Cultura
Trilhos Sonoros abre sua nova sede no bairro no Mato Grande
Marcelo Grisa
No bairro Mato Grande, uma família procura levar uma alternativa a jovens através da música erudita. O Trilhos Sonoros oferece aulas gratuitas sobre instrumentos como violino, flauta doce, violão e clarinete para crianças e adolescentes, além de organizar uma orquestra comunitária. Apresentações do grupo já ocorreram em asilos, igrejas, escolas e até na última edição da Feira do Livro de Canoas, em junho. A partir da última semana, o projeto conta, inclusive, com sede própria.
O mentor dessa turma que já tem 25 pessoas é o maestro paraense Augusto Souto. Ele veio morar no Mato Grande para cursar Mestrado em Educação na UFRGS, após um período em um mestrado de música na Campbellsville University, nos Estados Unidos. Na bagagem, com sua vivência, veio a vontade de deixar a música para quem mais precisa.
Augusto já havia desenvolvido projetos semelhantes em sua terra natal, Belém, e agora procura ajudar pequenos gaúchos em situação de vulnerabilidade social. A caminhada, segundo o maestro, foi longa. “Comecei ensinando flauta doce dentro da vila Araçá e depois, por meio da aprovação em editais de cultura municipal como o microcrédito cultural e o Programa de Incentivo à Cultura, adquirimos outros instrumentos”, lembra.
Morando até hoje no bairro, Augusto Souto também utiliza a convivência com as famílias da região para aprimorar-se ainda mais. “Minha pesquisa de doutorado ouviu os pais das crianças e constatou que eles entendem o projeto Trilhos Sonoros não apenas como um projeto de desenvolvimento técnico em determinado instrumento, mas que tem contribuído com uma mudança na própria rotina familiar, melhorando o relacionamento”, aponta.
O Trilhos Sonoros, entretanto, não é uma iniciativa somente de Augusto, mas de toda a família Souto. Sua esposa, Ana Cleide, estudou piano na juventude, sendo apta a ajudar os mais novos alunos com aulas de teoria musical. Sua filha, Letícia, dá aulas de violino e clarinete, além de ajudar o pai na condução da orquestra. O filho, André Felipe, é o técnico de som e baterista do grupo.
Agora que o projeto tem sua sede própria na Rua Wenceslau Braz, número 161, o objetivo é expandir em quantidade e variedade. O objetivo máximo de Augusto Souto é que o Trilhos Sonoros torne-se o que chama de Escola Comunitária de Música de Canoas. “Queremos atender novos alunos no contraturno escolar. Precisamos de professores voluntários de trompete, saxofone, teclado violão, bateria, violino, clarinete, trombone e flauta transversal”, explica.
O local que abriga a sede foi alugado com a ajuda de colaboradores dispostos a cobrir os custos da orquestra comunitária. O Trilhos Sonoros foi abraçado pela comunidade através do resultado na vida dos jovens e de seus famílias. O maestro Augusto sente que o progresso é palpável. “A gente felizmente tem sido referência no que diz respeito a uma educação musical comprometida com o desenvolvimento transformador de crianças e adolescentes carentes,” assegura.
Cultura
Canoas recebe a 6ª edição do Dia Internacional da Animação entre os dias 25 e 28 de outubro

Canoas será novamente palco do Dia Internacional da Animação (DIA), que chega à sua 6ª edição na cidade. A mostra, que em 2025 celebra 22 anos de realização no Brasil, acontece simultaneamente em centenas de cidades do país, reunindo curtas-metragens de animação nacionais e internacionais em sessões gratuitas e abertas ao público.
A programação local inclui a tradicional Mostra Oficial, exibida no dia 28 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Ir. Bruno Ruedell, no prédio 6 da Universidade LaSalle Canoas (Av. Victor Barreto, 2288- Centro). A sessão traz uma seleção de curtas voltados ao público geral.
Além disso, haverá uma Mostra Paralela dedicada às crianças, que acontece no sábado, 25 de outubro, às 16h, na Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras – Ponto de Cultura Nacional (UGUA) (Av. 17 De Abril N° 81- Guajuviras). Esta sessão apresenta curtas brasileiros com classificação livre, com foco na formação de novos públicos para o cinema de animação. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Coordenado localmente pela produtora e jornalista Monique Leotte Mendes, o evento integra a rede nacional do Dia Internacional da Animação. Desde sua primeira edição, em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, o evento cresceu e hoje é exibido em mais de 200 cidades em todas as regiões do país.
“A Mostra é uma oportunidade de democratizar o acesso ao cinema de animação e valorizar produções que muitas vezes não chegam ao grande público. É um evento pensado para encantar e também formar novas plateias”, afirma Monique.
A edição conta, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Universidade LaSalle Canoas, fundamental para a realização da mostra no município.
“Ter o acolhimento e a parceria da Universidade LaSalle é muito significativo para nós. Poder contar também com a gestora cultural, Leila Silveira, o cineasta, Alexandre Moraes e o apoio nesta edição da Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras), em abraçar a proposta cultural do evento mostra o quanto é importante unir educação, arte e acesso à cultura”, destaca a coordenadora.
No Brasil, a mostra é organizada com a exibição de curtas-metragens brasileiros e internacionais, além da Mostra Infantil, que compõe a programação paralela durante a semana do evento.
Celebração mundial da animação
O evento faz parte de uma rede internacional coordenada pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação), que escolheu o dia 28 de outubro para celebrar o marco histórico da primeira exibição pública de imagens animadas do mundo, realizada em 1892 pelo francês Charles-Émile Reynaud, em Paris.
No Brasil, o DIA completa 22 anos de exibições em 2025, desde sua primeira edição em São Paulo. Desde então, a mostra ganhou força, ampliando sua presença para mais de 200 cidades brasileiras, levando gratuitamente a magia do cinema de animação a públicos de todas as idades.
Cultura para todos, com entrada gratuita
Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema de animação e valorizar produções independentes, o evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade. A iniciativa oferece uma experiência única de contato com diferentes estilos e técnicas de animação, além de promover o intercâmbio cultural entre países e regiões.
Mostra Infantil (Paralela)
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Público: Infantil
Local: Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras – Ponto de Cultura Nacional (UGUA) (Av. 17 De Abril N° 81- Guajuviras)
Classificação: Livre
Mostra Oficial (Nacional e Internacional)
Data: 28 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Público: Comunidade geral
Local: Universidade LaSalle Canoas (Auditório Ir. Bruno Ruedell, prédio 6, na Av. Victor Barreto, 2288 – Centro)
Classificação indicativa:
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos
Mais informações:
Instagram: @diadaanimacao.canoas
Facebook: www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas
Site oficial: www.diadaanimacao.com.br
Cultura
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, participou nesta sexta-feira, 10, na sede da Ancine (Agência Nacional do Cinema) no Rio de Janeiro, de uma reunião com o presidente da instituição, Alex Braga Muniz, e o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, para discutir a integração entre as três instituições na execução do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O encontro contou também com a presença do vice-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior, e da gerente do FSA, Fernanda Silva.
O objetivo foi alinhar fluxos técnicos, jurídicos e operacionais para a gestão dos recursos do FSA no âmbito do Arranjo-Projeto Específico RJ, modelo de coinvestimento regional criado por meio de acordo entre Ancine e RioFilme, aprovado em 2024. O arranjo prevê a aplicação de R$ 100 milhões, referente a cinco editais lançados em julho de 2025, com foco em produção de filmes e séries, distribuição de conteúdos audiovisuais, desenvolvimento de obras e competências institucionais.
Na condição de agente financeiro do FSA, o BRDE é responsável pela execução técnica e financeira das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, garantindo segurança jurídica, rastreabilidade e eficiência na aplicação dos recursos. “O BRDE cumpre um papel estratégico ao garantir a execução segura e transparente das políticas de fomento ao audiovisual. Ao lado da Ancine e da RioFilme, trabalhamos para consolidar um modelo de gestão que ofereça previsibilidade aos produtores e fortaleça a economia criativa no país”, destacou Ranolfo Vieira Júnior.
Durante a reunião, foram debatidos temas como o aditivo contratual entre BRDE, Ancine e BNDES, que definirá a nova sistemática de remuneração direta dos agentes financeiros pela RioFilme, a formalização de um canal institucional tripartite para acompanhamento conjunto da execução dos editais e a definição do cronograma. O alinhamento entre as equipes visa aperfeiçoar a governança e a prestação de contas do Fundo, reforçando o compromisso das instituições com a integridade e a eficiência no fomento ao setor audiovisual nacional.
O papel do BRDE no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)
Desde 2012, o BRDE atua como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em parceria com o BNDES. O banco é responsável pela execução técnico-operacional das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, realizando a análise documental, formalização e acompanhamento financeiro dos projetos selecionados.
Essa atuação garante segurança jurídica, transparência e integridade na aplicação dos recursos públicos destinados ao fomento da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro. O BRDE não decide sobre a seleção dos projetos nem investe diretamente em produções, mas viabiliza tecnicamente a política federal de fomento, assegurando que os investimentos cheguem aos produtores de forma ágil e segura.
Cultura
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana

O Festival de Cinema de Canoas encerrou sua terceira edição no último dia 28 de setembro, mas a programação continua. Nesta semana, o evento dá continuidade às suas ações educativas com a realização do 4º encontro do Curta FECIC e do Workshop de Roteiro e Linguagem Cinematográfica, ambos gratuitos e voltados a alunos e educadores das cidades de Canoas e Nova Santa Rita.
A primeira atividade é o workshop “A Arte de Contar Histórias – Introdução à Linguagem e Produção Audiovisual”, que acontece na quarta-feira, 8 de outubro, das 19h às 21h, no Auditório do IFRS – Campus Canoas. A atividade será ministrada pelo produtor de cinema e realizador do FECIC, Alexandre Derlam, e é voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, educadores e pessoas interessadas.
Totalmente gratuita, a oficina está inserida na programação da 4ª Mostra de Cinema do Campus Canoas, que integra as atividades do projeto de extensão “HQ e Audiovisual em processos pedagógicos” do IFRS. Nesse sentido, quem participar do workshop irá aprender sobre escrita de roteiros, técnicas narrativas e o uso criativo da linguagem audiovisual, sempre com uma abordagem acessível e conectada ao momento atual, o mundo das imagens em movimento.
Já o quarto encontro do Curta FECIC, ação educativa que tem como objetivo aproximar alunos e educadores do universo do cinema e incentivar o olhar crítico e criativo, acontece na quinta-feira, 9 de outubro, das 9h às 11h, também no Auditório do IFRS – Campus Canoas.
Voltado para a professores, coordenadores pedagógicos e equipes diretivas das cidades de Canoas e Nova Santa Rita, o debate educacional tem como tema a importância do audiovisual no ambiente escolar e será mediado por Alexandre Derlam; pelo professor, ator e roteirista Angelo Sergio e pela mestre em educação e coordenadora pedagógica do Curta FECIC, Celi Reinhardt.
Na ocasião, eles irão debater temas como os objetivos dos encontros do Curta FECIC; possibilidades de linguagem audiovisual, produção e fruição; a relevância da produção audiovisual e do cinema na educação e legislação pertinente, assim como, a parceria fundamental entre professores e equipes diretivas na produção audiovisual escolar de Canoas. A atividade é gratuita.
“Acreditamos que o audiovisual é uma ferramenta poderosa para estimular o pensamento crítico, a sensibilidade e a criatividade das pessoas. Por isso, iniciativas como o Curta FECIC e esse workshop fortalecem esse diálogo entre educação e cultura, formando novas gerações de espectadores, mas também, de futuros realizadores”, afirma Alexandre Derlam.
As atividades realizadas esta semana encerram oficialmente a terceira edição do Festival de Cinema de Canoas, que aconteceu de 25 a 28 de setembro no Teatro SESC Canoas e na Casa das Artes Villa Mimosa.
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