Estudantes canoenses criam o projeto “Solta a Voz, Guria!”

Os alunos da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, em Canoas, lançaram o projeto “Solta a Voz, Guria! Queremos ouvir a sua história”, com o objetivo de promover o empoderamento de meninas e a igualdade de gênero no ambiente escolar.

A iniciativa vai promover um ciclo de palestras com profissionais de diversas áreas, como política, história, psicologia, esporte, direito, empresariado, entre outras. Além da visibilidade feminina, as palestrantes ainda darão ênfase à temática da valorização da mulher, buscando o arrefecimento de qualquer forma de preconceito nos espaços da sociedade.

O projeto foi apresentado ao prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e à vice-prefeita, Gisele Uequed, na Prefeitura, pelos próprios alunos. O prefeito parabenizou a iniciativa e destacou que a escola deve ser, além de um espaço de aprendizado, um local de desenvolvimento da cidadania.

Para Gisele, a iniciativa representa uma oportunidade que a comunidade escolar tem de discutir e refletir sobre o papel da mulher em nossa sociedade. “Precisamos lutar pela equidade, pela valorização e pelo protagonismo das mulheres em diferentes espaços sociais. Além disso, o projeto favorece um ambiente de diálogo e de perspectivas inovadoras para os alunos”, comenta a vice-prefeita, que foi convidada pela aluna do 8º Ano, Jaqueline de Campo Freitas Soares, para realizar uma palestra na escola e falar sobre o papel da mulher na política.

A iniciativa dos alunos conta com o apoio das professoras de português, Daniela Duarte Ilhesca, de matemática, Fernanda Moser, e da orientadora, Luciane Czerwinski. Para Fernanda, “o projeto permite um espaço de reflexão, engajamento e criatividade”.