Política
Presidente da Câmara apresenta balanço do primeiro semestre
Um dos pilares para o bom funcionamento de instituições públicas é a transparência. Através dela a população pode acompanhar de forma clara as atividades desempenhadas por autoridades. Nesse sentido, o presidente da câmara de Vereadores de Canoas, Juares Hoy (PTB), visitou a redação de O Timoneiro, na quarta-feira, 2 de agosto, para apresentar um balanço do legislativo no primeiro semestre de 2017.
Números
O presidente do legislativo apresentou as estatísticas das atividades desempenhadas até agora. Foram realizadas 44 Sessões Ordinárias, uma sessão solene em homenagem aos 78 anos de emancipação política do município, 18 grandes expedientes e duas audiências públicas. Foram apresentados 54 projetos oriundos do legislativo. O executivo apresentou 13, sendo 10 votados e aprovados. Foram protocolados 98 requerimentos e 493 indicações, a maioria encaminhadas à RGE Sul. Além de 76 pedidos de informações e 5738 pedidos de providências à administração municipal.
Comissões
Cinco comissões especiais foram criadas para tratar de assuntos de interesse da comunidade, são elas: Comissão Especial para acompanhar os serviços prestados pela RGE Sul; Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública; Comissão Especial para acompanhar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia; Comissão Especial para reabertura do Corpo de Bombeiros do bairro Mathias Velho e Comissão Especial em Defesa dos Animais.
70 anos
Em 2017, a Câmara Municipal de Canoas celebra 70 anos de sua primeira legislatura. A data, comemorada em 28 de novembro, será marcada por uma série de atividades. Além de sessão solene, a programação incluirá atividades culturais e esportivas de integração entre os servidores.
Panorama
Além de estatísticas, Juares falou sobre assuntos chave que passaram pela Câmara neste primeiro semestre. Um dos mais recentes é a Educação Infantil, que gerou manifestação de pais e professores após o encerramento do contrato com associações que geriam 10 escolas. “Houve problemas apontados em sindicâncias e entendeu o governo por fazer nova licitação. Houve uma tempestade, mas, no final, todas as escolas funcionaram normalmente”, afirma Hoy. Ele conta que visitou todas as escolas para verificar o andamento na volta às aulas. “Estão em pleno funcionamento. Não houve nada. Não houve demissões em massa. O importante é que está funcionando a pleno vapor. As duas empresas estão fazendo um ótimo trabalho.”, concluiu.
Saúde
Juares admite que o início do ano foi instável na área de Saúde, mas atribui tal fato à administração passada: “Houve, no começo do ano, maus momentos e reclamações. Mas aí por conta de uma herança de lista de espera de exames e atendimentos”. Ele elogia a atuação da atual gestão. “Muitas pessoas estão sendo atendidas. As ações da Secretaria de Saúde estão funcionando muito bem”.
Segurança
Com conhecimento na área, Juares fala com propriedade quando é questionado sobre segurança pública. O vereador reclamou da falta de infraestrutura disponível para o setor. “Eu tenho me dedicado muito sobre esse assunto. Há mais de 10 anos venho dizendo que o caminho para resolver isso é o sistema único de segurança”. Para ele, o problema é estrutural e sistêmico. “A segurança só vai melhorar quando a competência for do município. O Estado não suporta mais esse gasto”, conclui Juares Hoy.
Política
Airton Souza busca em Brasília recursos para a reconstrução da cidade e proteção contra cheias
O prefeito de Canoas, Airton Souza, segue em Brasília com agendas em diferentes órgãos federais em busca de recursos para o município. Airton e o secretário municipal da Fazenda, João Batista Portela Pereira, reuniram-se durante a manhã com a secretária-adjunta de Recursos Hídricos da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil, Cristiane Collet Battiston e discutiram o acesso da administração municipal de Canoas aos recursos do Fundo para as Obras de Proteção Contra Cheias no Rio Grande do Sul. O deputado federal Luiz Carlos Busatto também acompanha a viagem.
“Seguimos em Brasília em busca de recursos para a reconstrução de Canoas”, disse Airton após o encontro. “Tem R$ 6,5 bilhões no fundo, com algo em torno de R$ 1 bilhão para Canoas”, relatou o secretário Portela. “Fomos saber exatamente como isso vai funcionar e como o município pode agilizar esse processo.”
O Fundo para as Obras de Proteção Contra Cheias no Rio Grande do Sul foi criado pelo governo federal por meio de medida provisória nº 1.278, publicada em 11 de dezembro de 2024.
A medida estabelece um fundo para “apoiar a requalificação e a recuperação de infraestruturas nas áreas afetadas por eventos climáticos extremos e apoiar empreendimentos de infraestrutura relacionados à mitigação e à adaptação às mudanças climáticas.”
Mobilidade Urbana
Airton e Portela também reuniram-se com o diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos, e trataram sobre o financiamento de ações para beneficiar o sistema de mobilidade urbana da cidade. Santos expôs os mecanismos de financiamento disponibilizados pelo governo federal para o setor que podem ser utilizados pela administração municipal.
“Vamos encaminhar esse assunto com o secretário de Mobilidade Urbana Thiago Moyses para a gente poder dar andamento e acessar esses recursos para melhorar a mobilidade e o transporte público de Canoas” adiantou o prefeito Airton após a reunião.
Comitiva retorna hoje
A comitiva da prefeitura retorna ainda nesta quinta-feira a Canoas. Durante a viagem a Brasília, ainda ocorreram reuniões com representantes dos ministérios da Educação e da Saúde, onde foram discutidas medidas para a implantação de melhorias no Hospital Universitário.
“É um hospital importante e nós precisamos ter uma diretriz sobre o que nós vamos fazer”, disse o deputado Busatto. “Saí daqui bastante otimista porque acredito que nós encontramos a solução para resolver em um curto período de tempo o problema da saúde de Canoas”, concluiu o prefeito.
Política
Rodrigo Busato destaca ações como prefeito em exercício em Canoas
O prefeito em exercício de Canoas, Rodrigo Busato, cumpriu na terça-feira, 8, uma agenda intensa enquanto o titular, Airton Souza, participa de reuniões em Brasília em busca de recursos para o município. Ao longo do dia, Rodrigo destacou a importância de ações voltadas para áreas essenciais, como educação, meio ambiente, inclusão e segurança.
“Pude acompanhar de perto as demandas das nossas secretarias e reforçar o compromisso da gestão com pilares fundamentais para reconstruir Canoas e retomar o bom andamento da cidade, que encontramos com diversos problemas deixados pela gestão anterior”, afirmou Rodrigo Busato.
O dia começou com uma visita à Secretaria Municipal de Educação, onde Busato dialogou com a secretária Beth Colombo sobre os desafios da nova gestão. Em seguida, acompanhado dos secretários Guilherme Haygert (Meio Ambiente) e Sérgio Giugno (Serviços e Zeladoria Urbana), ele realizou uma vistoria técnica na Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, no bairro Niterói.
A usina transforma materiais descartados em insumos como areia e brita, que podem ser utilizados em obras públicas.
“Nos últimos quatro anos, a usina não recebeu a devida atenção, mas estamos comprometidos em explorar todo o seu potencial”, destacou.
À tarde, acompanhado da secretária Camila Nunes, Busato visitou a ACADEF, onde reafirmou o compromisso da gestão com a inclusão e a acessibilidade. Na sequência, esteve com o secretário Victor Hampel (Obras) para vistoriar as obras do dique do Mathias Velho e conferir o funcionamento dos motores na casa de bombas 6, essenciais para prevenir alagamentos.
Rodrigo Busato encerrou a agenda na Secretaria Municipal de Segurança Pública, onde, junto ao secretário Major Alberto Rocha, avaliou o funcionamento da central de monitoramento eletrônico e discutiu medidas para reforçar a segurança na cidade.
“Foi um dia de muito trabalho e dedicação para que possamos construir uma Canoas em que as pessoas possam viver muito mais felizes”, concluiu.
Política
DJ Cabeção é nomeado para a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas
Herbert Poersch, mais conhecido como DJ Cabeção, foi nomeado para o Cargo em Comissão de Secretário de Município na Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas na segunda-feira, 6. Cabeção foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais pelo PP, mas não se elegeu.
Importância da pasta
A pasta é considerada uma das mais importantes depois da enchente em Canoas, deve emitir alertas à população diante de possíveis tragédias ambientais, e o anúncio chamou atenção de internautas, que cobraram o nome de uma pessoa técnica. DJ Cabeção é conhecido no meio musical e já se candidatou a vereador quatro vezes, ficando como suplente pelo PT em 2012 e 2016; pelo PSD em 2020 e pelo PP em 2024.
Em janeiro de 2024, no período em que o ex-prefeito Nedy de Vargas Marques esteve à frente do Executivo – após afastamento de Jairo Jorge (PSD), Cabeção foi nomeado para a Secretaria da Cultura, depois ainda esteve à frente da Coordenadoria da Juventude de Canoas.
Assim que Jairo Jorge reassumiu a Prefeitura, nomeou para o Escritório de Resiliência Climática o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza e Rodrigo Busato anunciam secretário de Saúde e mais nove nomes
- Eleições 20241 semana atrás
Sessão especial de posse marca início de uma nova legislatura em Canoas
- Política7 dias atrás
Câmara de Canoas aprova projetos que garantem gratuidade no transporte público e prorrogação de prazo do IPTU e TCL de 2025
- Eleições 20241 semana atrás
Prefeito reeleito em Nova Santa Rita, Battistella toma posse e anuncia nomes de sua equipe de governo
- Serviços7 dias atrás
Falta de energia interrompe abastecimento de água em seis bairros de Canoas
- Economia4 dias atrás
Canoenses tem prazo do pagamento do IPTU em cota única ampliado até 10 de fevereiro
- Política4 dias atrás
Prioridades para 100 dias são apresentadas na primeira reunião de secretariado de 2025 em Canoas
- Emprego3 dias atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores