Conecte-se conosco

header-top







 

21/02/2026
 

Saúde

HNSG sofre com superlotação de urgência e emergência

Avatar

Publicado

em

A urgência e emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) merece atenção imediata das autoridades municipais. O setor, de acordo com o diretor técnico da instituição, Marco Antonio Figueiró, está superlotado. Na quinta-feira, 14, uma restrição no atendimento da modalidade gerou dúvidas nas redes sociais, com relatos até de que a emergência do hospital havia sido completamente fechada.

Esclarecimento

Figueiró, em contato com a reportagem de O Timoneiro, esclareceu que o setor não foi completamente fechado, mas confirmou a restrição do serviço. “Não tínhamos condições técnicas para atender a todos. Passamos a atender apenas pacientes em situação de risco”. O profissional ainda afirma que a ação foi imediatamente comunicada à Secretaria de Saúde do município.

Normalização

De acordo com o diretor técnico, o problema foi solucionado na mesma quinta-feira. “Trabalhamos com a secretaria pra avaliar a liberação de vagas no hospital, onde pacientes foram encaminhados para outras unidades”.

Problema contínuo

Embora o serviço tenha sido normalizado na sexta-feira, 15, o problema de superlotação permanece. Segundo Marco Antonio Figueiró, a situação pode se repetir a qualquer instante: “Chega um momento em que tu não tens mais condições de atender. Algumas pessoas já chegaram a esperar atendimento em cadeiras de plástico improvisadas”, afirma. O médico ainda relata que a carência de leitos é crônica no município: “Tudo o que temos de leitos, está ocupado. Ontem tínhamos 25 pacientes em uma sala de observação esperando leitos para internação. É muita gente em um espaço pequeno, sendo que o hospital não tem mais condições físicas”, conclui.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura afirma que repassa mensalmente recursos na ordem de R$ 6,5 milhões ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). “O HNSG é uma instituição privada, tendo como mantenedora a Instituição ABC (Associação Beneficente Canoas). A Prefeitura, que não tem nenhuma ingerência sobre a administração do hospital, realiza o repasse rigorosamente em dia para que a instituição ofereça atendimento através do Sistema Único de Saúde aos moradores de Canoas nas mais diferentes especialidades, desde a emergência até exames e procedimentos de cirurgia. Além disso, cabe ao Poder Municipal fiscalizar os serviços oferecidos pelo Graças, como ocorreu na última semana diante de problemas enfrentados na emergência da instituição. Em resposta, o HNSG alegou que ocorreu a restrição de atendimento no setor de Urgência e Emergência em razão da superlotação no local e apenas os casos mais graves, nos quais existia risco de óbito do paciente, foram atendidos. Hoje o atendimento deste setor ocorre de forma normal”.

Continuar a ler

Saúde

Canoas inaugura nova sede do SAMU e reforça estrutura para atendimentos de urgência

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Na última quinta-feira, 19, Canoas ganhou uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Avenida Victor Barreto, 1970, no Centro. O espaço foi totalmente revitalizado, com entradas e saídas facilitadas para ambulâncias e acesso rápido às principais vias da cidade, garantindo mais agilidade nos atendimentos e melhores condições de trabalho para as equipes.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Airton Souza ressaltou a importância da nova estrutura.

“Hoje é um dia marcante para Canoas. Estamos entregando uma base moderna, que vai agilizar o atendimento e oferecer mais dignidade às equipes do SAMU. Depois dos desafios enfrentados, especialmente após a enchente que danificou nossa base anterior, este é um passo fundamental para fortalecer a saúde pública na cidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, destacou a localização estratégica e as melhorias para os profissionais.

“A nova base foi planejada para facilitar a circulação das ambulâncias e oferecer conforto aos socorristas. Esse investimento representa um avanço nas condições de trabalho e na qualidade de atendimento à população”, disse.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, lembrou a longa espera dos profissionais de saúde.

“Há mais de 20 anos, os trabalhadores do SAMU aguardavam uma base unificada. Para mim, que atuei mais de 15 anos na área da saúde, entregar esta sede é um momento especial. Precisamos cuidar de quem cuida”, afirmou.

O responsável técnico e enfermeiro Rodrigo Leite explicou os benefícios da nova unidade para a população.

“Com esta base, os atendimentos serão mais rápidos, abrangendo bairros como Mathias Velho e Guajuviras. Além disso, as motolâncias e ambulâncias terão maior agilidade. Antes, nossa estrutura funcionava no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas a enchente comprometeu a base do HPSC. Agora, temos novas possibilidades e caminhos para o nosso trabalho”, destacou.

Continuar a ler

Saúde

Comitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Redação

Publicado

em

O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, cumpre agenda oficial no Rio Grande do Sul entre sexta-feira, 20, até domingo, 22, com visitas técnicas e reuniões em sete municípios: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões.

A comitiva conta com os deputados federais Paulo Pimenta e Bohn Gass, o presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, o presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde, André Longo, além de técnicos do ministério.

A agenda é voltada ao fortalecimento da atenção especializada no Estado, ao acompanhamento de investimentos federais em infraestrutura hospitalar, à aquisição de equipamentos de alta complexidade e à implantação do programa Agora Tem Especialistas. Em Canoas, além da visita técnica, Mozart Sales concede entrevista coletiva às 14h30. A passagem pela cidade não tem relação com a interdição anunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, prevista para esta sexta-feira, 20, às 11h.

Cronograma

Porto Alegre e Canoas

Na sexta-feira, 20, a agenda inicia em Porto Alegre, com reunião e visita técnica à Santa Casa de Misericórdia, onde serão discutidos investimentos em transplantes, equipamentos e ações do programa Agora Tem Especialistas. A comitiva também vai passar pelo Hospital Moinhos de Vento na capital gaúcha.

Também está prevista reunião com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar do Programa Agora Tem Especialistas.

No mesmo dia, a comitiva segue para Canoas, onde realizará uma visita técnica ao Hospital Universitário.

Pelotas

Ainda na sexta-feira, 20, a comitiva segue para Pelotas, onde cumpre agenda voltada ao Pronto Socorro municipal. No sábado, 21, haverá reunião com o prefeito Fernando Marroni, além de visita técnica às obras do novo Pronto Socorro e reunião sobre aquisição de equipamentos.

Ijuí e Santo Ângelo

Em Ijuí, a agenda será no Hospital de Caridade, Hospital de Clínicas de Ijuí, com destaque para investimentos do Ministério da Saúde em equipamentos para o CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), incluindo acelerador e braquiterapia.

Na sequência, haverá visita ao Hospital Regional das Missões, em Santo Ângelo, para avaliação da estrutura assistencial.

Santa Rosa

Em Santa Rosa, a agenda contempla visita ao Hospital Vida e Saúde e reunião com lideranças da saúde locais.

Palmeira das Missões

No domingo, 22, a comitiva visita as obras do Hospital Regional de Palmeira das Missões, seguido de encontro com prefeitos e lideranças municipais.

Continuar a ler

Saúde

Farmácia Básica do CAIC retoma atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após reformas

Redação

Publicado

em

A Farmácia Básica do CAIC, localizada na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras, retomará o atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após permanecer fechada desde o último sábado, 14, para a realização de obras de melhoria na estrutura do prédio.

Durante o período de interrupção dos serviços, foram executadas intervenções como a substituição do piso nas áreas de recepção e depósito, reparos em infiltrações nas paredes e nova pintura do espaço interno.

O atendimento ao público ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Farmácia Básica integra a rede municipal de saúde e disponibiliza gratuitamente medicamentos considerados essenciais, incluindo remédios de uso contínuo.

O serviço conta com unidades distribuídas em diferentes bairros da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques