Conecte-se conosco

header-top







 

13/09/2026
 

Esporte

Inscrições abertas para venda de alimentos e bebidas na Corrida do Aniversário de Canoas

Redação

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para pessoas físicas e jurídicas interessadas em comercializar alimentos e bebidas durante a corrida alusiva ao aniversário de Canoas. O evento será realizado no dia 26, a partir das 17h, na Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura, como parte da 2ª etapa do Circuito Correndo por Canoas.

Serão disponibilizadas 10 vagas para comerciantes. O cadastramento deve ser feito individualmente, como pessoa física ou jurídica, sendo permitida a participação de até dois auxiliares por inscrito.

As inscrições seguem até sexta-feira, 12, e são realizadas por ordem de chegada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), localizada na Rua Dr. Barcelos, 969, no Centro. O atendimento ocorre das 8h às 17h até quinta-feira, 11, e das 8h às 14h na sexta-feira.

Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar documento de identidade e CPF ou CNH, comprovante de residência atualizado, certificado de curso de boas práticas de manipulação de alimentos e documentos dos auxiliares, quando houver. No caso de pessoas jurídicas, também é exigida cópia do CNPJ.

Após a aprovação do cadastro, será cobrada uma taxa de R$ 8,90 referente à Licença Eventual emitida pela SMDEI, além da taxa da Licença Sanitária Eventual, emitida pela Vigilância Sanitária.

Entre os produtos autorizados para venda estão salgados, lanches, sanduíches, bolos, pães, refeições rápidas, pipoca, algodão-doce, churrasquinho, sucos, refrigerantes e café. Também será permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, desde que a venda seja restrita a maiores de 18 anos, conforme determina a legislação.

Em caso de chuva, a organização poderá adiar ou cancelar o evento.

Esporte

IX PARAJAC abre inscrições para nova fase com três modalidades em Canoas

Avatar

Publicado

em

Estão abertas, a partir desta quinta-feira, 10, as inscrições para a segunda fase do IX PARAJAC, os Jogos Paradesportivos de Canoas. Nesta etapa, estão previstas disputas de Natação Paralímpica, Futsal DI e Tênis de Mesa Paralímpico.

As inscrições começaram às 12h desta quinta-feira, 10, e podem ser realizadas até as 23h59min do dia 30 de setembro. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela plataforma disponibilizada pela organização.

As inscrições para as demais modalidades serão abertas posteriormente, conforme o cronograma da competição.

No dia das disputas, os participantes deverão entregar à organização o Termo de Responsabilidade, Participação e Autorização de Uso de Imagem, impresso e assinado, conforme o modelo disponibilizado para os competidores.

O IX PARAJAC é organizado pelo Departamento de Participação, Paradesporto e Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas, e reúne modalidades destinadas a pessoas com deficiência.

A competição também prevê atividades voltadas à participação de paratletas, familiares, treinadores e comissões técnicas.

Inscrições aqui: Clique aqui

Continuar a ler

Esporte

Parajac 2026 começa com 64 atletas nos Jogos Paradesportivos de Canoas e terá novas etapas em outubro e novembro

Avatar

Publicado

em

A primeira etapa do Parajac 2026, os Jogos Paradesportivos de Canoas, reuniu 64 atletas de oito entidades no sábado, 22, no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição contou com disputas de judô e atletismo.

No judô, participaram atletas com deficiência intelectual e visual. Já no atletismo, as provas incluíram 100 e 60 metros, arremesso de peso e salto em distância, com participação de atletas com deficiência física e intelectual.

Ao término das disputas, todos os participantes receberam medalhas, como forma de reconhecimento pela participação na competição.

A primeira etapa contou com representantes do Grêmio Náutico União, Associação Pestalozzi, Instituto Beija-Flor, Projeto Sexto Sentido, Sesc, ACERGS e Talentos do Esporte/Movimenta Canoas.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o Parajac amplia as oportunidades de participação esportiva e contribui para a inclusão e a descoberta de novos talentos.

“O Parajac de Canoas é uma competição voltada para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, participação social e desenvolvimento através do esporte. O Parajac busca oferecer a atletas com deficiência a oportunidade de competir em diferentes modalidades. Além da prática esportiva, a competição serve também para a revelação de novos talentos”, destaca.

Moradora do bairro Harmonia, a técnica em segurança no trabalho Denise Rosa, 45 anos, acompanhou de perto a participação do filho João, 12 anos, nas disputas de judô. O menino, que tem autismo, participa das oficinas de judô do projeto Talentos do Esporte às terças e quintas-feiras.
Para Denise, a participação no projeto representou uma transformação na vida do filho.

“Há seis anos meu filho era uma criança não verbal, que chupava bico. Desde que começou no judô se desenvolveu muito. Hoje ele conta de 0 a 10 em japonês, assimila comandos para se autorregular. O esporte mudou muito a vida dele. O judô traz para o autista organização, ensina a criança a se autorregular nos momentos de desorganização e auxilia muito as mães atípicas”, conta.

Próximas etapas

O Parajac 2026 terá continuidade nos meses de outubro e novembro. No dia 17 de outubro, serão realizadas as competições de natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, futsal DI e bocha paralímpica. Já no dia 7 de novembro, serão disputadas as modalidades de futebol para cegos e badminton paralímpico.

Continuar a ler

Esporte

Canoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round

Avatar

Publicado

em

O lutador Juliano Gavião, de 15 anos, conquistou o título do MFC 6, evento de MMA, após finalizar o adversário ainda no primeiro round. Morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, o atleta venceu a disputa utilizando ground and pound e, na sequência, um mata-leão.

Juliano entrou no combate buscando levar a luta para o chão. Durante a disputa, conseguiu controlar o adversário e aplicou golpes no ground and pound. Na tentativa de sair da posição, o oponente cedeu as costas.

O atleta aproveitou a oportunidade e encaixou o mata-leão, encerrando o combate por finalização no primeiro round.

Aos 15 anos, Juliano tem o jiu-jitsu como uma de suas principais bases e também treina MMA. Ele representa a Sombra Team MMA e a Guigo Jiu-Jitsu Canoas.

O treinamento é acompanhado pelo pai, Nilton Gavião, que também é lutador profissional de MMA. A preparação envolve técnicas de luta agarrada e trocação para as competições de MMA.

Com a vitória no MFC 6, Juliano soma mais um resultado à trajetória esportiva iniciada ainda na adolescência. O atleta, que é morador de Canoas, segue participando de competições de jiu-jitsu e MMA.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto