Geral
Rede de proteção à Mulher de Canoas é referência nacional


Os números de violência contra a mulher são alarmantes no país inteiro e, na semana que encerra o Mês da Mulher, o jornal Timoneiro ouviu a Diretora de Políticas para as Mulheres do município, Ana Moraes, a respeito da situação em Canoas. De acordo com Ana, a Rede de Proteção instituída na cidade, que conta com o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber, tem servido como modelo para municípios de todo o país. “Agora o Centro atende meninas a partir de 14 anos, o que antes só ocorria nos CRAS. Elas passaram a contar com atendimento especializado, da mesma forma que as adultas conta, o que é inédito no Brasil,” explica.
Ana explica que a procura de meninas e mulheres aumentou muito desde que a faixa etária de atendimento no Centro de Referência foi ampliada. Ainda de acordo com a diretora, eventos realizados em escolas, direcionados a alunas do EJA, tem servido para conscientizar jovens sobre o que é essa violência contra a mulher e também para encorajar aquelas que sofrem com o problema a denunciar. “Como muitas sofrem violência, seja sexual ou não, dentro de casa, e a família nem sempre acredita nelas, precisamos mostrar a estas pessoas que podemos ajudá-las e dar todo o apoio na hora da denúncia”, explica.
Ana ressaltou que Canoas não registrou nenhum caso de feminicídio em 2018 e que até agora também não há casos registrados em 2019. Em janeiro de 2019, foram registrados em Canoas 126 casos de ameaça e dois de estupro, de acordo com levantamento da Polícia Civil. No ano passado, ao todo, foram registradas 4.032 ocorrências policiais e 877 pedidos de medida protetiva de mulheres.
A diretora pontuou também que qualquer denúncia sobre violência pode ser registrada pelas mulheres na Delegacia especializada em Atendimento à Mulher (Rua Humaitá, 1120) entre as 8h30 e as 18h. Fora deste horário, elas podem efetuar as denúncias na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Confira o vídeo:
Geral
Prazo final para alistamento militar obrigatório encerra em 30 de junho para jovens de 18 anos em 2026

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O processo vale no território nacional e é necessário ficar atento ao prazo para não ficar em situação irregular.
O procedimento pode ser feito online, pelo site oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.
Em Canoas, o atendimento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar, que fica na Rua Humaitá, 1130, no bairro Marechal Rondon, junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública. O funcionamento ocorre nas segundas-feiras das 13h30 às 15h50; de terça a quinta-feira das 8h às 11h50 e das 13h30 às 15h50; e nas sextas-feiras das 8h às 11h50. O telefone para contato é (51) 3425-7612.
Para o atendimento, é necessário apresentar documentos básicos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência atualizado.
Quem perde o prazo fica em situação irregular e pode enfrentar restrições, como dificuldades para emitir passaporte, assumir cargos públicos e se matricular em instituições de ensino.
O alistamento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Após essa etapa, os inscritos passam por seleção que define quem será incorporado às Forças Armadas.
A orientação é não deixar para a última hora e reunir a documentação com antecedência.
Geral
12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita ocorre nesta quinta-feira no Centro de Eventos Olmiro Brandão

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. O encontro vai reunir moradores, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes de entidades para debater propostas relacionadas às políticas de saúde do município.
A programação começa com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial e apresentação dos painelistas responsáveis por conduzir os debates. Na sequência, serão formados grupos de trabalho para discussão dos temas propostos e elaboração de sugestões.
Ao final, também ocorrerá a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência.
A conferência é um espaço previsto para participação da comunidade na construção e avaliação das políticas públicas de saúde.
Policial
Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.
Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.
Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.
O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.

Canoas 87 anos1 semana atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima1 semana atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Clima1 semana atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade1 semana atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Defesa Civil2 dias atrásDefesa Civil estadual discute ações com municípios em reunião com a Famurs

Trânsito4 dias atrásPedágios da freeway, BR-101 e BR-386 terão reajuste de 20% a partir de sexta-feira no RS

Comunidade1 semana atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso






















































