Comunidade
Neste ano, AES Sul já realizou 15 mil podas
Moradores do bairro Harmonia reclamam da ausência de serviço
Por Marcelo Grisa
@marcelogrisa
A AES Sul revelou, no final do mês passado, que já realizou, apenas em Canoas, quase 15 mil podas de árvores que estariam interferindo na rede elétrica. O investimento, de cerca de R$ 550 mil, teria o objetivo de manter a estrutura da vegetação e não comprometer a infraestrutura da cidade.
Infelizmente, esse trabalho, por vezes, é ineficiente, e continua permitindo interferências da vegetação na rede elétrica. O corretor de imóveis Gerson Santos, por exemplo, enfrenta interferências e interrupções indesejadas de energia: a árvore de seu quintal, que é a maior da Rua Fernão de Magalhães, no bairro Harmonia, balança de forma violenta em dias de vento forte. “É só dar um vento mais forte que já bate no fio”, explica. A AES Sul já havia feito a poda no local, mas segundo o morador, apesar de seu pedido de um corte mais severo para evitar o transtorno, nada foi feito. “Eles vêm e só cortam à volta do fio. O resto nem adianta falar”, relata.
Nem bombeiros dão conta
O correto seria o cidadão realizar também pedidos à Prefeitura. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado para realizar a poda. Mesmo assim, nada foi feito também em uma rua próxima, a Machado de Assis. Na casa de Tereza Souza, uma figueira nativa enrosca-se nos fios da rua e os que levam energia à casa da idosa e de seus inquilinos. “Quando tem chuva, começa a queimar os galhos com as faíscas. Fica perigoso”, lembra.
Após ter a negativa do trabalho pela AES Sul (já que a empresa não pode lidar com vegetação nativa), o prefeito esteve em sua casa, ainda em 2013, prometeu soluções. “Até o Jairo [Jorge] veio aqui olhar, e não fizeram nada”, aponta Tereza. Apesar dos Bombeiros terem vindo à sua residência à época, a poda foi insuficiente. Após algumas semanas, o problema retornou.
A árvore, inclusive, também compromete a estrutura dos muros, com rachaduras e levantamento do piso do quintal. Ela teme que ela e as pessoas para quem aluga a casa ao lado tenham dificuldades maiores, já que a figueira está junto da grade externa do terreno. “Queria pelo menos que cortassem os galhos que ameaçam os fios e a casa. É um perigo”, preocupa-se. Segundo Tereza, sua filha tem tentado diversos trâmites junto à Prefeitura nos últimos três anos – todos sem sucesso.
Recurso mal utilizado
Ainda no bairro Harmonia, a rua José Maia Filho abriga a sede da Henerge – Empresa de Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda. Ela é uma das empresas terceirizadas que atua junto à AES Sul realizando o trabalho de corte de galhos que ameaçam a fiação elétrica externa.
Entretanto, apesar da entrada e saída diária de caminhões do local, os vizinhos próximos alegam que ela nunca realiza o trabalho nas redondezas. “Minha casa é na frente deles e eles nunca vêm aqui. Ninguém da AES Sul poda aqui nessa parte da rua tem anos”, avisa a moradora Dagmar Regina de Souza Dutra.
Ela e os vizinhos precisam contar com a poda feita pelas empresas de telefonia fixa e móvel, quando estas precisam instalar e retirar fios, ou mesmo realizar o trabalho por conta, à margem da lei. “Eu não chego a precisar seguido, mas muita gente chama aí quando ninguém vê, pra cuidar com a multa”, explica. Segundo Dagmar, o seu único medo é justamente em relação à segurança dos familiares que moram em sua casa. “De vez em quando dá um barulho de choque dali, como se dois fios desencapados encostassem um no outro”, descreve.
A Prefeitura de Canoas informa que a responsabilidade pela poda no município é da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). Os serviços de corte podem ser feitos pela própria Secretaria, pela Henerge e pela AES Sul. As solicitações podem ser feitas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo número 0800-5101234.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
Comunidade
Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.
Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.
Jaqueline dos Passos
Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.
Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em 2016.
A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.
Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.
- Enchente 2024 Canoas6 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade5 dias atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Economia6 dias atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Cultura5 dias atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Geral1 semana atrás
Marcelo Matias é eleito presidente do Simers para o triênio 25/27
- Estado5 dias atrás
Programa Partiu Futuro Reconstrução dá boas-vindas a jovens de Canoas
- Geral1 semana atrás
Câmara de Canoas presta homenagem aos 187 anos da Brigada Militar em Grande Expediente
- Meio Ambiente1 semana atrás
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta e produção promissora