Comunidade
Eleições de Canoas têm coligações encaminhadas
Partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar convenções e decidir o quadro final no pleito.

São os pré-candidatos: Beth Colombo e Mário Cardoso (PRB-PT); Busato e Airton Souza (PTB-PP); Felipe Martini e Roberto Feijó (PSDB-DEM); e Paulo Sérgio (PSOL).
Por Bruno Lara
@bruno_lds
As movimentações começaram para as eleições municipais de 2016, mas até a realização das convenções partidárias nada está definido. O período para a realização dos encontros foi alterado com a nova legislação, aprovada em 2015, que determinou que eles devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. É nela que os partidos aprovam as coligações e os apoios para candidatos, além de homologarem as candidaturas.
PRB otimista
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) segue otimista para o pleito. O partido programa sua convenção para o dia 31 de julho, quando deverá ocorrer no Colégio La Salle Niterói, e homologar a candidatura da vice-prefeita Beth Colombo. Há uma ala do Partido Progressista que saiu da base com o apoio do diretório estadual. Porém, em contrapartida, a coalizão tomou de Busato o PTN e o PHS. Atualmente são os 14 partidos da base: PRB, PT, PP (segundo o Diretório Municipal), PPS, PSB, PCdoB, PTN, Solidariedade, PRÓS, PHS, PDT, PV, PSD e PTC.
Segundo o presidente do PRB, Leonardo Kowaleu, o cenário é positivo. “Nós estamos vendo um cenário com 192 pré-candidatos na coligação e 192 pré-candidatos muito empolgados e interessados em uma campanha da participação popular. A expectativa é essa, junto de uma votação bastante expressiva para a nossa candidata”, afirma. Para ele, será uma “campanha inédita”. “Precisa ter bastante criatividade para trabalhar”, complementa.
PTB na crescente
O presidente da comissão que está à frente do PTB, Luis Roberto Steinmetz, acredita em uma crescente nas pesquisas. “Nós estamos vendo muito positivamente (o cenário). Iniciamos com o PMDB como o primeiro partido nessa nossa caminhada e hoje já estamos com 12 partidos, sendo que o último, que foi muito importante, o PP, vai nos dar o vice inclusive, o que mostra a força da nossa candidatura”, pontuou. “A gente quer ir subindo e não crescer rapidamente. Queremos um crescimento sustentável, aos poucos” revela. A convenção da base deve ser no dia 31 de julho, na Câmara de Vereadores. A chapa é composta por PTB, PMDB, PEN, PR, PMN, PRP, PTdoB, PRTB, PSC, PSDC e PP (segundo o Diretório Estadual).
Fator PP
A última notícia que movimentou a política local foi a troca de lado do Partido Progressista (PP), que apoiava na íntegra Beth Colombo (PRB), para apoiar o pré-candidato do PTB, Luis Carlos Busato. A informação foi confirmada por aquele que deve ser o candidato a vice na chapa, na tarde da segunda-feira, 18, logo após uma reunião do diretório estadual da sigla que, por 67 votos a nove, optou por passar por cima do que decidiu o diretório municipal, dirigido pelo marido de Beth Colombo, Francisco Biasus. A informação é combatida por aqueles que estão do outro lado na disputa. Interlocutores ligados à candidatura de Beth afirmam que o PP fica. Francisco Biasus, presidente do PP no município, não atendeu às chamadas da equipe.
PSOL solitário
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tem como presidente e pré-candido ao Executivo Paulo Sérgio. Com convenção marcada para o dia 31, às 9 horas, na Câmara de Canoas. O mesmo encontra-se sem partidos coligados. Em sua opinião, será “uma eleição muito diferenciada. Vai ser muito difícil os candidatos encantarem os eleitores. As redes sociais serão um fator importante tanto em mobilização quanto em informação”, opina.
PSDB e DEM
O presidente do Democratas, Roberto Feijó, garante que o partido está inclinado a aceitar ser vice de Felipe Martini (PSDB). Com convenção agendada para o dia 5 de agosto, das 7h30min às 12h30min, o DEM pretende também outros apoios. “Por enquanto, estamos firmados, Martini Prefeito e Feijó Vice. Estamos aguardando definição da Rede Sustentabilidade, que está definindo o seu caminho”, apontou.
O presidente do PSDB, Felipe Martini, garante que a convenção será no dia 5 de agosto, na sede do partido. O cenário político, porém, não o agrada. “Eu estou vendo muito mal (o cenário), com muito nojo, mas com a esperança de que a política é o melhor instrumento para melhorar a cidade. Partidos e pessoas que ontem eram governo e hoje não são mais, isso é fazer politicagem da conveniência, do oportunismo e a sociedade busca há muito tempo algo a mais”, critica.
Rede em debate
A Rede Sustentabilidade se reuniu informalmente com os pré-candidatos para ouvir suas propostas. Busato foi na quinta-feira, 14, e anteriormente, na quarta-feira, 6, Felipe Martini. Roberto Feijó e Paulo Sérgio foram ouvidos por lideranças ainda antes. A única exigência era não coligar com Beth Colombo, muito em função do seu vice ser Mário Cardoso, do Partido dos Trabalhadores. A posição do seu porta-voz, Násser Muhd, é que vai decidir se deve coligar com algum pré-candidato ou se terá candidatura própria. Isso será decidido na convenção, que ocorre no dia 3 de agosto, na sede do partido. Até lá, seguem apenas debates.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
- Política4 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Transporte1 semana atrás
Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028
- Educação4 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade3 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Saúde1 semana atrás
Emenda impositiva destina R$ 426,8 mil para a reconstrução do HPSC