Comunidade
A Sétima Arte Até Agora
O Timoneiro relembra a trajetória e evolução das salas de cinemas da cidade
Por Marcelo Grisa
@marcelogrisa
Canoas tem uma certa tradição com a Sétima Arte. Além do envolvimento de eventuais canoenses na produção audiovisual brasileira, as projeções de cinema tiveram e têm papel importante no desenvolvimento cultural da cidade.
Isso ocorre desde as primeiras décadas do século XX, quando a cidade era somente um distrito de Gravataí. Ernesto Wittrock pode ser considerado o seu precursor: ele, até a metade das década de 1910, animava festas com projeções ambulantes de filmes mudos curtos. Em 1916, o projetor de Ernesto é instalado no salão de bailes de Santini Longoni. Além de dar a chance de um público maior conhecer a mídia, as pessoas divertiam-se com as brincadeiras promovidas por Wittrock, que inclusive passava filmes ao contrário apenas para ver a reação das pessoas. Infelizmente, em 1920, um incêndio destroi o sobrado, acabando com as atividades.
Cine Porcello
As sessões no sobrado dos Longoni duraram até 1918, quando então a maior atração cinematográfica de Canoas tornou-se o Cine Porcello, inaugurado pouco tempo antes. As atividades culturais de Vicente Cláudio Porcello, que já tinha a sua farmácia em local próximo, ocorriam onde hoje é localizada a Galeria Via Porcello, próximo à passarela da Estação Canoas da Trensurb. Ali passavam as comédias de Charles Chaplin e Buster Keaton, além dos primeiros dramas mudos. Como os filmes eram mudos, havia acompanhamento musical.
Rivalidade: Porcello x Central
O rival do Cine Porcello, que ficava do outro lado da linha férrea, era o Cine Central, fundado por Arthur Pereira de Vargas. A disputa entre Porcello e Vargas era acirrada: eles não se falaram desde que os cinemas começaram a disputar clientela até pelo menos o fechamento do primeiro, na década de 1930, com o advento do cinema falado.
O grande prédio de madeira tinha 400 lugares, e assim como na concorrência, funcionava nas matinês de domingo, quando os proprietários esperavam que todos os frequentadores costumeiros chegassem, para só então ativar o projetor. Às vezes era necessário mandar funcionários à casa de pessoas que não avisavam que iriam ausentar-se.
O Cine Central também atuou na vida política canoense: era um dos apoiadores e anunciantes de O Canoense, jornal criado em 1937 e que tinha como principal bandeira a conscientização sobre a emancipação de Canoas, que ocorreu em 1939. No ano seguinte, a festa de comemoração de posse do primeiro prefeito da cidade, Edgar Braga da Fontoura, ocorreu em frente ao estabelecimento.
Em 1941, o Cine Central passa a ser propriedade de Leopoldino de Castro Matos. Em 1948, chega inclusive a funcionar o Clube do Cinema de Canoas, que tem suas reuniões no local.

Cinema Central: 1941. Posse do prefeito Edgar Fontoura. Foto: reprodução/anatomia de uma cidade, de Antônio Jesus Pfeil
Dos anos 50 ao domínio
Em 1950, é inaugurado o Cine Teatro São Luiz. Idealizado pelas famílias Busato e Capoani, a casa de espetáculos veio com a ideia de abrigar de filmes à todo tipo de apresentação cultural.
As atividades do antigo Cinema Central cessaram apenas em 1954, ano em que as duas famílias também inaugurariam o Cine Rex. A Companhia Busato & Capoani faria Canoas correr atrás de Porto Alegre, que já chegara a ter 40 salas de cinema na primeira metade do século XX. Vieram em seguida o Cine Niterói, o Cine Rio Branco e o Cine Vitória, que duraram até a metade da década de 1970.
Anos 80 até hoje
Nos anos 80, o negócio de cinemas na cidade parecia em declínio. Chegou-se a inovar em 1984 com o Novo Cine São Luiz, na mesma Av. Getúlio Vargas, sem sucesso. A partir de então, o único cinema da cidade passam a ser as três salas do Multicine, instalado no Conjunto Comercial Canoas em 1981 pelo idealizador do local, Johannes Engel.
O Multicine era pioneiro no Brasil tanto em instalação de múltiplas salas de cinema quanto na instalação delas dentro da estrutura de um shopping center. A tendência, que viria a ser adotada em todo o Brasil, vinha da Europa. Em 1997, meses antes da inauguração do Canoas Shopping, os três projetores se apagariam para não mais voltar.
A cidade permaneceria sem salas de cinema até 2001, quando o Cinemark Canoas estreou com outro recorde – o de 11 espaços em simultâneo, tornando-se o maior multicinema da América Latina à época. Devido à baixa rentabilidade, quatro delas foram fechadas em anos seguintes, mas as outras sete permanecem.
A concorrência entre cinemas, pela primeira vez em mais de três décadas, deve voltar a acontecer nos próximos anos. O ParkShopping Canoas, do grupo Barra, está sendo construído em amplo terreno da Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, e deverá contar com um multicine. A empresa que se instalará no novo empreendimento será a UCI, que tem salas em 12 cidades brasileiras, incluindo capitais do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, além de Curutiba, na Região Sul do Brasil. Ainda não foram informados detalhes sobre a operação da empresa no ParkShopping.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
- Política1 semana atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Canoas5 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade7 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Economia1 semana atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Educação1 semana atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Canoas1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Saúde1 semana atrás
Estado abre seleção para municípios aderirem a programa que oferece atendimento em saúde mental