Comunidade
Centenário de nascimento de Sezefredo Azambuja Vieira
Se ainda vivesse, o ex-prefeito teria chegado ao seu centenário no último dia 18 de julho.
Por Émerson Vasconcelos
@emerson_rs
A pesquisa recente que nossa equipe de reportagem realizou para a produção do caderno especial de 50 anos de OT, que será veiculado na próxima semana, se deu em grande parte na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva. A busca por informações neste espaço só é possível porque ele foi criado pela Lei n° 592, de 22 de agosto de 1959, durante a gestão do prefeito Sezefredo Azambuja Vieira. Aliás, qualquer pessoa que visite a biblioteca percebe que no mesmo prédio funciona o Arquivo Público Municipal, que é batizado com o mesmo nome do fundador da biblioteca.
Sezefredo, que teria completado 100 anos de idade no último dia 18, foi um dos mais importantes prefeitos de Canoas e teve uma vida pública marcada pela luta em prol da cidade que adotou como sua. Reconhecido como uma grande personalidade do Município, em 1994, a Prefeitura homenageou seu legado com a publicação do livro “Perfis Canoenses 1 – Sezefredo Azambuja Vieira”. Logo na abertura, a publicação define a sua importância: “Dr. Sezefredo, durante sua vida , foi uma pessoa preocupada com os aspectos de urbanização e humanização de nossa cidade. Além de suas atividades como advogado, administrador público e político, também marcou passagem pela história de Canoas, identificando-se com entidades histórico-culturais, como o Arquivo Histórico e Museu do Município, cujo acervo contribuiu para enriquecer”.
Origem
Natural de São Francisco de Assis, Sezefredo nasceu no dia 18 de julho de 1916, foi o segundo dos cinco filhos do casal Anatalício Domingues Fortes Vieira e Firmina Azambuja Vieira. Desde muito cedo se mostrou brilhante nos estudos. Aos 13 anos ingressou como aluno interno no Ginásio Estadual Santa Maria, na cidade de mesmo nome. Aos 18 anos, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Porto Alegre, hoje Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em setembro de 1939, já membro ativista do Partido Integralista, foi perseguido e preso pelo governo do Estado Novo de Getúlio Vargas. Ficou detido até março de 1940. Após os meses de prisão, retomou os estudos e formou-se na faculdade em 1941. Logo depois, foi novamente preso, contraiu tuberculose e perdeu um pulmão. Mesmo assim, conseguiu se recuperar e voltar a trabalhar.
Chegada na cidade
Já atuando na área jurídica e nesta época membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sezefredo mudou-se para a recém emancipada Canoas. A partir de então, exerceu uma forte atividade como advogado na cidade.
Esposa e filhos
Em 1946, casou-se com Zeferina Resende Vieira e teve três filhos, Cláudio, Flávio e Ana Lúcia. Zeferina muito tentou que o marido não ingressasse na política, por considerá-lo uma pessoa muito sensível. No entanto, de nada adiantou, ele aparentemente havia nascido para aquele caminho.
Atuação política
Candidato a deputado estadual pelo Partido da Representação Popular (PRP) em 1947, ficou como suplente até 1950, quando ingressou no cargo. Nesta época, fez um marcante discurso na Assembleia Legislativa, em defesa de Canoas, a cidade que já havia adotado como sua. Definiu, nesta fala, com um de seus vários discursos memoráveis, a cidade como: “o desaguadouro dos excessos demográficos da Capital do Estado”. Em 1957 candidatou-se à Prefeitura, mas não chegou ao cargo. No entanto, no pleito seguinte, conseguiu se tornar o prefeito, tendo Hugo Simões Lagranha como seu vice. O mandato durou de 1956 a 1959.
No período como prefeito, Sezefredo remodelou o cenário da cidade. Abriu novas ruas, construiu praças, deu atenção às vilas operárias e atraiu novas indústrias. Na área cultural demonstrava preocupação constante e elaborou um ensaio político-administrativo com o objetivo de estimular e consolidar o espírito comunitário na sociedade canoense. Após o mandato de prefeito, foi ainda vereador por dois anos, eleito em 1959 com 1.080 votos, como o segundo vereador mais votado do pleito. Renunciou ao mandato quando teve negado um pedido de reunião para apurar uma denúncia de estelionato que teria sido praticado por um colega de Câmara.
Faleceu em 2 de fevereiro de 1993, deixando saudades em familiares, amigos e em toda a sociedade canoense.
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
- Educação1 semana atrás
Ir. Paulo Fossatti e reitores de universidades comunitárias do RS cobram lei de regulamentação em Brasília
- Saúde5 dias atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival: A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social
- Saúde5 dias atrás
Nova sede da Unidade de Saúde Prata é entregue à população no bairro Fátima
- Saúde5 dias atrás
UPA Geraldo Gilberto Ludwig, no bairro Niterói, volta a funcionar 24h
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
Granpal agracia prefeito Jairo Jorge com troféu por atuação nas enchentes
- Geral1 semana atrás
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul