Comunidade
Prefeito Jairo Jorge sai do PT e ruma para o PDT
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), se desfiliou do Partido dos Trabalhadores nesta quarta-feira, 16, após 32 anos de militância. Ele se pronunciou através de uma carta em sua conta no Facebok, onde justifica a saída. “Deveríamos receber com humildade o recado das urnas. A população nos reprovou, com derrotas em cidades onde sempre tivemos excelentes resultados”, diz ele que teve a sua candidata, Beth Colombo (PRB), derrotada por Luiz Carlos Busato (PTB) no último pleito.
Para Jairo, o PT não conseguiu se reinventar. “Os erros dos dirigentes do PT deveriam ter sido alvo de uma profunda autocrítica do partido, fato que não ocorreu, por exemplo, no 5º Congresso realizado em Salvador em junho de 2015. Ao invés de fazer o novo de novo, de construir novos métodos de escolha de seus dirigentes, de elaborar de forma colaborativa um novo programa e de uma nova agenda para a nação, a maioria optou por manter tudo como estava e controlar a máquina partidária, prenúncio da derrota eleitoral e política de 2016”. Segundo o próprio prefeito, ele é filiado ao partido desde 1984 e disputou sete eleições pela sigla.
Os rumores são de que o chefe do Executivo deve ir para o PDT, partido que tem três vereadores na cidade: Dário, que foi reeleito para 2017, Dr. Ronchetti e Dr. Walmor. Na próxima legislatura, contará com Quinho e Marcio Freitas. Ao jornal Zero Hora, o presidente estadual do PDT, Pompeo de Mattos, já ostentava o nome de Jairo para ser candidato do partido ao governo do estado.
LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA
Carta ao Partido dos Trabalhadores
Há 40 anos quando comecei a fazer política, o Brasil vivia uma ditadura, hoje temos uma democracia plena e madura. Nos seus 36 anos de história o PT teve uma contribuição decisiva na revolução democrática e social que ocorreu no Brasil. Um partido que nasceu de baixo para cima, colocando os trabalhadores como protagonistas da política.
Filiado desde 1984, disputei sete eleições pelo PT, sendo a primeira em 15 de novembro de 1985, como prefeito de Canoas, há exatos 31 anos quando fui o candidato mais jovem de todo o Brasil. Também concorri a deputado estadual em 1986. Em 1988, elegi-me vereador em Canoas com 3.147 votos, sendo o mais votado da cidade e de todo o interior do Estado pelo partido. Em 1990 e 2006, novamente concorri a deputado estadual.
De 2003 a 2006, tive a oportunidade de ser Secretário Executivo da Secretaria Especial do Conselhão na Presidência da República e de ocupar funções importantes no Ministério da Educação como Chefe de Gabinete, Secretário Executivo Adjunto e Secretário Executivo, onde pude contribuir na construção e execução de projetos estratégicos como PROUNI, Prova Brasil, Escola de Fábrica, Projeto Presença e Fundeb.
Em 2008 fui eleito prefeito de Canoas e reeleito em 2012 com a sexta maior votação entre as maiores cidades brasileiras. Tornamos nossa gestão referência em democracia participativa no Rio Grande, no Brasil e no mundo. Uma administração que inovou na saúde, educação, cultura, segurança e nas políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos. Uma gestão empreendedora que gerou oportunidades, renda, emprego e fortaleceu a economia solidária. Tenho certeza de que nestes oito anos de administração honrei a história do partido, não estando em nenhum momento na contramão do projeto partidário de desenvolvimento.
Os governos dos Presidentes Lula e Dilma colocaram em prática projetos, programas e iniciativas que transformaram a nação. O PROUNI, FUNDEB, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos e Bolsa Família, entre tantos outros, ajudaram a reduzir as desigualdades e construir um Brasil mais plural, democrático, heterogêneo e inclusivo. Tive a honra de participar do primeiro governo do Presidente Lula e testemunhar a liderança, coragem e determinação deste grande brasileiro.
