Geral
Escolas estaduais de Canoas receberão treinamento de prevenção a acidentes


Foto: Derli Colomo Júnior
Foi confirmado na manhã desta terça-feira, 12, que, a partir deste ano, escolas estaduais de Canoas passarão a ser beneficiada com o projeto intitulado Defesa Civil na Escola.
A ação foi acordada em reunião que envolveu o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco, a coordenadora do projeto, Denise Borges, e a responsável pela 27ª Coordenadoria Regional de Educação de Canoas (CRE), Leany Maria de Conti.
O objetivo é de garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários das escolas em casos de incêndio ou outros acidentes que possam exigir uma retirada emergencial da comunidade escolar. Todas as instituições de ensino da rede municipal já recebem o treinamento anualmente. A partir de 2019, o programa será realizado também nas 36 escolas de responsabilidade do Estado em Canoas.
De acordo com Pacheco, o programa é realizado anualmente, com a finalidade de treinar e aprimorar métodos de prevenção de acidentes, o que contempla também a simulação de evacuação dos alunos em momentos de emergência. “Em 2017, a Defesa Civil atingiu 60 escolas da rede municipal. Em 2018, todas as 84 foram contempladas. Para 2019, o objetivo é levar o projeto para as escolas estaduais de Canoas e também para as particulares. A nossa preocupação é com as crianças e adolescentes canoenses, independente da instituição de ensino, queremos garantir a segurança de todos”, ressalta. Pacheco ainda confirma que, na rede municipal, o treinamento inicia no dia 18, na EMEF Arthur Oscar Jochins. Nas estaduais, o cronograma será definido com a direção de cada instituição.
A coordenadora da 27ª CRE, Leany Maria de Conti, foi diretora escolar durante 24 anos, e comenta sobre a importância do projeto: “A ação irá deixar toda a comunidade escolar preparada para situações de incêndio e demais eventualidades de emergência. Não é possível prever acidentes, por isso, é fundamental levar aos alunos e professores a percepção de risco, as ações de defesa civil e um treinamento adequado para enfrentar qualquer situação”.
Já a coordenadora do projeto, Denise Borges, afirma que o trabalho da Defesa Civil inclui orientações e o exercício prático. “Os agentes simulam a retirada das pessoas do local atingido por um incêndio ou outro incidente. Os professores e alunos aprendem como agir na ocasião, e seguir uma rota de fuga segura. Mesmo que não haja registro de um acidente deste tipo em Canoas, é preciso que toda a comunidade escolar esteja preparada, é uma forma de prevenção”, completa.
Geral
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS

“É preciso enfrentar de forma objetiva o problema do assoreamento dos nossos rios. Vamos reunir especialistas e representantes de diferentes instituições para construir caminhos viáveis e seguros para para que os efeitos de futuras chuvas possam ser minimizados. O povo gaúcho não pode continuar vivendo sob a ameaça constante das enchentes”, afirma o deputado Marcel van Hattem.
“Afinal, quanto custa a dragagem total? E parcial? Mais importante: quanto custa não dragar? Eu acredito que o investimento na prevenção é o que pode proteger as nossas cidades. Por isso abrimos este espaço. Para ouvir os gestores municipais e autoridades no tema, analisar os dados e entender cada realidade. Só assim poderemos tomar as melhores decisões para o nosso estado”, destaca Camozzato.
Geral
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.
A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).
Inscritos pelo Estado
Os municípios com o maior número de inscritos são:
- Porto Alegre (64.507)
- Pelotas (13.910)
- Canoas (9.928)
- Santa Maria (7.331)
- Bagé (6.821)
- Uruguaiana (5.599)
- São Leopoldo (5.465)
- Gravataí (4.034)
- Novo Hamburgo (3.840)
- Caxias do Sul (3.693)
- Passo Fundo (2.955)
Sorteio
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.
Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.
A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Abertura do processo de habilitação
Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).
Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
Comunidade
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.
A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.
De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.
Prefeitura na Tua Casa
- Data: Sábado (12)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
- Canoas1 semana atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Novo lote do programa Volta por Cima é pago nesta sexta-feira, 4
- Esporte1 semana atrás
Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas
- Cultura1 semana atrás
Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
- Executivo2 dias atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Justiça1 semana atrás
STF homologa acordo para devolver valores a vítimas de fraudes no INSS
- Canoas4 dias atrás
Estado libera R$ 179,6 milhões para recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Passagens de ônibus e trem sobem na Região Metropolitana neste mês de julho