Política
Presidente da Câmara apresenta balanço do primeiro semestre
Um dos pilares para o bom funcionamento de instituições públicas é a transparência. Através dela a população pode acompanhar de forma clara as atividades desempenhadas por autoridades. Nesse sentido, o presidente da câmara de Vereadores de Canoas, Juares Hoy (PTB), visitou a redação de O Timoneiro, na quarta-feira, 2 de agosto, para apresentar um balanço do legislativo no primeiro semestre de 2017.
Números
O presidente do legislativo apresentou as estatísticas das atividades desempenhadas até agora. Foram realizadas 44 Sessões Ordinárias, uma sessão solene em homenagem aos 78 anos de emancipação política do município, 18 grandes expedientes e duas audiências públicas. Foram apresentados 54 projetos oriundos do legislativo. O executivo apresentou 13, sendo 10 votados e aprovados. Foram protocolados 98 requerimentos e 493 indicações, a maioria encaminhadas à RGE Sul. Além de 76 pedidos de informações e 5738 pedidos de providências à administração municipal.
Comissões
Cinco comissões especiais foram criadas para tratar de assuntos de interesse da comunidade, são elas: Comissão Especial para acompanhar os serviços prestados pela RGE Sul; Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública; Comissão Especial para acompanhar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia; Comissão Especial para reabertura do Corpo de Bombeiros do bairro Mathias Velho e Comissão Especial em Defesa dos Animais.
70 anos
Em 2017, a Câmara Municipal de Canoas celebra 70 anos de sua primeira legislatura. A data, comemorada em 28 de novembro, será marcada por uma série de atividades. Além de sessão solene, a programação incluirá atividades culturais e esportivas de integração entre os servidores.
Panorama
Além de estatísticas, Juares falou sobre assuntos chave que passaram pela Câmara neste primeiro semestre. Um dos mais recentes é a Educação Infantil, que gerou manifestação de pais e professores após o encerramento do contrato com associações que geriam 10 escolas. “Houve problemas apontados em sindicâncias e entendeu o governo por fazer nova licitação. Houve uma tempestade, mas, no final, todas as escolas funcionaram normalmente”, afirma Hoy. Ele conta que visitou todas as escolas para verificar o andamento na volta às aulas. “Estão em pleno funcionamento. Não houve nada. Não houve demissões em massa. O importante é que está funcionando a pleno vapor. As duas empresas estão fazendo um ótimo trabalho.”, concluiu.
Saúde
Juares admite que o início do ano foi instável na área de Saúde, mas atribui tal fato à administração passada: “Houve, no começo do ano, maus momentos e reclamações. Mas aí por conta de uma herança de lista de espera de exames e atendimentos”. Ele elogia a atuação da atual gestão. “Muitas pessoas estão sendo atendidas. As ações da Secretaria de Saúde estão funcionando muito bem”.
Segurança
Com conhecimento na área, Juares fala com propriedade quando é questionado sobre segurança pública. O vereador reclamou da falta de infraestrutura disponível para o setor. “Eu tenho me dedicado muito sobre esse assunto. Há mais de 10 anos venho dizendo que o caminho para resolver isso é o sistema único de segurança”. Para ele, o problema é estrutural e sistêmico. “A segurança só vai melhorar quando a competência for do município. O Estado não suporta mais esse gasto”, conclui Juares Hoy.
Política
Prefeitura de Canoas inicia entrega de vale-alimentação a servidores municipais

A Prefeitura de Canoas iniciou, na tarde da última segunda-feira, 12, a entrega dos cartões do vale-alimentação aos servidores municipais. A distribuição ocorreu nas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e marca o início da concessão do benefício ao funcionalismo público do município.
Durante o ato, o prefeito Airton Souza afirmou que a criação do vale-alimentação atende a uma demanda antiga dos servidores e que a proposta já era defendida por ele antes de assumir o Executivo municipal.
“Esse sempre foi um desejo meu. Quando eu era vereador, já defendia que os servidores precisavam desse reconhecimento. Hoje, como prefeito, poder tirar esse projeto do papel mostra que a palavra dada está sendo cumprida”, declarou.
O prefeito também comentou sobre a implantação gradual do benefício.
“Eu queria que o valor fosse maior já neste primeiro momento, mas estamos fazendo com responsabilidade fiscal. O mais importante é que o vale chegou, e já assumimos o compromisso de que no ano que vem haverá aumento”, afirmou.
O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou que a concessão do vale-alimentação foi um compromisso assumido durante a campanha eleitoral.
“Esse foi um compromisso assumido por mim e pelo prefeito Airton com os servidores de Canoas. Sabíamos da importância desse benefício para o dia a dia de quem mantém a cidade funcionando, e hoje estamos aqui mostrando que promessas feitas com seriedade viram ações”, disse.
Segundo a administração municipal, a entrega dos cartões marca o início da implementação do benefício e integra as ações voltadas à política de valorização dos servidores públicos do município.
Política
Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.
O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.
Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.
Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.
Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.
Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.
Entenda o projeto
O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.
A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.
Política
Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.
A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.
Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.
Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.
“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.

Mobilidade6 dias atrásCanoas retomará uso de radares móveis para fiscalização do trânsito em 2026

Geral6 dias atrásParque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

Mobilidade4 dias atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Obras6 dias atrásSecretaria de Obras inicia substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, em Canoas

Obras5 dias atrásGoverno do Estado assina contrato autorizando início da duplicação do Caminho do Meio em Viamão

Saúde4 dias atrásRevitalização da UPA Caçapava tem início após as enchentes de 2024

Educação1 semana atrásMais de 8 mil estudantes da região de Canoas ainda não retiraram cartão do Programa Pé no Futuro
Emprego5 dias atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 14, em Canoas, com vagas em diferentes áreas





















