Deveríamos receber com humildade o recado das urnas. A população nos reprovou, com derrotas em cidades onde sempre tivemos excelentes resultados. Vivemos tempos de radicalização na cena política, mas o caminho da superação não passa pela simples volta ao passado. Só uma ressignificação da imagem e do ideário da esquerda, somente o reencantamento do povo, com uma política de novo tipo poderá recompor a nossa base social e possibilitar novamente um diálogo com os setores médios da sociedade.
Os erros dos dirigentes do PT deveriam ter sido alvo de uma profunda autocrítica do partido, fato que não ocorreu, por exemplo, no 5º Congresso realizado em Salvador em junho de 2015. Ao invés de fazer o novo de novo, de construir novos métodos de escolha de seus dirigentes, de elaborar de forma colaborativa um novo programa e de uma nova agenda para a nação, a maioria optou por manter tudo como estava e controlar a máquina partidária, prenúncio da derrota eleitoral e política de 2016.
O partido deveria abrir-se para colher a opinião dos milhões de brasileiros que ainda o projetam como uma alternativa de esquerda. Não é suficiente manter a estrutura partidária restrita apenas às tendências, é preciso criar estruturas horizontais de interação, plataformas de participação para milhões e não para centenas. O PT nasceu para ser um partido de massas e não somente de quadros.
Reconheço os esforços da Direção Estadual para mudar o partido diante da convocação do 6º Congresso. O PT do Rio Grande do Sul tem em Tarso Genro, Olívio Dutra e Raul Pont um patrimônio moral e ético. No entanto, sabemos que as forças que desejam a mudança do partido são hoje minoritárias na direção nacional.
Quero comunicar a direção partidária que estou encaminhando meu pedido de desfiliação à Justiça Eleitoral. Decidi sair do PT por dois motivos: primeiro, porque considero que minha capacidade de interferência no âmbito partidário está esgotada; segundo, por entender que os encaminhamentos que estão sendo dados não levarão a uma efetiva renovação do partido.
Saio agora, depois de concluso o processo eleitoral e no momento que estou findando meu mandato como prefeito reeleito pelo PT. Sair antes poderia trazer prejuízos ainda maiores ao partido nas eleições de 2016 e à luta pela manutenção do mandato da Presidente Dilma Roussef, eleita democraticamente pela vontade popular de 54 milhões de brasileiros.
Neste momento não estou ingressando em nenhum partido. Mantenho minhas convicções como um militante de esquerda que acredita na justiça social, na democracia, na liberdade e na igualdade de oportunidades.
Tenho certeza que os ideais de democracia e justiça retomarão seu lugar na vontade popular e que as forças, setores, organizações e personalidades que representam esta visão de mundo estarão unidos na mesma trincheira, como já estiveram na luta contra a ditadura, pela anistia, pelas diretas já, pela constituinte e, mais recentemente, contra o golpe na Presidenta Dilma.
Esse é um ato individual e o faço respeitosamente, pois sempre guardarei admiração e gratidão ao partido e a militância petista, generosa e lutadora, que dentre tantas alegrias me elegeu prefeito de Canoas.
Desejo que o PT recupere a capacidade de luta que lhe deu origem e agradeço o apoio e a confiança de todos com quem tive a honra de militar nos últimos 32 anos. Para mim encerra-se um ciclo de participação partidária, mas estaremos do mesmo lado na luta democrática e pela reconstrução da esquerda no Rio Grande e no Brasil.
Jairo Jorge
16 de novembro de 2016
Comunidade
Restaurante Popular serve ceia de Natal para 400 pessoas em situação de vulnerabilidade, em Canoas

Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nesta quarta-feira, 24 uma ceia de Natal destinada a cerca de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação ocorre em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).
O atendimento será realizado no Restaurante Popular, localizado na Avenida Boqueirão, nº 2781, no bairro Estância Velha. A partir das 11h30, o espaço estará aberto ao público, com a ceia sendo servida das 12h às 13h30.
A refeição será oferecida em formato de buffet, com os alimentos preparados no próprio local conforme a demanda, garantindo reposição contínua durante todo o período de atendimento. O cardápio inclui arroz branco, arroz à grega, feijão, frango assado, massa, aipim com farofa e saladas mistas.
Todo o custo do almoço será assumido pela CUFA, enquanto a produção das refeições contará com o trabalho conjunto das equipes da Central Única das Favelas e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além do consumo no local, os participantes também poderão levar as refeições para casa.
A iniciativa integra as ações de fim de ano do município e tem como objetivo garantir um Natal mais digno e solidário às pessoas que mais precisam.
Comunidade
Novo Restaurante Popular começa a funcionar no bairro Mathias Velho, em Canoas

Canoas passou a contar, a partir de segunda-feira, 22, com um novo Restaurante Popular voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A nova unidade está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, nº 3.462, no bairro Mathias Velho, e tem capacidade para servir 200 refeições gratuitas por dia.
O espaço funcionará de segunda-feira a sábado, das 11h30 às 13h30. O atendimento ocorre por ordem de chegada. No local, os usuários realizam a atualização do cadastro, recebem uma ficha e, em seguida, são encaminhados para o almoço. A partir da próxima semana, o restaurante poderá acomodar até 120 pessoas almoçando simultaneamente.
Esta é a segunda unidade do serviço implantada no município. Canoas já conta com um Restaurante Popular em funcionamento na Avenida Boqueirão, nº 2.781, no bairro Estância Velha, que também serve cerca de 200 almoços diários, no mesmo horário.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, da deputada estadual Eliana Bayer, além de secretários municipais, vereadores e moradores da comunidade.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância do serviço.
“A fome não pode esperar. Um restaurante popular é mais do que uma política pública de alimentação; é um compromisso com a dignidade humana, garantindo acesso diário a uma refeição saudável e de qualidade para quem mais precisa”, afirmou.
O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou que a ampliação do serviço já estava prevista no plano de governo.
“Estamos ampliando um serviço essencial. Este projeto fazia parte do nosso plano e aguardávamos com expectativa pela inauguração”, declarou.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, foram investidos R$ 100 mil na reforma do espaço, com recursos vinculados da pasta, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, uma emenda parlamentar da deputada estadual Eliana Bayer possibilitou a contratação de cozinheiras e auxiliares de cozinha.
A contratação da mão de obra tem a parceria da Cufa, que será a responsável, também, por executar e entregar as marmitas.
“Mais que proporcionar refeição de qualidade, vamos garantir dignidade e acolhimento às pessoas que mais precisam”, comenta Freitas.
Conforme ele, a gestão do espaço será compartilhada entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Moradora do bairro Mathias Velho, a dona de casa Rodnéia da Silva, 46 anos, elogiou a iniciativa.
“É um excelente projeto. Vou poder buscar a comida para mim e para minha mãe, que é cadeirante, sem precisar trazê-la até aqui. Uma refeição de qualidade e gratuita faz muita diferença no nosso dia a dia”, afirmou.
Comunidade
Canoas destina R$ 2 milhões para construção do novo CRAS do Guajuviras

O município de Canoas anunciou a destinação de R$ 2 milhões para a construção do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Guajuviras. O investimento tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento social prestado à população, com foco em crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade.
Dos recursos previstos, R$ 750 mil são provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, outros R$ 750 mil do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e R$ 500 mil correspondem a financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A nova estrutura permitirá ampliar a capacidade de atendimento e facilitar o acesso da comunidade aos serviços socioassistenciais.
O prefeito Airton Souza destacou que a obra representa cuidado direto com quem mais precisa.
“A construção do novo CRAS do Guajuviras é um passo muito importante para cuidar das pessoas que mais precisam. Estamos falando de um investimento que fortalece a rede de proteção social, amplia o atendimento às famílias, às crianças, aos adolescentes e aos idosos e garante mais dignidade para quem vive no bairro”, afirmou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, ressaltou o papel do CRAS como porta de entrada das políticas sociais e a importância da parceria entre Estado e município.
“Canoas dá hoje um pontapé inicial para a construção do CRAS do Guajuviras. O CRAS é um equipamento de acolhimento, é a porta de entrada da política de desenvolvimento social. Esse investimento impacta diretamente no cuidado, na proteção e no acolhimento da comunidade”, afirmou.
Já o secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, disse que a construção do CRAS é uma demanda antiga da comunidade e que a nova estrutura vai qualificar o atendimento no bairro.
“Essa é uma solicitação de muitos anos. Com a construção do prédio próprio, teremos mais qualidade no atendimento e um tratamento digno para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explicou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Lucinei Hanaver, destacou o papel dos conselhos na construção das políticas públicas.
“Os conselhos caminham de mãos dadas com a administração pública. Ter equipamentos adequados é fundamental para atender de forma digna idosos, crianças e famílias em vulnerabilidade. O CRAS do Guajuviras será um espaço que fará diferença real na vida das pessoas”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Giorgia dos Santos, reforçou a importância da atuação integrada entre município, conselhos e Estado.
“O COMDICA é parceiro nessa iniciativa porque pensamos na crescente demanda das crianças, adolescentes e suas famílias. Precisamos atuar como rede, enquanto município, para garantir uma vida melhor às crianças e adolescentes canoenses”, destacou.

Oportunidade1 semana atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Geral1 semana atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Serviços1 semana atrásCentros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Geral1 semana atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região

Saúde1 semana atrásIPE Saúde e OAB/RS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

Política7 dias atrásCanoas apresenta programa Acelera Canoas e sanciona lei que cria o Dia S

Segurança1 semana atrásCanoas prorroga prazo para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas até domingo, 21

Transporte3 dias atrásPasse Livre em Canoas é prorrogado até fevereiro de 2026






















































