Geral
Canoenses se solidarizam com vítimas de incêndios
Sinara Dutra
O fogo não deu trégua durante o último mês. Foram diversos registros de incêndios em residências e estabelecimentos comerciais da cidade. Alguns deles chamaram a atenção nas redes sociais e comoveram os canoenses, que prontamente ajudaram. O caso mais chamativo foi o ocorrido no início do mês, no bairro Niterói. Jéssica Stroff, vizinha da família afetada, compartilhou o fato no Facebook logo após o acontecimento e se surpreendeu com a velocidade das respostas e da chegada de ajuda.
Doações
“Chegaram móveis, fogões, camas, roupas”, conta Jéssica, que foi guardando e organizando tudo em sua própria casa. A lista, segundo ela, não parava de crescer. A arrecadação foi tão grande que sobrou até para ajudar outra família da vizinhança que também teve sua casa incendiada. Além disso, o resultado dessa solidariedade chegará até as famílias afetadas pelas enchentes na cidade. Fabiano Mariani, da Defesa Civil de Canoas, informa que a instituição irá redistribuir as doações para famílias com maior necessidade. “Nós já temos uma lista de pessoas com necessidades mais urgentes.”, diz o funcionário.
O telefone 3476 -3400, da Defesa Civil, está à disposição para aquelas pessoas que queiram ajudar com mais doações e também para aqueles que precisam de ajuda. O contato entre a Defesa Civil e Jéssica foi estabelecido pelo gabinete do vereador Eric Douglas, que também ajudou na arrecadação de doações. Interessados em doar ou pessoas que necessitem das doações também podem contatar o gabinete do vereador, pelos telefones 3462-4818, 3462-4882 e 99201-8934
Reconstruindo a vida
O que era para ser uma noite de comemoração acabou se tornando um fato para esquecer. Alan Alderi Alves conta que saiu para comemorar o aniversário de sua noiva, Jéssica Kehl, no sábado, 24, e que durante a festa foi informado que sua casa estava pegando fogo. “Quando chegamos, os bombeiros já haviam controlado mas já não teve muito o que salvar”, conta Alan. Livros, móveis, computadores, tudo foi perdido para o fogo.
Ajuda
Agora o foco de Alan, Jéssica e Tânia, mãe de Jéssica, que também mora no local, é reconstruir a casa e a vida que tinham ali. “Roupa já conseguimos bastante. Precisamos de roupa de cama e material de construção para reerguer a casa”, diz Alan. Quem quiser contribuir pode entrar em contato com Alan pelo telefone: 51 99310-9000.
Comunidade
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.
A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.
Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.
“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”
“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.
Geral
Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias
O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch (DJ Cabeção), e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde de quinta-feira, 9, uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos.
O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias.
Como funciona
O sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.
Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias. Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância.
De acordo com o secretário, a instalação do equipamento faz parte do contrato que a prefeitura já tem firmado com a MetSul Meteorologia, empresa que fornece previsões climáticas para o município.
“Paquetá é um dos símbolos da nossa cidade e também um dos símbolos do que aconteceu no ano passado. Este novo sistema é uma ferramenta importante para o nosso trabalho, antes alguém tinha que vir aqui verificar pessoalmente o nível da água e agora a gente vai poder ver online.”
Poersch destaca ainda que há planos do município de ampliar o sistema para efetuar uma medição mais precisa em diferentes pontos dos rios. Segundo Douglas Leipelt, os trabalhos para a instalação deste primeiro equipamento devem começar a ocorrer já a partir da semana que vem.
“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, adiantou o CEO da TideSat.
Geral
Operação Verão Total registra 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção em 16 dias
Em 16 dias da Operação Verão Total 2024/2025 do governo do Estado, já foram registrados 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção. Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul (CBMRS), divulgado na quarta-feira, 8. Durante toda operação na temporada passada, ocorreram 783 salvamentos e mais de 375,9 mil atividades preventivas.
