Conecte-se conosco

header-top







 

26/01/2026
 

Cultura

Atleta canoense marca gol do título no Parapan-Americano de Jovens 2017

Avatar

Publicado

em

Futebol 5 cegos

Foto: Comitê Paraolímpico Brasileiro / Alexandre Urch

O canoense Jonatan Felipe Borges da Silva, 18 anos, marcou o gol que garantiu a medalha de ouro da Seleção Brasileira de Futebol de 5 para Cegos nos Jogos Parapan-Americano de Jovens 2017, em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março. A final foi contra a Argentina e a partida terminou 1 a 0 para o Brasil.

Jonatan é atleta da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc). Ele joga a modalidade desde os 14 anos e demonstrou empolgação com o título. “Na final, nós entramos com receio em razão de ter perdido o primeiro jogo para a Argentina. Felizmente, conseguimos vencer e ainda fiz o gol do título”, relembrou.

Esta foi a primeira vez que o futebol de 5 fez parte da grade de competições dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. E além de ser o primeiro país a conquistar o título, o Brasil manteve a invencibilidade, agora com a equipe de base, de ser campeão de todas os campeonatos que disputa desde 2007.

Como é praticado

O futebol de 5 é exclusivo para cegos. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada com uma banda lateral (barreira feita de placas de madeira que se prolonga de uma linha de fundo à outra, com um metro e meio de altura, em ambos os lados da quadra, evitando que a bola saia em lateral, a não ser que seja por cima desta), mas desde os Jogos Paralímpicos de Atenas também vem sendo praticado em campos de grama sintética, com as mesmas medidas e regras do futebol de salão.

Cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro, que tem visão total e quatro na linha, totalmente cegos e que usam uma venda nos olhos para deixá-los todos em iguais condições, já que alguns atletas possuem um resíduo visual (vulto) que dão, nesta modalidade, alguma vantagem a estes.

Há ainda um guia, o Chamador, que fica atrás do gol adversário orientando o ataque de seu time, dando a seus atletas a direção do gol, a quantidade de marcadores, a posição da defesa adversária, as possibilidades de jogada e demais informações úteis. É o chamador que bate nas traves, normalmente com uma base de metal, quando vai ser cobrada uma falta, um pênalti ou um tiro livre.

Contudo, o chamador não pode falar em qualquer ponto da quadra, e sim, quando seu atleta estiver no terço de ataque. Este terço é determinado por uma fita (marcação) que é colocada na banda lateral, dividindo a quadra em três partes: o terço da defesa, onde o goleiro tem a responsabilidade de orientar; o terço central, onde a responsabilidade é do técnico e o terço de ataque, onde a responsabilidade da orientação é do chamador.

A modalidade, ao contrário do futebol convencional, deve ser praticada em um ambiente silencioso. A torcida, bastante desejada nesta modalidade, deve se manifestar somente quando a bola estiver fora do jogo: na hora do gol, em faltas, linha de fundo, lateral, tempo técnico ou qualquer outra paralisação da partida.

A bola possui guizos, necessários para a orientação dos jogadores dentro de quadra. Daí a necessidade do silêncio durante o andamento da partida. Através do som emitido pelos guizos, os jogadores podem identificar onde ela está, de onde ela está vindo e podem conduzi-la.

Regras

De modo geral, são as mesmas utilizadas no futebol de salão convencional. Algumas daquelas que diferem são: dois tempos de 25 minutos, sendo os dois últimos de cada tempo cronometrados e um intervalo de dez minutos; uma pequena área de onde o goleiro não pode sair para realizar defesa nem pegar na bola de 5 por 2 metros; após a terceira falta, é cobrado um tiro livre da linha de oito metros ou do local onde foi sofrida a falta.

Os jogadores são obrigados a falar a palavra espanhola “voy” (“vou” em português), sempre que se deslocarem em direção a bola, na tentativa de se evitar choques. Quando o juiz não ouvir, ele marca falta contra a equipe cujo jogador não disse o “voy”.

Campanha da Seleção

1ª fase

Brasil 0 x 1 Argentina

Brasil 2 x 1 Colômbia

Brasil 5 x 0 México

Final 

Brasil 1 x 0 Argentina

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Casa de Artes Villa Mimosa abre calendário de exposições de 2026 com mostra de Alice Rossoni

Redação

Publicado

em

Foto: Bru Ourique

A Casa de Artes Villa Mimosa iniciou o calendário de exposições de 2026 com a mostra da artista Alice Rossoni. A exposição reúne obras produzidas pela artista de 17 anos e permanece aberta à visitação por 30 dias no espaço cultural.

A Villa Mimosa mantém programação ao longo de todo o ano e recebe exposições de artistas interessados em apresentar seus trabalhos ao público. O local é voltado à difusão cultural e ao incentivo às artes visuais.

Segundo Alice Rossoni, o projeto começou no fim de 2024, a partir da produção de pinturas com peixes e de pesquisas sobre o peixe beta, espécie comum em aquários.

“A ideia de fazer essa exposição surgiu no fim de 2024, quando comecei a pintar muitos peixes e a pesquisar mais sobre os peixes betas, que são peixes de aquário. A partir disso, passei a usar a arte como uma crítica social. Com o tempo, todo o contexto foi se modificando, porque eu olhava para a parede e me via ali: eles tinham minha alma, minha personalidade, meus medos e inseguranças”, afirmou a artista.

A gestora da Casa de Artes Villa Mimosa, Rosangela Cardoso, destacou o papel do espaço no cenário artístico.

“Aqui é um espaço tanto para artistas já renomados quanto para aqueles que estão começando agora. A casa é um nome extremamente importante para o currículo”, declarou.

Continuar a ler

Cultura

Dança Swag 2025 celebra a força feminina em espetáculo com mais de 80 bailarinos

Redação

Publicado

em

O palco do Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo, será tomado pela arte e pela homenagem à mulher na noite de sábado, 20, a partir das 19h. O Swag Dance Studio, de Canoas, apresenta o espetáculo “Dança Swag 2025 – E.V.A. | Ela Vibra Arte”, reunindo mais de 80 bailarinos em uma produção que mistura dança, teatro e canto ao vivo.

Com duração de 1h30, a performance vai além do entretenimento, utilizando a arte como ferramenta de reflexão sobre a história, as lutas e as conquistas femininas. O roteiro passeia por diferentes áreas da cultura e da ciência, trazendo à tona nomes marcantes do cinema, da música e do feminismo.

Um dos destaques do espetáculo é o bloco “Ela Resiste”, que revisita a história de Anne Frank por meio da dança contemporânea. O objetivo do E.V.A. é também evocar figuras como Frida Kahlo e Anita Garibaldi, convidando o público a reconhecer e refletir sobre a trajetória feminina.

O diretor e roteirista da produção, Matheus Costa, CEO do Swag Dance Studio, explica a inspiração por trás do tema:

“Venho de uma família majoritariamente feminina e hoje, com um estúdio composto por 95% de mulheres, observo de perto a força e a resiliência das mulheres. O Dança Swag deste ano nasceu desse lugar: de fazer uma grande homenagem a tudo que as mulheres enfrentaram e conquistaram, transformando o palco em um espelho que reflete o poder e a história feminina.”

Serviço:

Espetáculo: Dança Swag 2025 | E.V.A – Ela Vibra Arte

Data e horário: Sábado, 20 de dezembro de 2025, às 19h (abertura às 18h)

Local: Anfiteatro Padre Werner (Unisinos), Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo/RS

Ingressos: Disponíveis no TicketCenter, sem taxa administrativa. Opção de Ingresso Solidário mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Compre aqui https://www.eticketcenter.com.br/eventos/danca/danca-swag-2025-eva-ela-vibra-arte/20-12/19-00/

Continuar a ler

Cultura

Guajuviras recebe hoje sessão gratuita do CineSolar, cinema movido a energia solar

Redação

Publicado

em

O bairro Guajuviras, em Canoas, recebe nesta terça-feira, 2, a 9ª edição do CineSolar, primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar. A partir das 18h30, a Praça da Contel será palco de exibições de curtas ambientais e do filme nacional Saneamento Básico, o Filme. A programação é aberta ao público, com distribuição de pipoca e recursos de acessibilidade.

O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio da CPFL RGE e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Idealizado para ampliar o acesso à cultura e promover a educação ambiental, o CineSolar utiliza um furgão adaptado com placas fotovoltaicas que abastecem toda a estrutura do cinema, incluindo som, projeção, iluminação, cadeiras e tela. O veículo também funciona como uma estação itinerante de ciência, arte e tecnologia, com elementos interativos que explicam a transformação da luz solar em energia elétrica.

O circuito 2025 passou por 35 cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul entre outubro e dezembro, tendo Canoas como ponto final da rota. As sessões incluem curtas que apresentam aspectos da cultura chinesa.

Em alguns municípios, o projeto também promove a oficina on-line Oficinema Solar, voltada à sensibilização ambiental e à introdução de técnicas audiovisuais em stop motion. Em Canoas, a atividade foi realizada com estudantes da EMEF Guajuviras, que produziram um curta exibido na programação noturna.

Para o Instituto CPFL, parceiro da iniciativa, o projeto reforça o compromisso com ações culturais acessíveis e alinhadas à sustentabilidade. “As atividades democratizam o acesso à cultura e despertam a consciência para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma a head do instituto, Daniela Ortolani Pagotto.

PROGRAMAÇÃO – Canoas/RS

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Terça-feira (02/12)

Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens

19h30 – 2ª sessão: ‘Saneamento Básico, o Filme’

Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Praça da Contel – Rua YY, s/n – Guajuviras – Canoas/RS

Local em caso de chuva: Hangar Cultural Oli Borges – Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques