Saúde
Outubro Rosa incia com diversas atividades em Canoas
A Diretoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Canoas projetou um mês inteiro de atividades para as canoenses em alusão ao Outubro Rosa. Entre os dias 2 e 29, a cidade vai promover dezenas de atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama. Durante a programação serão realizadas atividades com a temática da conscientização, como palestras, rodas de conversas e distribuição de cartilhas de autoexame. O tema deste ano é “Mulheres Unidas Pela Vida” e ressalta a associação entre mulheres na prevenção e tratamento da doença.
O Rio Grande do Sul possui a terceira maior taxa de mortes por este tipo de câncer do país. Segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), cerca de 12% das gaúchas, com idade entre 50 e 69 anos, nunca realizam mamografias, exame que detecta o tumor desde o estágio inicial. Por isso, a iniciativa de incentivar as mulheres a procurarem auxílio médico e praticarem o autoexame é fundamental no combate à doença.
A diretora de Políticas para as Mulheres, Ana Moraes, lembra que, muitas vezes, as informações sobre prevenção e tratamento são pouco difundidas e por isso é importante que as mulheres se sintam acolhidas para conversar sobre a prevenção e o tratamento da doença. “É fundamental que mulheres de todas as idades, ao notarem qualquer sinal estranho, como caroços, nódulos, secreções, mamas avermelhadas ou com textura anormal, busquem um médico especializado.”, alerta a diretora.
Programação
A agenda contempla ações de conscientização, com palestras, rodas de conversas sobre a autoestima, chás, cavalgada, dicas de atividade física, distribuição de cartilhas de autoexame e uma feira feminina. Entre os destaques da programação estão:
A abertura, no dia 2, às 9 horas, em frente à Prefeitura, que vai contar com a participação do prefeito municipal, Luiz Carlos Busato, e dará o pontapé inicial às comemorações.
No dia 10, no Auditório Sady Schiwitz, na sede da Prefeitura da Canoas, haverá a palestra “Prevenção ao Câncer de Mama” e “Autoestima, como melhorar” proferidas por médicos da cidade. Na ocasião, também estarão presentes mulheres que enfrentaram o câncer. Elas trarão relatos de enfrentamento da doença, incentivando as outras mulheres a prosseguirem com o tratamento.
A Feira Feminina Outubro Rosa, dia 21, das 10 às 17 horas, terá mostra de artesanato, brechó, oficinas de turbantes, aulas de maquiagem, consultas jurídicas, oficina com técnicas de boxe feminino e defesa pessoal, banco de oportunidade de empregos, feira da economia solidária, apresentações artísticas, ônibus da saúde e realização de exames. O evento será no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo.
Uma caminhada vai marcar o encerramento das atividades em alusão ao Outubro Rosa, no dia 29, às 9h, no Parque Getúlio Vagas. Na ocisão, serão desenvolvidas ações de empresas privadas, parceiras da realização das diversas ações ao longo do mês.
União e acolhimento
A campanha Mulheres Unidas Pela Vida é um movimento, promovido pela Diretoria de Políticas para as Mulheres, que busca fortalecer e ajudar outras mulheres a estarem mais conscientes, a realizarem o autoexame e também mamografias de rotina. A diretora Ana Moraes afirma que “é importante as mulheres estarem informadas sobre o que acontece com elas mesmas, saber onde procurar ajuda, saber quais os direitos que a paciente de câncer tem”.
A iniciativa do Outubro Rosa pretende mobilizar a cidade para entrar nas ações de conscientização, decorando as vitrines de lojas, restaurantes, enfeitando ruas e praças com laços rosa, iluminação de monumentos públicos com a cor rosa.
O Outubro Rosa tem apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Subseção da OAS, Sigridtur, Bora Reciclar, Erva Mate Amizade, DrograRaia, Mary Kay, Embelleze, Artesanal Sul, Ballons Art, Apae, Clube Internacional dos Soroptimistas de Canoas, Corsan, Box Feminino Equipe José Lima, Castilhos Advogados, Lenços Solidários, Confraria das Tops, Meu SPA Estética, Cactus Brechós, Doutoura Rena Rockencbach e Afrodite Artes.
Confira a programação completa no site da prefeitura.
Saúde
Equipes de saúde intensificam vacinação contra a influenza em escolas municipais de Canoas Vacinação contra a influenza é intensificada nas escolas municipais de Canoas

Equipes das unidades de saúde de Canoas estão aplicando a vacina contra a gripe em escolas da rede municipal como parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. A imunização é realizada mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Na quarta-feira, 15, a ação ocorreu na EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, no bairro Guajuviras, onde cerca de 100 estudantes receberam a vacina contra a influenza.
A atividade ocorre após a emissão de um alerta epidemiológico pela Vigilância em Saúde, divulgado na última quinta-feira, 9, com orientações para que escolas municipais, estaduais e particulares reforcem medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias. O documento também traz recomendações aos profissionais da educação e às famílias sobre procedimentos para reduzir a transmissão dessas doenças no ambiente escolar.
De acordo com a coordenadora de Serviços de Saúde da Clínica de Saúde da Família Guajuviras, Paola Fernanda Lehnen, a vacinação nas escolas amplia o acesso da população ao imunizante.
“É de extrema importância essa participação da Atenção Primária porque ajuda a aumentar o campo de vacinação e o alcance dessa vacina. A nossa presença na escola amplia bastante o acesso da população ao imunizante. A vacina é trivalente e vai proteger contra os principais vírus respiratórios em circulação nesse momento. Por isso é importante fazer a vacinação neste período, bem como de forma anual”, explica.
A diretora da EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, Patrícia Vieira Artioli, afirma que a realização da vacinação no ambiente escolar facilita o acesso das famílias ao serviço.
“Acredito que facilita o acesso às famílias, já que muitas mães trabalham o dia inteiro e não têm como levar os filhos a um posto de saúde ou à UPA. Na escola é mais flexível. Aqui, a comunidade aceitou muito bem a vacinação”, afirma.
Saúde
Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.
Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.
Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.
A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.
Saúde
Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.
Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.
De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.
A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.
Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.

Geral1 semana atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo

Animais4 dias atrásCâmara de Canoas aprova reajuste de R$ 350 para R$ 450 no Auxílio Protetor

Trânsito6 dias atrásNovo semáforo entra em funcionamento no cruzamento da Rua Henrique Stefani com Avenida Açucena, em Canoas

Clima1 semana atrásTemporais com rajadas de até 100 km/h devem atingir o RS a partir de quinta-feira

Geral5 dias atrásPrefeitura de Canoas entrega sete boxes comerciais a empreendedores na Praça da Bíblia

Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil do RS destaca regiões de maior preocupação em alerta laranja para risco de temporais, granizo e ventos fortes

Saúde1 semana atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Geral1 semana atrásCorsan terá atendimento nos Procons de Esteio e Sapucaia do Sul nesta terça-feira






















































