Comunidade
Mais enxuto, Canoas Jazz terá apenas duas atrações este ano
Em sua sexta edição, festival abandona parque e vai para o Salão de Atos do La Salle
Diferente de suas últimas edições, realizadas no Capão do Corvo, o festival Canoas Jazz terá em 2016 uma edição reduzida. Em vez do grandioso palco a céu aberto no parque repleto de atrações, o evento ocorrerá no Salão de Atos Unilasalle, com apenas duas atrações no dia 27 de novembro, às 19 horas.
O festival recebe este ano o trombonista norte-americano Delfeayo Marsalis e o acordeonista suíço Olivier Forel. O primeiro é nascido em uma das mais tradicionais e influentes famílias musicais de New Orleans, o clã Marsalis. É considerado um dos “top” trombonistas, compositores e produtores de jazz da atualidade. Em 2014, lançou o disco “The Last Southern Gentlemen”, gravado ao lado do pai, Ellis Marsalis.
O suíço Olivier Forel, por sua vez, já gravou com o violonista gaúcho Felipe Azevedo, e parcerias com nomes como Cláudio Levitan, Fabrício Carpinejar e Richard Serraria, vem mostrar seu recente trabalho, o álbum “Buenos SuissAires”, cujo show estreou em fevereiro de 2016 no Théâtre du Pommier, em Neuchatel, Suíça. O lançamento foi na quarta-feira, 23, na Casa de Artes Villa Mimosa.
Contraste
Aos que acompanham o evento, há um grande contraste em comparação com os anos anteriores. Desde 2011 realizado no Capão do Corvo, foram mais de 30 nomes no primeiro ano, com apresentações inclusive nas estações de trem. No ano seguinte, uma reduzida foi perceptível. Mesmo assim, o quinteto de Dave Holland foi o grande nome, mas acompanhado de duas noites de atrações.
Em 2013, 14 atrações de peso se apresentaram no parque: Egberto Gismonti, Joyce Moreno, Sandro Albert e o norte-americano Ravi Coltrane. O ano seguinte seguiu o mesmo ritmo. O americano Stanley Jordan, um gigante do Jazz, se fez presente não só para se apresentar, mas também para ministrar um workshop. Em dois dias, mais uma dezena de convidados. No ano passado, mais uma demonstração de força. Dois dias, o sexteto argentino Escalandrum e o escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo tocando sax. Este ano, porém, o evento ocorre em uma noite apenas, com dois músicos e em lugar fechado.
Motivo da redução
O jornal O Timoneiro questionou a Prefeitura a respeito dos motivos da redução do evento em 2016. Em nota, a administração municipal respondeu: “Mesmo com as visíveis dificuldades financeiras que todas as administrações municipais estão passando, o Canoas Jazz está sendo mantido em 2016, ainda que em menor tamanho, mas preservando a qualidade e excelência das atrações, com o trombonista norte-americano Delfeayo Marsalis e o acordeonista suíço Olivier Forel. Por redução de custos de logística, infraestrutura e operacionalização, optou-se por um espaço menor, também de qualidade e, sobretudo, com infraestrutura já disponível”. Nossa equipe de reportagem também perguntou o custo do evento deste ano e dos anos anteriores. A administração municipal revelou que o investimento previsto para a realização do Canoas Jazz 2016 é de R$ 190 mil, com recursos obtidos através de patrocínios, por meio das leis de incentivo à cultura. No entanto, não informou quais foram os custos dos anos anteriores e apenas indicou que eles podem ser encontrados no Portal da Transparência ou solicitados conforme a Lei de Acesso à Informação.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual