção da cidade. O Trecho 1, conhecido como Muro da Cassol, já foi concluído, enquanto as obras do Trecho 3 seguem em andamento.
“Minha rotina já é estar nas ruas, acompanhar as obras e ouvir a população. Como prefeito em exercício, sigo com esse compromisso e com a responsabilidade de conduzir as demandas da cidade. As obras de proteção são uma prioridade para a segurança das famílias de Canoas”, afirmou Busato.
Ao longo do dia, também foram realizadas reuniões para tratar do andamento de ações e projetos da Administração Municipal.
Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito durante o afastamento de Airton Souza, que está em recuperação após testar positivo para Covid-19.
Política
Seções eleitorais são transferidas após danos causados por temporal em Nova Santa Rita

As seções eleitorais 495, 496, 497, 498, 499 e 500, que funcionavam na EMEF Tiradentes, em Nova Santa Rita, foram temporariamente transferidas após a escola sofrer danos provocados pelo último temporal.
Os eleitores vinculados a essas seções deverão votar provisoriamente na EMEF Professora Janaína Pereira, localizada na Rua Porto da Farinha, nº 891.
A mudança ocorre devido às condições do prédio da EMEF Tiradentes após o temporal. A transferência é temporária.
Antes de sair de casa para votar, os eleitores devem conferir o local de votação e a seção eleitoral correspondente, especialmente aqueles que costumam votar na EMEF Tiradentes.

Eleições 20267 dias atrásConfira os locais de votação que mudaram e os que retornam aos endereços de origem
Eleições 20264 dias atrásEleições 2026: veja quantos votos receberam os vereadores de Canoas
Defesa Civil2 dias atrásDefesa Civil de Canoas alerta para risco alto de temporais, vento forte e granizo nesta quinta-feira

Clima1 semana atrásCiclone extratropical traz risco de temporais e ventos de até 100 km/h no RS
Defesa Civil1 semana atrásGuaíba e Jacuí seguem subindo e água avança sobre ruas de Eldorado do Sul e das Ilhas de Porto Alegre

Educação1 semana atrásGoverno do RS antecipa pagamento do 13º salário dos servidores estaduais

Clima1 semana atrásTemporal deixa mais de 54 mil pessoas afetadas e danifica 8 mil casas no RS

Defesa Civil7 dias atrásNova Santa Rita é habilitada para saque do FGTS após temporal atingir mais de 500 famílias

















