“O foco é agir antes que o afogamento aconteça, alcançando, diretamente, as pessoas que possam estar em situação de risco”, afirma o comandante-geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. A Operação Verão Total 2024/2025 foi aberta oficialmente no dia 21 de dezembro, em evento com a presença do governador em exercício Gabriel Souza.
Início do veraneio
Com a chegada da temporada de veraneio ocorre um grande deslocamento de gaúchos e de turistas, inclusive de países vizinhos, para o litoral e águas internas do Estado. Por isso, seja entre o mar de guarda-sóis na beira das praias ou nas calmas águas de balneários, as guaritas vermelhas, ocupadas pelos guarda-vidas civis e militares do CBMRS, são símbolo de segurança e cuidado para adultos e crianças.
A presença dos profissionais é fundamental para a tranquilidade nas águas, sublinhada por um resultado exemplar: nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas, nenhuma morte por afogamento foi registrada nos últimos cinco anos.
Desde 2022, foram investidos mais de R$ 67,8 milhões na área de segurança aquática, incluindo a aquisição de embarcações, quadriciclos, binóculos e equipamentos de proteção individual.
“Investimos em tecnologia que proporciona rapidez e eficiência nas ações de resposta, mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a aproximação com a comunidade. Durante o período de veraneio, por exemplo, reforçamos a importância de práticas como tomar banho em locais próximos às guaritas de guarda-vidas, manter atenção máxima com as crianças e com outras pessoas que, porventura, não tenham uma percepção clara dos riscos. Com atitudes simples e responsáveis, todos podem contribuir para um período mais seguro nas águas”, ressalta o comandante-geral do CBMRS.
A partir das guaritas, os olhos atentos dos profissionais civis e militares observam o banho dos gaúchos, focando em ações preventivas, como a sinalização por bandeiras e orientações aos frequentadores das praias e águas abrigadas. Ao mesmo tempo, o balizamento das áreas de banho também melhora a interação do guarda-vidas com o banhista, proporcionando um comportamento mais seguro e ao alcance visual dos profissionais.
Na faixa de areia e dentro da água, os quadriciclos e motos-aquáticas garantem monitoramento em extensões ainda maiores, bem como dão mais agilidade nos salvamentos. Além disso, desde 2023 o CBMRS conta com um helicóptero exclusivo para as atividades da corporação.
Chamado de Resgate 01, o equipamento avaliado em R$ 21,7 milhões, adquirido com recursos do governo do Estado, realiza patrulhas pelo litoral e proporciona uma resposta mais ágil em salvamentos mais complexos.
A prevenção não ocorre apenas na beira da praia. Através das mídias sociais (@cbmrsoficial), o Corpo de Bombeiros Militar também promove a divulgação de conteúdos didáticos e informativos, destacando medidas essenciais para prevenir acidentes e garantir um verão seguro.
Aliando capacitação técnica, atividades preventivas e de conscientização, com materiais e equipamentos modernos, o CBMRS promove um descanso cada vez mais seguro aos banhistas no Rio Grande do Sul.
- Economia1 semana atrás
Canoenses tem prazo do pagamento do IPTU em cota única ampliado até 10 de fevereiro
- Canoas7 dias atrás
Rodrigo Busato assume como Prefeito em Exercício de Canoas
- Emprego1 semana atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores
- Política1 semana atrás
Prioridades para 100 dias são apresentadas na primeira reunião de secretariado de 2025 em Canoas
- Emprego1 semana atrás
São Leopoldo recebe feirão de empregos dias 9 e 10 para 180 vagas de atacado em Novo Hamburgo
- Política7 dias atrás
DJ Cabeção é nomeado para a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas
- Cultura1 semana atrás
Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12
- Saúde1 semana atrás
Administração Municipal anuncia que estoque de medicamentos e insumos foram regularizados no Hospital Universitário de Canoas