Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Pior quadrimestre em 35 anos, avalia Sindicato dos Comerciários

Avatar

Publicado

em

Centro da cidade continua com os tão indesejados fios. Foto: Bruno Lara/OT

Calçadão de Canoas concentra boa parte do comércio da cidade. Foto: Bruno Lara/arquivo-OT

O Sindicato dos Comerciários de Canoas e Nova Santa Rita (Sindec) apontou, na última semana, que ao menos mil demissões foram registradas no setor apenas nos quatro primeiros meses. Porém, o número pode ser ainda maior, pois apenas aqueles com mais de um ano de contrato passam pelo sindicato para o desligamento.

A situação, segundo o presidente do Sindec, Antônio Felini, alterou a dinâmica do sindicato a partir da necessidade de um grande número de desligamentos. “Nós tínhamos, a cada meia hora, uma rescisão. Tivemos de mudar a nossa agenda e fazer a cada cinco minutos, ou nossa agenda acabaria em julho”, aponta. “Em todos esses 35 anos que eu estou no sindicato, eu nunca vi uma recessão igual a essa. Estão cortando e não estão repondo. Os salários maiores estão sofrendo maior retaliação”, afirma.

O motivo dessa crise, acredita ele, é a falta de dinheiro das pessoas devido a falta de empregos. “A estabilidade do governo. Nós temos dois governos. Um interino e outro paralelo que não sabe se vai sair. Se voltar muda toda a política econômica do país. As pessoas não estão mais comprando 10, 15, 20 vezes, estão comprando três vezes por não saber como estará a situação daqui há três meses”, pontua.

Empreendedor na crise

Já Itamar Tadeu, presidente do Sindilojas Canoas, acredita que o fechamento de algumas empresas é o maior motivo para o grande número de demissões. Embora deposite a esperança de dias melhores no novo shopping, que está sendo construído no bairro Marechal Rondon, próximo ao Capão do Corvo, ele ressalta que há preocupação no setor.

“Existe uma preocupação muito grande e agente estava esperando um impacto imediato com a saída da Dilma, mas nós não estamos sentindo essa segurança, essa mudança. Nesse primeiro momento é difícil tu retomar a tua economia, a tua loja, o teu estabelecimento. Por isso está ainda ocorrendo algumas demissões, principalmente das que estão há mais de um ano e que tem que ir ao sindicato fazer a homologação”, pontua.

A procupação de ambos os sindicatos é que o número pode ser muito maior do que os registros mostram em função dos colaboradores que tem menos de um ano. “A Lei diz que pode fazer o pagamento na sua própria empresa. Com certeza tem mais algumas pessoas que estão sendo demitidas e que não se confere pelo sindicato a saída delas”, acredita Tadeu.

Indústria parcela

Seguindo a lógica do Governo do Estado, a indústria canoense, segundo Tadeu, também tem parcelado o salário de seus funcionários. “Estão fazendo o pagamento de seus salários em duas ou três vez, pois não estão conseguindo fazer o pagamento até o quinto dia útil. Mas indústria, comércio não é tanto porque são pequenas as quantidades de colaboradores”, pondera.

Segurança

Para o presidente do Sindilojas, a segurança é um dos fatores que resulta no fechamento de algumas lojas. “O que também preocupa agente é o fechamento de algumas lojas. A gente deve lembrar que hoje a gente tem um problema grave em nosso município, que já melhorou muito, que é a falta de segurança. Isso nos deixa muito preocupados. O pequeno comércio, que tem dificuldade para se manter, ainda enfrenta isso”, opina. “O primeiro a sofrer é o nosso funcionário”, conclui.

Mas o sindicato patronal acredita que com a saída da presidente da república, Dilma Rousseff (PT), a situação deve melhorar. “Nós estamos otimistas. Queremos que dentro de dois meses, fazendo essas mudanças que o presidente está fazendo, algumas coisas bem interessantes e outras nem tão interessantes. Não nos agrada, mas alguém tem que ser peitudo, alguém tem que fazer a mudança. E nós temos que apostar que alguém vai fazer a mudança”, acredita afirmando que tudo se resolve a partir da credibilidade do Governo Federal, embora garanta que a luta será contra a criação de novos impostos. “Não podemos aceitar qualquer tipo de imposto novo. A CPMF não vai retornar, pelo menos pela nossa briga. Para que ela continue enterrada”, pontua.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm