Conecte-se conosco

header-top







 

19/01/2026
 

Cultura

A arte como instrumento de inclusão social e aprendizado sobre a diversidade

Avatar

Publicado

em

SIMONE DUTRA*

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre entre 21 e 28 de agosto, traz inúmeras reflexões acerca da acessibilidade e inclusão em quase todos os espaços sociais. A Inclusão Social defende o convívio de segmentos historicamente excluídos. Trata de pessoas abandonadas na sociedade e distantes das comuns oportunidades.

Este debate se torna cada vez mais necessário para que se possa esclarecer como funcionam os centros de apoio e os modelos de inserção dos que ainda são não estão completamente inseridos da vida cotidiana da população  em geral, situações que ocorrem por algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, e com isso ter real equidade entre os indivíduos.

A arte para incluir

A arte tem se mostrado uma ferramenta para a melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência. Em Canoas, um exemplo desse trabalho vem sendo desenvolvido pela Associação Legato, criada em agosto de 2008, através de projetos que visam a inclusão da Pessoa com Deficiência através da música, dança e teatro. A associação atende crianças, jovens e adultos canoenses, estendendo sua assistência a comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana.

O local serve também para adaptar, reabilitar e capacitar para a introdução no mercado de trabalho. Hoje, a entidade realiza os trabalhos de: Atendimento Educacional Especializado de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social; Oficinas de Música, Teatro, Dança e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo o Diretor Administrativo da Associação, Pedro Dutra, “É uma honra e motivo de orgulho fazer parte deste projeto, que transforma através do universo artístico. Transforma a vida de quem participa e de sua família. Dificuldades enfrentamos, mas o resultado é motivador”.

Uma dessas vidas citadas por Pedro é a de Samuel Correa Machado, 30 anos, que tem Síndrome de Down, e que participou do coral da entidade desde 2005. Ele ainda frequenta a Associação todo sábado para atividades de grupos artísticos, como a Companhia Trivoli. “Aqui eu fiz amigos, aprendi a cantar e fazer contato com as outras pessoas”, comenta Samuel.

A música também está presente em outra entidade atuante no município, a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). A organização não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, utiliza a arte através do Grupo Musical Piquelanos (Alunos Cadeirantes) com violão e voz, coordenado pelo professor Pedro Guisso.

Demais entidades

A EMEF Bilíngue para Surdos Vitória, Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas (Apae), Associação Pestalozzi de Canoas e a ONG Chimarrão da Amizade são outros centros que prestam atendimento e apoiam as Pessoas com Deficiência e seus familiares em Canoas.

Panorama Nacional

Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Confira a programação da XX Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

25 de agosto, sexta-feira
13h30min às 17 horas: Fórum Municipal da Saúde da Pessoa com Deficiência.
Local: Associação Pestalozzi, avenida Guilherme Schell, 6206.

26 de agosto, sábado
13h30min: Piquenique da ONG Chimarrão da Amizade.
Local: Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo).

27 de agosto, domingo
13 às 19 horas: III Ação Beneficente do Clube Baixos Canoas
Arrecadação de alimentos para doação a entidades assistenciais.
Local: Parque Eduardo Gomes (Parcão).
16 horas: Apresentação da Associação Legato Circo Varietê.
Local: SESC Canoas – avenida Guilherme Schell, 5340.

28 de agosto, segunda-feira
9 horas: Abertura do CECA e PARACECA
Local: ULBRA – avenida Farroupilha, 8001, São José.
18 horas: Entrega do prêmio destaque COMDIP 2017
Local: Câmara de Vereadores – Rua Ipiranga, 121.

Continuar a ler

Cultura

Casa de Artes Villa Mimosa abre calendário de exposições de 2026 com mostra de Alice Rossoni

Redação

Publicado

em

Foto: Bru Ourique

A Casa de Artes Villa Mimosa iniciou o calendário de exposições de 2026 com a mostra da artista Alice Rossoni. A exposição reúne obras produzidas pela artista de 17 anos e permanece aberta à visitação por 30 dias no espaço cultural.

A Villa Mimosa mantém programação ao longo de todo o ano e recebe exposições de artistas interessados em apresentar seus trabalhos ao público. O local é voltado à difusão cultural e ao incentivo às artes visuais.

Segundo Alice Rossoni, o projeto começou no fim de 2024, a partir da produção de pinturas com peixes e de pesquisas sobre o peixe beta, espécie comum em aquários.

“A ideia de fazer essa exposição surgiu no fim de 2024, quando comecei a pintar muitos peixes e a pesquisar mais sobre os peixes betas, que são peixes de aquário. A partir disso, passei a usar a arte como uma crítica social. Com o tempo, todo o contexto foi se modificando, porque eu olhava para a parede e me via ali: eles tinham minha alma, minha personalidade, meus medos e inseguranças”, afirmou a artista.

A gestora da Casa de Artes Villa Mimosa, Rosangela Cardoso, destacou o papel do espaço no cenário artístico.

“Aqui é um espaço tanto para artistas já renomados quanto para aqueles que estão começando agora. A casa é um nome extremamente importante para o currículo”, declarou.

Continuar a ler

Cultura

Dança Swag 2025 celebra a força feminina em espetáculo com mais de 80 bailarinos

Redação

Publicado

em

O palco do Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo, será tomado pela arte e pela homenagem à mulher na noite de sábado, 20, a partir das 19h. O Swag Dance Studio, de Canoas, apresenta o espetáculo “Dança Swag 2025 – E.V.A. | Ela Vibra Arte”, reunindo mais de 80 bailarinos em uma produção que mistura dança, teatro e canto ao vivo.

Com duração de 1h30, a performance vai além do entretenimento, utilizando a arte como ferramenta de reflexão sobre a história, as lutas e as conquistas femininas. O roteiro passeia por diferentes áreas da cultura e da ciência, trazendo à tona nomes marcantes do cinema, da música e do feminismo.

Um dos destaques do espetáculo é o bloco “Ela Resiste”, que revisita a história de Anne Frank por meio da dança contemporânea. O objetivo do E.V.A. é também evocar figuras como Frida Kahlo e Anita Garibaldi, convidando o público a reconhecer e refletir sobre a trajetória feminina.

O diretor e roteirista da produção, Matheus Costa, CEO do Swag Dance Studio, explica a inspiração por trás do tema:

“Venho de uma família majoritariamente feminina e hoje, com um estúdio composto por 95% de mulheres, observo de perto a força e a resiliência das mulheres. O Dança Swag deste ano nasceu desse lugar: de fazer uma grande homenagem a tudo que as mulheres enfrentaram e conquistaram, transformando o palco em um espelho que reflete o poder e a história feminina.”

Serviço:

Espetáculo: Dança Swag 2025 | E.V.A – Ela Vibra Arte

Data e horário: Sábado, 20 de dezembro de 2025, às 19h (abertura às 18h)

Local: Anfiteatro Padre Werner (Unisinos), Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo/RS

Ingressos: Disponíveis no TicketCenter, sem taxa administrativa. Opção de Ingresso Solidário mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Compre aqui https://www.eticketcenter.com.br/eventos/danca/danca-swag-2025-eva-ela-vibra-arte/20-12/19-00/

Continuar a ler

Cultura

Guajuviras recebe hoje sessão gratuita do CineSolar, cinema movido a energia solar

Redação

Publicado

em

O bairro Guajuviras, em Canoas, recebe nesta terça-feira, 2, a 9ª edição do CineSolar, primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar. A partir das 18h30, a Praça da Contel será palco de exibições de curtas ambientais e do filme nacional Saneamento Básico, o Filme. A programação é aberta ao público, com distribuição de pipoca e recursos de acessibilidade.

O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio da CPFL RGE e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Idealizado para ampliar o acesso à cultura e promover a educação ambiental, o CineSolar utiliza um furgão adaptado com placas fotovoltaicas que abastecem toda a estrutura do cinema, incluindo som, projeção, iluminação, cadeiras e tela. O veículo também funciona como uma estação itinerante de ciência, arte e tecnologia, com elementos interativos que explicam a transformação da luz solar em energia elétrica.

O circuito 2025 passou por 35 cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul entre outubro e dezembro, tendo Canoas como ponto final da rota. As sessões incluem curtas que apresentam aspectos da cultura chinesa.

Em alguns municípios, o projeto também promove a oficina on-line Oficinema Solar, voltada à sensibilização ambiental e à introdução de técnicas audiovisuais em stop motion. Em Canoas, a atividade foi realizada com estudantes da EMEF Guajuviras, que produziram um curta exibido na programação noturna.

Para o Instituto CPFL, parceiro da iniciativa, o projeto reforça o compromisso com ações culturais acessíveis e alinhadas à sustentabilidade. “As atividades democratizam o acesso à cultura e despertam a consciência para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma a head do instituto, Daniela Ortolani Pagotto.

PROGRAMAÇÃO – Canoas/RS

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Terça-feira (02/12)

Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens

19h30 – 2ª sessão: ‘Saneamento Básico, o Filme’

Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Praça da Contel – Rua YY, s/n – Guajuviras – Canoas/RS

Local em caso de chuva: Hangar Cultural Oli Borges – Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques