Conecte-se conosco

header-top







 

18/04/2026
 

Saúde

Família e amigos reúnem forças para lutar pela saúde da Dudinha

Avatar

Publicado

em

Quando uns ajudam aos outros, alguns obstáculos da vida podem ser ultrapassados. Isso é o que tem sido experimentado por Eduardo Marona e Sandra Christ, pais de Maria Eduarda, a Dudinha. Diagnosticada, em outubro do ano passado, com Paralisa Cerebral, a criança começou a realizar uma série de tratamentos de estímulo para poder caminhar, correr e falar. Isso tudo é muito caro e, por isso, a família tem contado com a ajuda de amigos e simpatizantes para o custeio. Em Canoas, será realizado evento especialmente em prol de um objetivo: garantir um futuro saudável para Dudinha.

Torneio

Será realizado, no dia 1° de Outubro, na Arena FM Soccer, na Avenida Açucena, 2071, o Torneio Beneficente Pela Nossa Dudinha. Organizado por Douglas Reis Goga, sócio de Eduardo Marona na Escolinha de Formação de Atletas EDuardo FAED, o evento terá toda a renda revertida para a Dudinha. De acordo com Douglas, escolinhas que quiserem participar ou ajudar na campanha, podem entrar em contato pelo telefone: 982236862, ou pela página @pelanossadudinha. Podemse inscrever no torneio equipes nas categorias sub 7, sub 9 e sub 11. Além de partidas de futebol, o Torneio contará com shows musicais, food trucks e brinquedos.

Histórico

Maria Eduarda nasceu prematura de 33 semanas pesando 1510 kg. Sua chegada não foi nada fácil, como lembra o pai, Eduardo: “Ela teve uma asfixia ao nascer, foi entubada e levada a neonatal onde permaneceu por longos 85 dias internada. Como ela era um bebê grave, segundo os médicos, só pudemos pegá-la no colo após 41 dias de nascida”. Após os sete meses de idade, Dudinha usava muita medicação para evitar convulsões, que chegaram a motivar uma internação no hospital Santo Antônio da Criança, em Porto Alegre.

Paralisia Cerebral

A descoberta da doença só ocorreu quando a Dudinha já tinha um ano e oito meses: “Neste momento nosso mundo desabou”. Eduardo conta que a partir desse momento começaram a pesquisar tudo sobre paralisia cerebral, assim como tratamentos.

Portugal

O melhor tratamento encontrado foi no Instituto Luso-Cubano de Neurologia, localizado em Portugal. Lá, são realizadas terapias intensivas, onde o paciente entra às 9 horas e sai às 17 horas, com pausa para o almoço. Os serviços abrangem terapia da fala, terapia ocupacional, psicomotricidade, neuropsicologia, fisioterapia, além de acompanhamento médico e de nutrição.

O problema é o custo: 5990€ por 30 dias, aproximadamente R$ 22 mil mensais. A família se mudou para Portugal em dezembro do ano passado e iniciou o tratamento com a ajuda de doações e campanhas. Agora, com falta de dinheiro, continuam lá, mas sem ir na clínica. A luta do momento é para recomeçar o tratamento que já havia começado a mostrar resultados: “percebemos uma mudança gigantesca na Duda na parte cognitiva, mesmo ela não falando, ela se expressa, e consegue interagir conosco seja através de sons, ou expressões faciais e corporais, relata Eduardo.

Independência

Os pais da Dudinha têm como maior preocupação a independência da filha. Mesmo com dificuldades em um país distante, com gastos com aluguel, comida, transporte, terapias e exames, eles querem continuar com a luta. “Ela tá a cada dia mais esperta, feliz, amorosa, que é o que mais importa. Vamos fazer o máximo possível por ela. Pois queremos ter a certeza que o dia que não estivemos mais aqui ela não ficará dependendo”, conclui Eduardo.

Para ajudar a DUDINHA:

Conta no Banco do Brasil
Agência: 3334-0
Conta corrente: 9286-X
CPF: 926.851.610-15
Favorecida: Sandra Christ

Continuar a ler

Saúde

RS deve receber mais de 130 mil doses de vacina contra a covid-19

Redação

Publicado

em

O Ministério da Saúde enviou, nesta semana, mais 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal. A medida busca garantir o abastecimento e atender às demandas regionais de imunização.

No Rio Grande do Sul, foram destinadas 130.110 doses do imunizante. Com a nova remessa, o total distribuído pelo governo federal nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões de doses.

Segundo a pasta, os imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são atualizados para as cepas em circulação e seguem recomendados, principalmente, para os grupos mais vulneráveis.

“As vacinas continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O Brasil tem doses suficientes e segue garantindo o acesso da população à imunização”, afirma o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

A distribuição das vacinas aos municípios é feita pelas secretarias estaduais de saúde, que também são responsáveis pela logística, armazenamento e aplicação das doses. O envio ocorre com base em critérios como o tamanho da população-alvo e o número de aplicações já realizadas, podendo ser ampliado conforme a necessidade dos estados.

Abastecimento contínuo

Entre janeiro e março deste ano, o Ministério da Saúde já havia encaminhado 4,1 milhões de doses aos estados, sendo que cerca de 2 milhões foram aplicadas. Nesse período, o Rio Grande do Sul recebeu 197.323 doses.

Com o novo envio, o governo federal mantém o fluxo regular de distribuição e reforça os estoques para ampliar a cobertura vacinal em todo o país.

Público-alvo da vacinação

A estratégia de imunização segue diretrizes atualizadas, com foco nos grupos mais vulneráveis. A recomendação inclui:

idosos a partir de 60 anos, com duas doses e intervalo de seis meses;
gestantes, com uma dose a cada gestação;
crianças de seis meses a menores de cinco anos, com esquema de duas ou três doses;
pessoas imunocomprometidas, com esquema de três doses e reforços periódicos;
população geral de 5 a 59 anos não vacinada, com indicação de uma dose.

Outros grupos também fazem parte da estratégia, como trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, população em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.

A orientação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal e manter a imunização em dia.

Cenário da doença

A covid-19 é uma infecção respiratória causada pelo SARS-CoV-2 e ainda apresenta risco de agravamento, especialmente entre os mais vulneráveis.

Em 2026, até 11 de abril, foram registrados 62.586 casos de síndrome gripal associados à doença. Também houve 30.871 notificações de síndrome respiratória aguda grave, sendo 1.456 casos confirmados para covid-19, com 188 mortes.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação segue como a principal forma de proteção contra complicações e óbitos.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina apreensão de canetas emagrecedoras irregulares no País sem registro

Redação

Publicado

em

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na terça-feira, 14, a apreensão dos medicamentos Gluconex e Tirzedral, conhecidos como canetas emagrecedoras, produzidos por empresa não identificada. A medida também proíbe a comercialização, distribuição, importação e o uso dos produtos em todo o país.

Segundo a Anvisa, os produtos são amplamente divulgados na internet como medicamentos injetáveis à base de GLP-1 e ficaram conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”. No entanto, não possuem registro, notificação ou qualquer tipo de cadastro junto ao órgão regulador.

De acordo com a agência, por se tratarem de produtos irregulares e de origem desconhecida, não há garantia quanto à composição ou à qualidade, o que representa risco à saúde. A orientação é de que não sejam utilizados em nenhuma hipótese.

A Anvisa também orienta que profissionais de saúde e pacientes que identifiquem unidades desses produtos entrem em contato com os canais de atendimento do órgão ou com a Vigilância Sanitária local.

A decisão está formalizada na Resolução (RE) nº 1.519/2026, publicada no Diário Oficial da União.

Continuar a ler

Saúde

Canoas ultrapassa 20 mil imunizados contra a gripe; vacinação segue nas unidades de saúde

Redação

Publicado

em

A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento em Canoas e já alcançou mais de 20 mil pessoas imunizadas desde o início da mobilização, realizada no Dia D em 28 de março.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, mais de 10 mil doses foram aplicadas ao longo de março. Já em abril, até a última sexta-feira (10), o número se aproxima de 11 mil aplicações, indicando adesão da população à campanha.

A vacinação está disponível nas 27 Unidades de Saúde do município, com atendimento das 8h às 17h. A ação é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O município ainda dispõe de mais de 20 mil doses em estoque, o que garante a continuidade da imunização nos próximos dias. A orientação é que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem a unidade de saúde mais próxima, portando documento de identificação, CPF, Cartão SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, reforça a importância da vacinação.

“A vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações causadas pela gripe, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. É fundamental que as pessoas procurem as Unidades de Saúde e se vacinem. Temos doses disponíveis e estamos preparados para atender a população”, afirmou.

Grupos prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes (qualquer idade gestacional);
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Povos indígenas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos correios;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques